Vinhos: rótulos que são bons e cabem no seu bolso
Muita gente acaba me pedindo dicas sobre vinhos que são bons e que ao mesmo tempo, cabem no nosso bolso. Confesso que não é tão simples assim fazer essa lista, porque o valor do vinho está proporcionalmente ligado ao gasto que a vinícola teve para produzir esse vinho. Vinhos mais caros, são melhores em qualidade e tem um poder de guarda (o tempo que o vinho pode ficar guardado na adega em boas condições e evoluir na garrafa, se tornando mais complexo) mais alto. Mas nem por isso, significa que é impossível encontrar bons vinhos com valores mais acessíveis. Pensando nisso, separei por valores e mesclei todos os tipos de vinhos. Nessa lista você vai encontrar espumantes, vinhos brancos, rosés e tintos. Espero que gostem e bora beber um bom vinho sem gastar fábulas!
Vinhos entre 40 e 60 reais
– Alfredo Roca Syrah e/ou Malbec
Ambas uvas são ótimas opções para os vinhos dessa vinícola. Tanto o Syrah, quanto o Malbec, têm personalidade e são de ótima qualidade. O Syrah tem aquele aroma de pimenta negra que a gente ama e o Malbec, não falta chocolate. Ambos bem frutados, perfeitos para um jantar com boas carnes ou até um risoto.
Produtor: Vinícola Alfredo Roca, em Mendoza. Argentina.
Valor: em média 50 reais.
Onde encontrar: www.winestore.com.br
– Corbelli Pinot Grigio
Um vinho branco italiano produzido com a uva Pinot Grigio, que é bem tradicional na Itália. Ele tem aromas de frutas amarelas e um fundo cítrico, sendo muito fresco. Uma dica de harmonização bacana para esse vinho branco seco, é um risoto de alcachofra. Delicia!
Produtor: Vinícola Castellani, na Sicília. Itália.
Valor: em média 55 reais.
Onde encontrar: www.winestore.com.br
– Fran Blend Tinto
Esse é um vinho que vale a pena experimentar, por ser produzido em uma vinícola ótima que é a Nieto Senetiner e por ser um blend de várias uvas. Vamos encontrar Cabernet Sauvignon, Bonarda e Syrah. Fica bem interessante para degustar. O custo benefício está muito bom.
Produtor: Vinícola Nieto Senetiner, em Mendoza. Argentina.
Valor: em média 50 reais.
Onde encontrar: www.winestore.com.br
– Pata Negra Oro
Um vinho 100% da uva Tempranillo com uma cor rubi bem intensa e linda. Tem boa acidez, corpo leve e bem fresco na boca. Bem frutado e com toques de madeira. Bom para aqueles pratos de carne mais leve.
Produtor: Vinícola Pata Negra, em Valdepeñas. Espanha.
Valor: em média 45 reais.
Onde encontrar: www.winestore.com.br
– Porta 6
Um vinho português que é produzido na região de Lisboa. É produzido com as uvas Tinta Roriz, Castelão e Touriga Nacional. É um vinho honesto que precisa ser bebido jovem. Tem aromas de frutas negras e boa acidez, com bom corpo.
Produtor: Vidigal Wines, em Lisboa. Portugal.
Valor: em média 45 reais.
Onde encontrar: facilmente em mercados como St. Marché.
– Espumante Casa Perini Rosé
O melhor vinho que o Brasil produz é o espumante. Os melhores estão espalhados em algumas vinícolas na região das Serras Gaúchas. Os espumantes da Casa Perini são bons e honestos pelo preço que eles custam. Esse tem boa persistência, aromas de frutas vermelhas e muito fresco.
Produtor: Vinícola Casa Perini, em Farroupilha. Brasil.
Valor: média de 40 reais.
Onde encontrar: facilmente em mercados como St. Marché e Pão de Açúcar.
Vinhos entre 60 e 80 reais
– Believe in Rosé
Eu amo vinho rosé. Esse é 50% Malbec e 50% Pinot Noir. Produzido pela excelente Nieto Senetiner, no Vale do Uco, que é a melhor região vinícola de Mendoza, já podemos esperar um bom vinho. Delicioso aroma de frutas vermelhas leves e florais. Muito fresco! Perfeito para aquele risoto de camarões que a gente ama.
