Enobacana

Vinhos Eggo na Grand Cru

Vinhos Eggo na Grand Cru

 

Outro dia fui convidada para participar de uma degustação pela importadora de vinhos Grand Cru, velha conhecida de quem me acompanha sempre aqui no blog. A degustação foi em um restaurante que eu amo muito, o Seen, aqui no hotel Tivoli, no bairro dos Jardins em São Paulo.

Tudo isso para conhecermos os vinhos de uma vinícola argentina bem peculiar. A Vinícola Zorzal. Essa vinícola fica situada a 1350 metros de altitude, numa parte pequenina de Mendoza, chamada Gualtallary. Onde desde 2008 os irmãos Michelini estão produzindo seus vinhos, em uma das regiões mais famosas do mundo, por produzir excelentes vinhos. Mas a região de Gualtallary é rica em calcário e pedras, o que vocês já irão entender. A combinação de altura dos vinhedos, com o terroir, pouca chuva e o clima ameno, resulta em vinhos de estrutura firme, com acidez boa e mineralidade.

Mas, a peculiaridade desses vinhos, vem de como eles ficam armazenados durante o período de barrica. Na verdade, não existe barrica. Os vinhos ficam em ovos de concreto. Isso mesmo. Os vinhos ficam durante meses em ovos feitos de concreto. Essa técnica é utilizada em alguns pontos da Europa, mas aqui na América do Sul, é novo. Por isso que a característica mineral desse vinho é tão marcante.

Alguns dos aromas que sentimos se mesclam entre calcário e até giz. Mas no geral, ele possuem taninos doces e uma textura macia, no caso dos tintos. Mas eles também possuem vinhos brancos feitos com Sauvignon Blanc, que deixam frescor em nossas bocas após prova-lo, com notas até de limão siciliano e ervas, como o alecrim.

Para aqueles que gostam de experimentar vinhos diferentes, vale a pena conhecer os vinhos da linha Eggo. Eles estão disponíveis para compra no site da Grand Cru (vou deixar o endereço do site lá embaixo). Vale a pena conhecer, pois os vinhos são beeeem diferentes. Sempre bom conhecer coisas novas, especialmente quando estamos tratando de vinhos. Sempre bom conhecer um novo vinho, melhor ainda se sua qualidade for alta. =D

Grand Cru Vinhos

www.grandcru.com.br

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*