Listas

Monte Verde x Campos do Jordão

Pois bem! Gosto de ser polêmica e talvez muita gente vai me condenar por esse artigo, mas resolvi dar minha cara a tapa e comparar essas duas cidades que são as mais visitadas da região da Serra da Mantiqueira. Lembrando que são minhas opiniões e percepções de ambas cidades. Separei por quesitos, como se fosse uma apuração de escola de samba (NOOOOTAAA… hahahahaha). Quero muito ler os comentários de vocês!
– Chocolates
Ambas possuem a minha loja favorita de chocolates, a Montanhês. Aquele tipo de loja que vale a pena enfrentar uma fila (como acontece em dias de feriado) para tomar um chocolate quente ou comer um brownie. De resto, ambas possuem boas lojas de chocolate. Acredito que seria um empate.
– Hotéis
Ambas cidades possuem excelentes hotéis, desde os mais luxuosos (como o Toriba em Campos e o Kuriuwa em Monte Verde), como pousadas fofas (como a Gialla em Campos e a Carícia do Vento em Monte Verde) e hospedagens com valores mais em conta. Também existem bons Air B&B. Mas acredito que Campos ganhe, pois alguns dos hotéis mais luxuosos do país estão por lá. A proposta de Monte Verde é diferente.
– Atividades ao ar livre
Monte Verde ganha disparado. Ambas cidades possuem trilhas para fazermos, mas Monte Verde tem mais e o acesso à elas é melhor e mais fácil. A mais famosa de Campos é apenas a trilha da Pedra do Baú. Monte Verde tem várias. Mas nas duas cidades podemos encontrar cachoeiras e parques lindos para visitarmos.

– Estrutura da cidade para comportar os turistas
Campos tem estrutura para receber mais turistas do que Monte, mas estou falando na questão de “número de quartos em hotéis”. Campos tem mais hotéis do que Monte Verde, mas a estrutura da cidade em si, Campos é maior. Monte Verde comporta menos turistas mas á é mais organizado. Campos é uma loucura e em dias de feriado fica difícil conseguir achar um lugar vazio para curtir o clima.
– Restaurantes
Eu ainda não encontrei um restaurante em Campos que fosse do jeito que eu gosto. Sabe… aqueles restaurantes pequenos (ou não), onde encontramos alguns dos pratos da vida, que marcam a viagem. Parece que tudo em Campos é bem artificial. Em qualidade de comida, gosto do Baden Baden (mas é uma comida sem alma, sabe?!), mas conseguir uma mesa lá em alta temporada é quase impossível. Já em Monte Verde, existe um dos meus restaurantes favoritos de todos do mundo todo (o Villa Donna Bistrô) e muitos outros maravilhosos. Então, nem preciso dizer quem ganha… Monte Verde dá de 10 a 0.
– Vida Noturna
Difícil comparar as duas nesse quesito porque Monte Verde tem uma proposta diferente de Campos do Jordão. A cidade mineira é mais para casais, família e não tem muitas opções de vida noturna. Mas Campos, tem festas que duram até o amanhecer, pois os turistas que vão para lá, estão atrás de balada. Principalmente na temporada de inverno. Campos ganha.

– Amabilidade dos locais de cada cidade
Viajei mais para Campos do que para Monte Verde. Não conheço uma pessoa nativa de Campos. Mas conheço várias de Monte Verde que são pessoas extremamente especiais. Aí penso que as pessoas de Monte Verde são mais amáveis que as de Campos. Monte Verde ganha!
– Paisagens naturais
Empate, óbvio. As duas cidades estão localizadas na região da Serra da Mantiqueira, então a paisagem de ambas cidades é bem parecida. Mas ainda acho que Monte Verde tem mais natureza para oferecer.

– Tipos de turistas que costumam visitar as cidades
Um dos motivos pelo qual me faz não curtir muito Campos do Jordão. A cidade sempre está cheia de pessoas metidas (desculpa falar isso, mas vocês sabem que é verdade), onde cada um parece disputar com o outro para saber quem chama mais atenção. Homens e mulheres. Isso não vemos em Monte Verde (eu não me lembro de ter visto esse desfile de moda chato pelas ruas de Monte Verde), que recebe turistas diferentes, como casais apaixonados querendo namorar no clima serrano e famílias que querem aproveitar os dias atividades.

– Estrada para chegar até elas
Monte Verde e Campos do Jordão ficam a mais ou menos 2h30m de São Paulo. Mas por estradas diferentes. Para chegar em Monte Verde, antigamente tínhamos que enfrentar vários quilômetros de estrada de terra, mas hoje está tudo asfaltado. Para chegar em Campos vamos pela rodovia Ayrton Senna, que é uma das melhores do Brasil. Mas em nenhuma existe dificuldade, apenas quando tem excesso de carros na serra. Empate.
– Quanto se gasta para passar o final de semana
Há! Aqui temos um grande porém! Campos é mais cara que Monte Verde. Em tudo. Desde os restaurantes, bares, passando pelas atividades e terminando nos hotéis. Muito mais caro. Os hotéis mais caros de Campos, são realmente muito mais caros que os mais caros de Monte Verde. Se não quiser gastar tanto, Campos não é o lugar certo para você.

Enfim, vale a pena conhecer as duas cidades. Cada uma tem sua identidade, por mais que muita gente ache que são iguais. Não! São totalmente diferentes. Qual eu mais gosto? Sem dúvidas… Monte Verde. Porque a cidade é linda e cheia de coisas bacanas para fazer, sem precisar se firmar com requinte, as pessoas não precisam mostrar que podem esbanjar. Ao contrário de Campos. Sorry quem gosta muito de Campos. Eu gosto também, mas sempre me senti um peixe fora d’água quando vou para lá.

E você? Qual cidade mais gosta? Vamos discutir!!! Mas sem mimimi, hein?! =D

One response to “Monte Verde x Campos do Jordão

  1. amei
    estou escolhendo lugar para mudar moro em campinas, aposento em julho e estou preparando mudança
    acho que prefiro monte verde
    diferença
    monte verde é distrito , arrecadação fica em camanducaia
    a arrecadação de campos fica lá mesmo, é mais rica
    todavia, em monte verde, moradores e empresários fazem calçamentos e benfeitorias públicas
    obrigada

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*