Brasil

O que fazer em Monte Verde no inverno!

O que fazer em Monte Verde no inverno!

 

Não é segredo para ninguém que eu sou apaixonada por esse lugar e que é um dos meus cantinhos favoritos aqui no Brasil. Para quem mora em São Paulo, Minas Gerais ou Rio de Janeiro, Monte Verde é um dos destinos “must go” mais fofos que temos. Localizado em Camanducaia em Minas, fica no meio da Serra da Mantiqueira e é durante o ano todo, as temperaturas são mais baixas, especialmente no inverno que às vezes ficam abaixo de zero. Não é usual os termômetros baterem 0 graus. Então, a alta temporada de Monte Verde já começou e eles estão preparados para receberem todos vocês.

Como durante o inverno todo mundo fica mais preguiçoso, não vou falar para vocês fazerem alguma trilha ou atividade ao ar livre. Deixe isso para o verão (hahahaha sério). Mas, caso alguém queira fazer isso, não é pecado e as trilhas estão abertas o ano todo. São fáceis e as vistas são lindas quando as nuvens não estão bailando por lá. Se estiver ventando muito, a sensação térmica será mais baixa, portanto agasalhe-se bem.

O que não falta em Monte Verde é opção boa para se hospedar e para comer. Quer coisa mais gostosa do que isso para curtir o inverno agarradinho a quem a gente ama? Se inventaram algo melhor, eu desconheço. Então é isso que vou fazer aqui. Dar todas as melhores dicas (aquelas nota 10 sempre em todos os quesitos) para você comer bem, beber bem e se acomodar bem em Monte Verde. Anota tudo!

Hospedagens

– Kuriuwa Hotel

Um dos melhores hotéis de Monte Verde e com certeza, um dos melhores que eu já conheci. Separado por moradas, elas estão espalhadas por todo o terreno cercado de natureza. É como se você tivesse uma casa sua dentro da Serra. É maravilhoso. Eles também têm SPA e um café da manhã incrível.

Rua do Bosque, 309. Monte Verde.

– Pousada Morada das Nuvens

Fica afastada do centrinho de Monte Verde, mas a altitude realmente agrada. Não é nas nuvens, mas fica alta a suficiente para vermos uma bela vista da Serra e também para vermos um belo pôr do sol. Cama quentinha, tem quarto com hidro com essa vista e um dos melhores cafés da manhã da vida, cheio de frutas frescas e outros mimos.

Rua da Mantiqueira, 21. Monte Verde.

– Pousada Carícia do Vento

Fica perto do centro (dá para ir a pé numa boa), mas ao mesmo tempo, fica no meio da natureza e é silenciosa. Tem piscina linda com vista, mas a sensação da área ao ar livre é a jacuzzi que fica bem quentinha, é só pedir. Tem quartos mais simples, quartos com hidro e também chalés super master que servem para datas especiais para os casais apaixonados.

Rua Parelha, 128. Monte Verde.

– Fazenda Hotel Itapuá

Realmente é uma fazenda, com tudo que se tem direito. Dá para fazer passeios a cavalo, café da manhã com coisas feitas em fogão à lenha (incluindo bolos com gostinho de vovó e pães de queijo super mineiros), cama quentinha, os melhores travesseiros da vida e quarto quentinho para a gente tomar um vinho embaixo das cobertas. Quer mais? Pôr do sol lindo visto da varanda do nosso quarto. Foi demais.

Estrada de Monte Verde, 3km. Monte Verde.

– Pousada Cantinho das Estrelas

Essa pousada fica mais distante de Monte Verde, na estrada para chegar até lá. Cerca de 8km de distância. A parte boa é que o celular não pega e estamos bem no meio da natureza mesmo. Pássaros cantando são os únicos sons que escutamos. Escolha os chalés (sempre os chalés) porque a diferença de valor é pequena, mas esses são muito mais lindos que os quartos.

Rodovia Dep. Agostinho Patrus, 9km. Monte Verde.