Produtor: Vinícola Nieto Senetiner, em Mendoza. Argentina.
Valor: média de 65 reais.
Onde encontrar: www.winestore.com.br
– Messias Verde
Eu particularmente gosto muito de vinho verde. Ele sempre tem uma boa acidez e harmoniza com muitas coisas gostosas de comer. Essa vinícola fica na melhor região produtora de vinho verde em Portugal, por isso ele tem boa qualidade. Ele é bem fresco e tem uma cor linda.
Produtor: Vinícola Messias, em Monção e Melgaço. Portugal.
Valor: em média 60 reais.
Onde encontrar: www.winestore.com.br
– Ciconia
Um vinho português que encontrei quando estava em Lisboa ano passado e fiquei feliz por ter encontrado aqui em São Paulo também. É produzido com duas uvas que eu adoro, Syrah e Aragonês (que é como a Tempranillo se chama no Alentejo), além da Touriga Nacional. Bom corpo, boa acidez. Excelente custo benefício.
Produtor: Vinícola Ciconia, no Alentejo. Portugal.
Valor: média de 60 reais.
Onde encontrar: encontrei no Sam’s Club, mas depois não encontrei mais. Procure em sites.
– Espumante Veuve du Vernay Brut
É um blend com várias uvas, entre elas o Chardonnay. É produzido na França, tem seu corpo leve e é bem fresco. Sua perlage é fina e longa. No nariz ele tem aromas de frutas brancas e um leve floral delicioso. Perfeito para aqueles dias mais ensolarados.
Produtor: Vinícola Veuve du Vernay, na Borgonha. França.
Valor: em média 75 reais.
Onde encontrar: www.winestore.com.br
Vinhos entre 80 e 100 reais
– Luccarelli Primitivo
Essa uva é interessante e tradicional da Itália. Tem aromas de frutas negras e um toque de alecrim bem gostoso ao final. Tem boa acidez e taninos macios. Fica perfeito com um belo prato de massa com molho de tomate.
Produtor: Vinícola Luccarelli, em Puglia. Itália.
Valor: em média 85 reais.
Onde encontrar: www.winestore.com.br
– La Linda Malbec
Sou suspeita para falar desse vinho, pois tudo que essa vinícola, a Luigi Bosca, produz, eu sou fã. Esse vinho é o de entrada deles, então podemos esperar um excelente vinho com um valor honesto. Vale muito a pena experimentar. Um Malbec clássico argentino.
Produtor: Vinícola Luigi Bosca, em Mendoza. Argentina.
Valor: na faixa dos 85 reais.
Onde encontrar: facilmente em mercados como o St. Marché ou Sam’s Club.
– Jas des Vignes
Eu amo demais os vinhos rosés da região de Provence, na França. Na verdade, são os meus rosés favoritos. Esse rosé tem aromas deliciosos de morango e leves florais, bem fresco na boca e persistência ótima, além de ter um bom corpo. Ele fica perfeito com pratos com frutos do mar e gastronomia japonesa.
Produtor: Vinícola Ravoire&Fils, em Provence. França.
Valor: em média 90 reais.
Onde encontrar: www.winestore.com.br
– Álamos Malbec
Outro vinho de entrada de outra vinícola tradicional na Argentina, mas dessa vez estou falando sobre a Catena Zapata. Ao beber esse vinho, podemos ter uma noção do que é beber um Catena. Um clássico e com qualidade altíssima, com preço bom. Coloque já na sua lista.
Produtor: Vinícola Catena Zapata, em Mendoza. Argentina.
Valor: na faixa dos 85 reais.
Onde encontrar: facilmente em mercados como o Sam’s Club ou St. Marché.
Gostaram da lista? Aposto que sim. Prometo que em breve venho com mais dicas para vocês. Enquanto isso, compartilhem esse texto com as pessoas que amam vinhos também. Todo mundo quer dicas sobre vinhos bons com custo acessível. Certeza que vão amar!
Elisa -
Bom dia!
Por favor, podem escrever com uma letra mais escura?
Essa letra não dá para ler, nem dá vontade.
Obrigada.
Talita Bortolussi -
Elisa, acredito que seja um problema do seu celular, pois a letra é preta.