Rocktrip

Curiosidades sobre a banda Led Zeppelin

Curiosidades sobre a banda Led Zeppelin

 

Minha banda favorita no mundo (juntinho com The Doors) é essa. Led Zeppelin. A banda de rock que revolucionou tudo, que nasceu em 1968 e de longe, uma das melhores bandas de rock da história (nem preciso dizer que para mim é sim a melhor, e para meu namorado também hehehehe). Robert Plant, Jimmy Page, John Paul Jones e John Bonham criaram o Led Zeppelin em Londres, na Inglaterra, numa época onde o rock borbulhava de tantos artistas maravilhosos. A banda existiu de 1968 à 1980 (acabou porque John Bonham faleceu), mas houveram outras reuniões. Infelizmente, não existe a possibilidade da banda voltar a se reunir.

 

Eles misturavam rock psicodélico com hard, heavy, um pouco de folk e até mesmo o blues. Como todas as bandas, existem histórias, curiosidades e fatos que todo mundo adora saber. Listei um monte delas para contar a vocês hoje. Leia essa matéria escutando qualquer disco da banda e faça um favor a você mesmo. Escute pelo menos uma música do Led Zeppelin todos os dias. Sua qualidade de vida aumentará com certeza. <3

– Você sabia que o Led Zeppelin foi a primeira banda a usar lasers em seus shows? Pois é.

– Como mencionei ali em cima, a banda realmente não achava possível continuar após a morte acidental de Jonh Bonham (ele morreu sufocado pelo próprio vômito após ingerir aproximadamente 40 doses de vodka em apenas algumas horas). Então, no dia 04 de dezembro de 1980, o Led Zeppelin declarou oficialmente o fim da banda.

– Ainda falando sobre o Bonham, durante a introdução da música “Since I’ve Been Loving You” é fácil perceber que o pedal dele dá uma chiada. Aliás, essa música é deliciosamente maravilhosa!

– Ainda falando sobre o Bonham… O filho dele tocou na bateria durante o show de homenagem a banda alguns anos atrás. Foi ao Tributo em Honra do Led Zeppelin (onde vários artistas cantaram os maiores sucessos da banda). E também tocou no último show da banda, em 2007.

– A música “Black Dog” tem esse nome em homenagem a um cachorrinho preto que ficava entrando no estúdio durante as gravações do disco Led Zeppelin IV, o mesmo disco que tem o maior clássico da banda, “Stairway to Heaven” e também “Rock and Roll”. Aliás, esse disco é considerado um dos melhores discos de rock de toda a história. Temos em vinil (na nossa coleção de discos aqui em casa) e em CD (que roubei do meu irmão para escutar no carro hahahaha).

– Entrando no assunto de sons que aparecem em músicas, temos a “The Ocean” onde um telefone toca aos 1:37 da música. E na música “Black Country Woman” o som e um avião que sobrevoava por onde eles estavam também não foi removido. É possível ouvir Plant dizendo “No, leave it in”, durante a introdução da música.

– Dizem que a música Stairway to Heaven tem várias mensagens satânicas. Pra variar, esse povo inventa demais, mas dizem que ao ouvir a música ao contrário, a frase mais comum de ser ouvida é a “Here’s tom y sweet satan”. A música é tão linda, pra que escutar ao contrário? E sei lá, eu acho nada a ver com nada essas histórias de mensagens ocultas em músicas.

– Quando eram jovens, Robert Plant e John Bonham aprontavam algumas peripécias. C0omo roubar gasolina dos carros estacionados em estradas que ficavam perto de Birmingham, na Inglaterra, para vender e terem dinheiro para irem aos shows.

– Um dos filhos de Robert Plant, morreu quando ele tinha apenas 5 anos de idade, em decorrência de uma infecção de estômago. O resultado dessa dor, é a música “All My Love”. Que é simplesmente a minha música favorita entre todas as músicas que existem. Nada mais lindo e perfeito que essa canção.

– A música Kashmir começou a ser composta durante uma viagem da banda ao Marrocos. A música é longa, Jimmy disse que a viagem também foi, com estradas curvas e sem fim. Além de toda a influência marroquina na composição da música, incluindo o título. Há alguns anos Plant viajou novamente ao Marrocos para relembrar essa viagem que eles haviam feito com toda a banda. Viagem que marcou muito justamente pela criação desse clássico do Led Zeppelin.

– O projeto da banda foi realmente criado pelo maravilhoso guitarrista Jimmy Page, mas o nome da banda foi escolhido por Keith Moon, o baterista da banda The Who (outra banda incrível). Ideia que saiu de um dos encontros entre Jimmy e Keith, no estúdio que eles costumavam ensaiar. Jimmy também produziu todos os discos da banda.

– Você sabia que a banda evitava ao máximo se apresentar em programas de TV? E sabe por quê? Para incentivar as pessoas a irem assistir aos shows da banda. Eles sempre diziam “Quer ver o Led Zeppelin tocar? Então vá a algum de nossos shows!”

– “Stairway to Heaven” é a música mais pedida na história das rádios dos Estados Unidos. Incrível! Na década de 70 as linhas se congestionavam de tanta gente pedindo a música para ser tocada. E os compositores, Robert Plant no caso, não tem muita noção do que quis dizer com a letra da música. Pra variar, os caras estavam bem loucos e nem se deram conta do que haviam criado.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*