Roteiros

Carnaval relax em Visconde de Mauá, RJ

Carnaval relax em Visconde de Mauá, RJ

 

Quem me conhece sabe que eu fujo correndo de carnaval e principalmente, dos estilos musicais que fazem tanto sucesso nessa época do ano. Axé, funk, sertanejo, pagode, etc, não entram nas minhas playlists. Ainda bem que o Ale compartilha desse pensamento. Então, decidimos viajar para um lugar tranquilo nesse feriado de carnaval. O destino escolhido foi a fofa região de Visconde de Mauá, ao sul do estado do Rio de Janeiro.

Não poderíamos ter escolhido um destino melhor. Fomos com um casal de amigos e a viagem foi demais. Demos sorte por não ter encontrado trânsito nem na ida e nem na volta. Levamos pouco mais de 4h para chegar até lá, pela Dutra e uma serra que leva até as cidades da região de Itatiaia. A serra é bem extensa e demoramos uma hora só nela, devido às curvas e buracos pela pista. Uma pena perceber que até aquela estrada está abandonada pelo poder público.

Ficamos hospedados em uma pousada no meio do mato, literalmente. Não funcionava nem o celular e mal tinha wifi. Não consegui mostrar muita coisa no Instagram, mas foi bom desconectar um pouco por alguns dias. A pousada que ficamos se chama Um Lugar de Mato Verde. É fofa e tem um valor bom, mas gaste um pouco mais e fique no chalé. Muito melhor que os quartos.  A estrutura da pousada é bacana, tem até um restaurante delícia de risotos lá.

Gostei do fato de ter várias coisas para fazer lá. Na pousada, na região e nas cidades. É um contato tão puro com a natureza, que é impossível não relaxar e não se apaixonar por tudo lá. Pássaros cantando, grilos fazendo barulho, cheiro de mato, flores coloridas por todos os lugares… Adorei conhecer tudo isso.

O lugar é perfeito para quem quer fugir da bagunça. Não escutamos nada que nos desagradasse, muito pelo contrário. O povo de Visconde de Mauá e região tem muito bom gosto musical. Vários bares de rock, bandas tocando ao vivo só coisa boa. Foi muito bom ter essa tranquilidade.

Obviamente, Visconde de Mauá tem um apelo natural, devido às suas belezas naturais que nos encantam. Portanto, a região é ótima para casais descontraídos e até famílias com crianças pequenas. Mas saiba que as crianças acabam não aproveitando tanto porque alguns passeios são bem complicados. Horas de trilha íngreme e a possibilidade de chover a qualquer momento. Not nice for the kids.

Até comentei com o Ale, que as lojas de artesanato de lá são melhores que as de praia. Uma arte mais linda que a outra. Arte de verdade, feita por artistas. Tudo nas cidades é lindo e tudo está no seu devido lugar. Nada de violência e nada de febre amarela!

Vou escrever outros artigos contando sobre as cachoeiras que visitamos e também sobre a rota gastronômica da região que vale a pena ser explorada s degustada (hummmm). Por enquanto, o que quero dizer é: se você procura descansar e ter contato com a natureza, Visconde de Mauá é o lugar certo.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*