Vinhos de verão: uma seleção dos vinhos que combinam com essa estação
Faz tempo que não escrevo sobre vinhos para vocês. Então, aproveitando que estamos entrando na época do ano mais quente, resolvi selecionar algumas dicas e até alguns vinhos, para vocês apreciarem a bebida, mesmo no verão. Todo mundo fica pensando que o vinho tinto é melhor durante os dias frios (o que tem seu fundo de verdade), mas algumas uvas mais leves podem ser tomadas nos dias mais quentes. Bom, vem comigo que vou contar todos os detalhes e dicas para vocês beberem bons vinhos o ano todo! Já separa a taça e o abridor!
Tipos de vinhos que combinam com o verão
É meio óbvio pensar que os vinhos mais leves e menos encorpados combinam melhor com os dias de calor. Podemos já pré selecionar os vinhos brancos, os espumantes, os rosés e também os vinhos tintos com pouco corpo. Espumante combina com qualquer dia do ano (hahahaha) então ele precisa estar nessa lista. Quando falamos dos vinhos brancos e dos rosés, pensamos que durante o verão, nós comemos pratos mais leves e mais frutos do mar. Nem pense em tomar vinho tinto com frutos do mar, pois isso é um pecado capital no assunto harmonizações.
Os vinhos brancos com menos corpo e também os frutados, são ideias para acompanhar pratos como saladas (sempre se atentando aos temperos), peixes com risotos, massas leves frescas com recheios de queijo e até pipoca. Lembrando que os vinhos brancos são os ideias para harmonizarmos com queijos (tinto também não combina nessa parte). Já os vinhos rosés, são ótimos e ficam perfeitos com camarão, salmão e outros. Tenha sempre uma garrafa de rosé, pois ele te salva quando não souber com o que harmonizar. É tipo um vinho coringa.
Pensando nos pratos que fazem mais sucesso aqui no Brasil quando estamos no verão (na verdade, esse prato faz sucesso em qualquer lugar), encontramos a feijoada. Sim, esse prato é pesado, cheio de carnes, com muito feijão e muita gordura. Dá para harmonizar feijoada com vinho? Dá! Se organizar uma feijoada para seus amigos, lance mão de garrafas de espumantes rosés. A acidez do vinho junto com o frescor que ele traz ao paladar, vai ser ideal para equilibrar e descer redondo com a feijoada. Experimente. Dá certo. Eu já fiz esse teste e adorei o resultado da harmonização.
Melhores uvas para beber no verão
Como mencionei acima, as melhores uvas para a temporada de calor, são as que produzem vinhos mais leves, com caráter frutado, herbáceo e com corpo leve. Vou destacar algumas uvas e descrever suas características, para ficar mais fácil a busca quando forem comprar e/ou pesquisar sobre esses vinhos.
– Albariño: vinho branco com pouco corpo, acidez elevada e bastante frutas. Geralmente tem aromas de limão siciliano, melão e alguns florais também podem aparecer. Os mais famosos são produzidos entre Portugal e Espanha. Para ser bebido jovem, em até 2 anos.
– Pinot Gris: vinho branco com pouco corpo, acidez média e não tão aromático. Costuma ter aromas de maça e pêssego, também aromas de frutas tropicais. Famosa uva na Itália (lá se chama Pinot Grigio), mas também podemos encontrar bons rótulos na França e Estados Unidos.
– Sauvignon Blanc: vinho branco com corpo leve, muita acidez e muito frutado, muito aromático. Bastante aroma de arruda e frutas amarelas. Aqui na América do Sul são produzidos bons vinhos dessa uva, como Chile e Argentina. Mas na França tem bons rótulos também.
– Muscadet: é um vinho branco com pouco corpo, pouca fruta e bastante acidez. Geralmente é usado para fazer vinhos de corte (onde se faz misturas com outras uvas). Tem aromas de maça verde e bastante mineral, como elementos do mar. Já dá para perceber que ele é bom para harmonizar com pratos de frutos do mar, né?! É produzido na França, na região do Vale do Loire.
– Chenin Blanc: vinho branco de uma uva que eu particularmente gosto bastante. Tem pouco corpo, bastante acidez e é médio frutado. Podemos encontrar aromas cítricos, de frutas tropicais e também de mel, em alguns momentos. É bastante produzido na África do Sul, mas é uma uva de origem francesa, do Vale do Loire.
– Vinhos rosés: ele pode ser feito com diversas uvas, o que vai alterar suas características. Geralmente o vinho rosé tem bastante fruta, corpo médio e acidez bem equilibrada com o álcool. Vamos encontrar aromas de frutas vermelhas como morango, melancia e até cereja. É um vinho com características de branco, porém com aromas de um tinto leve. Por isso eu disse que o vinho rosé é uma espécie de coringa na hora das harmonizações.
– Gamay: vinho tinto leve que combina com o verão. É uma uva não tão conhecida aqui no Brasil, mais famosa na França. Tem corpo leve, boa acidez, pouquíssimo tanino e é médio frutado. Vamos encontrar aromas de frutas vermelhas como mirtilo e framboesa. É melhor consumir enquanto ele está jovem.
– Pinot Noir: é o rei dos vinhos tintos leves, o mais famoso e um dos meus favoritos. O Pinot Noir tem bastante fruta, pouco tanino, bastante acidez e corpo médio. Os aromas são predominantes de frutas vermelhas como cranberry, morango e framboesa, mas também de frutas negras como ameixa. Obviamente, os melhores vinhos produzidos com a uva Pinot Noir estão na região da Borgonha na França e custam os olhos da cara.
Espumantes: não poderia deixar de falar sobre essas belezinhas que todo mundo ama. Existem alguns tipos de vinhos espumantes, alguns tipos de produção e também os nomes mudam conforme os países. Na Espanha eles são chamado de Cava, na Itália são os Proseccos e Lambruscos, na França os que são produzidos em Champagne, se chamam champanhe. Todos eles possuem altos níveis de acidez, a doçura depende da quantidade de açúcar residual, tem corpo leve e pode ou não ter fruta. Por ser servido mais frio, combina demais com verão.
Como inovar na hora de beber o vinho no verão
Tem alguns vinhos que as pessoas gostam de usar para fazer drinks. Há quem diga que isso é um pecado com o vinho que levou meses (até anos) para ser produzido. Alguns vinhos já são produzidos para serem bebidos com gelo, portanto nada de pecado nesses casos. Se quiser fazer coisa diferentes, as pessoas costumam beber espumantes com morangos (se não gosta disso, pode ir brigar com a Julia Roberts e o Richard Gere no filme Uma Linda Mulher hahahaha), mas para o verão, acredito que harmonizar com as frutas que encontramos nos aromas, pode ser uma bela opção. Deixar a fruta geladinha e beber com o vinho.
Se quiser fazer uma reunião com os amigos para comer queijos leves e beber vinhos, fique nos vinhos brancos. Encontre os que estão harmonizando melhor com cada queijo. Se achar interessante e tiver curiosidade, pegue queijos azuis e harmonize com vinhos de sobremesa, como os feitos com uvas botritizadas. Fica perfeito!
A verdade é que reunindo os amigos, a gente monta um rendez-vous bacana para curtir o verão. Gostou dessas dicas? Deixa seu comentário aqui embaixo e compartilhe com os amigos. Vou adorar saber suas experiências.