Restaurantes

Zel Café, em São Paulo

Zel Café, em São Paulo

 

Outro dia fui conhecer mais um cantinho aqui de São Paulo que me deixou maravilhada. Se trata de um café/restaurante lindo que está localizado em um casarão da década de 30, ali no bairro do Jardim Paulista. Ele foi restaurado e colocaram muitas árvores e jardins lindos ao seu redor. Há mais de 60 anos ali naquele complexo, funciona a Fundação Instituto de Física Teórica, um planetário (que deve abrir suas portar em breve) e um prédio com várias salar comerciais. Mas o mais importante mesmo, é a casa que fica logo na frente de tudo isso. É aquele casarão típico paulistano. É onde está localizado o Zel Café.

O casarão é tombado como patrimônio histórico, então para aqueles que gostam de ver de perto essas coisas, só isso já vale a pena. E na parte de baixo do casarão, também funciona uma livraria. Não sei vocês, mas eu acho que café e livros combinam demais. A família que criou o Zel Café possui uma história muito longa e familiar com o campo e eles conseguiram trazer essa atmosfera do campo para dentro do casarão. Almoçar ou jantar por ali é uma experiência única, pois dá para contar nos dedos os locais aqui em São Paulo que possuem essa identidade tão forte com o campo.

Sabe o mais bacana? O café que eles usam lá vem das fazendas de café da própria família. Sim, eles são produtores de café e é um café maravilhoso! Você pode pedir para beber lá, mas não deixe de escolher alguns para levar para casa e continuar saboreando essa delícia. Eles possuem um cuidado absurdo com os grãos, desde a hora de colher até a hora que eles vão para a embalagem. São grãos uniformes, que passam por processos de torra bem corretos, para resultar em aromas maravilhosos e sabores únicos. Vale a pena experimentar para aqueles que são apaixonados por café. Além do café, eles também criam cavalos. Tudo a ver com o campo, não é?!

Lá no Zel Café, eles possuem diversas maneiras para bebermos o café. Ristretto, espresso, espresso duplo, macchiato, cappuccino, latte, café latte caramelo, mocha, café gelado, frappé de café… Enfim, uma infinidade de bebidas que podemos tomar com café. Todas feitas com o Zel Café mesmo. Para os amantes de café, fica a dica de onde podem tomar bons cafés e ainda curtir um clima de pausa no tempo em plena São Paulo.

Agora vamos começar falando sobre a parte que todo mundo quer saber mesmo. Gastronomia! O que comer e beber no Zel Café? Bom, é bem fácil. Sabe por quê? Lá no cardápio só tem opções deliciosas, então qualquer coisa que você pedir, será incrível. Começando pela carta de vinhos deles. Se eles são criteriosos com os grãos de café, são criteriosos em tudo, para manter a qualidade. Ótimos rótulos formam a carta de vinhos deles e fiquei bem na dúvida sobre o que beber. Mas acabei optando por uma taça de branco Chardonnay argentino e outra taça de um maravilhoso Malbec também argentino que eu gosto muito. Ambos da vinícola Catena Zapata.

Para comer, você escolhe o horário e tipo de refeição que deseja ter. Pode ser no café da manha, para saborear os pães, bagel, cereais, omeletes, ovos mexidos, tapioca, iogurtes, etc. Além dos sucos naturais que combinam muito bem com um café da manhã saudável. Pode ir também com os amigos e compartilhar os pratos, como camembert empanado servido com torradas, burrata com tomate confit, ou até o mix de pães com azeite e manteiga de manjericão (huummm).

Ou pode ir para almoçar e jantar. Existem muitas opções deliciosas para a gente atacar e devorar tudo. O chef do Zel Café se chama Shaun Dowling e é da Nova Zelândia. Ele está caprichando nos pratos por lá. Eu pedi um prato chamado Steak Frites com mignon e molho rôti. Veio acompanhado de uma saladinha também. Não sei vocês, mas eu não preciso de mais nada quando tenho um prato como esse na minha frente. Sério, estava muito bom. Carne no ponto certo que eu pedi, a salada fresquinha e batata frita sequinha. Tudo em equilíbrio. Uma delícia.

O Alê ficou no prato clássico que por ele, também comeria isso todos os dias. Risoto de parmesão com filé mignon. Dei umas garfadas no risoto dele e estava delicioso também. Eles possuem muitos outros pratos como massas, carré de cordeiro, pratos com frutos do mar, etc. Basta escolher o tipo de comida que está com vontade de comer e pronto. Tenho certeza (mas sem dúvida alguma) que seu prato virá fantástico, assim como os nossos vieram. Não tenha dúvidas. Pode pedir tranquilo.

Se estiver na vibe de comer um sanduíche ou algo mais natural, eles possuem essas opções também. Basta das uma olhada no balcão e correr pro abraço. Para finalizar, escolhemos uma das sobremesas que o Zel Café tem no cardápio. Ficamos no Pudim de leite com gengibre e caramelo, que estava uma delícia. Porém, já ficamos com vontade de provar o resto. Cheesecake, Caramel Brownie com flor de sal, tiramissú, etc. É bom para termos motivo para voltar mais vezes ao Zel Café.

Resumindo. O Zel Café é um lugar agradável, que está localizado em uma região linda e tranquila de São Paulo (o que convenhamos, é bem de encontrar), em um casarão que nos transporta há muitos anos atrás, para que a gente vivencie isso também. Foi demais conhecer o Zel Café, saborear o café, os pratos, conhecer mais da história de uma família que deixou sua marca com o café. Recomendo com muitas estrelinhas e acho que qualquer pessoa que decida ir até lá, vai passar momentos maravilhosos e com certeza, ficará com vontade de voltar mais vezes. É como se estivéssemos na casa da vó, no campo.

Zel Café

Rua Pamplona, 145. Jardim Paulista. São Paulo.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*