Para comer e beber

– Villa Donna Bistrô

Para mim, não só o melhor restaurante da cidade como um dos meus favoritos da vida (e olha que eu já rodei pelo mundo hein?!) Pratos criativos e muito bem executados pela Chef Sônia (que mora no meu cuore), mas com toda a cara de Minas, com ingredientes regionais escolhidos a dedo (literalmente) para que a obra prima seja feita. Todo o clima de romance que sua viagem precisa e esse restaurante será a cereja do bolo.

Rua Rolinha, 33. Monte Verde.

– Wine not?

É novo no pedaço, mas já chegou botando para quebrar. Tem aquelas máquinas de vinho onde podemos escolher qual vinho queremos e qual a quantidade. Ao contrário da Mistral Verde (que falarei abaixo), lá eles servem pratos e não somente petiscos. Com um cardápio mais enxuto, mas com pratos deliciosos e muito bem feitos. Vale a pena conhecer. Um Winebar de primeira qualidade.

Avenida Monte Verde, 693. Monte Verde.

– Mistral Verde

Outro winebar em Monte Verde (na verdade, o primeiro). Mas também é uma loja de vinhos que podemos escolher e levar para casa, ou beber ali ou beber no Villa Donna. Os sommeliers da casa sabem tudo de vinho, então “perca” muito tempo conversando sobre isso com eles e saia de lá entendendo muito mais. Lá também tem aquelas mesmas máquinas que citei acima. Prove todos os vinhos.

Rua Rolinha, 35. Monte Verde.

– Arsenal da Cerveja

Para os amantes das boas cervejas, esse é o lugar em Monte Verde. Vale muito a pena conhecer e provar vários rótulos também. A lista é extensa, tem cerveja de todas as partes do mundo (mesmo aqui em SP é difícil achar uma variedade tão alta). Eles trabalham com alguns petiscos também, para harmonizar com as cervejas.

Avenida Monte Verde, 858. Monte Verde.

– Chocolates Montanhês

Os melhores chocolates da cidade, sem sombra de dúvidas. Chocolate com frio combina muuuitoo! Quando estiver por lá, não deixe de provar o brownie da Mônica que é sensacional, mas os chocolates quentes também fazem sucesso, principalmente aquele com um monte de chantilly por cima. Coma e beba tudo sem dó, depois você corre pra academia (hahaha). São ótimos chocolates artesanais.

Avenida Monte Verde, 969. Monte Verde.

– A Casa do Fondue

Esse não poderia estar fora da lista. Nada melhor do que comer um belo fondue com vinho no frio que faz em Monte Verde e a Casa do Fondue é o melhor lugar para isso. Fondue de queijo, carne e dos doces, tudo muito bem feito e ótima carta de vinhos para os amantes da enologia. Para obrigatória quando estiver pela região.

Rua Rolinha, 50. Monte Verde.

– Café Bistrô

Aqui você vai encontrar o melhor do rock em Monte Verde. Todas as vezes que fui, tinha uma banda tocando muito bem e tocando músicas maravilhosas para quem ama rock. Não pensei em pop rock, é rock clássico e hard de verdade. Uma delícia. E lá também tem drinks e comidinhas, entre pratos com influência italiana e petiscos de bar. Vale a pena. Ah, eles também têm boas cervejas.

Avenida Monte Verde, 1000. Monte Verde.

– Villa Amarela

Aqui encontramos um restaurante meio bar com drinks e boa carta de cerveja. Atrai os mais jovens e durante o final de semana vira um dos points de encontro na cidade. Podemos encontrar exemplos da gastronomia mineira e pratos variados, mas todos muito bem elaborados e deliciosos.

Avenida da Fazenda, 10. Monte Verde.

– Restaurante O Caipira

Para quem gosta de comida mineira, mais precisamente, a caipira, esse é o lugar. Até o cardápio é escrito do jeitinho que o caipira fala. Carne de lata, leitão pururuca e todos os clássicos da gastronomia mineira caipira estão por lá. Vale muito a pena conhecer e um conselho, vá no almoço para poder comer bastante!

Avenida das Montanhas, 1160. Monte Verde.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*