Viagens Pós Pandemia: como foi viajar depois da quarentena
Gente, sei que estou um pouco longe e distante dos textos aqui do site. Os últimos acabaram sendo notícias e informações para vocês ficarem sempre de olho nas boas notícias. Mas, eu tinha meus motivos. Tão difícil continuar escrevendo sem estar viajando, que sempre foi minha maior motivação em escrever. Pois bem. No final de semana do dia 07 de junho (aliás, fui pedida em casamento nesse dia pelo amor da minha vida), viajamos para São Francisco Xavier, em uma pousada linda chamada A Rosa e o Rei, que já queríamos conhecer há algum tempo. Foi nossa primeira viagem pós pandemia, pós quarentena infinita. E hoje quero contar todos os detalhes para vocês.
As mudanças já começaram na estrada. Fizemos uma parada naquele Graal Market, que tem na Dutra (fomos o caminho todo pela Dutra, na ida e na volta). Álcool em gel por todos os cantos, mas lá o sistema de buffet ainda estava funcionando. Achei estranho, mas não questionei. Para comer, as mesas estavam bem longe umas das outras, na distância recomendada. Foi a primeira vez que estávamos comendo em algum lugar fora de casa, depois de todo esse tempo em casa (mais de 3 meses, para ser mais exata). Então, seguimos viagem com destino a cidade linda de São Francisco Xavier. A única coisa que me deixa cansada de ir até lá, são os quase 50km de serra que temos que pegar para chegar lá. Tirando isso, a cidade é uma graça.
Quando chegamos em SFX, não havia barreiras e nem blitz para fiscalizar. Entramos na cidade numa boa. Porém, todo o comércio, com exceção de farmácias e mercados, estava fechado. Dezenas de restaurantes, bares e lojas, estavam com suas portas abaixadas. Triste ver tudo aquilo sem vida. Foi nossa segunda vez na cidade e quando fomos da primeira vez, estava tudo com muita gente, muito movimento nas ruas. Agora, devemos ficar na pousada/hotel. E agora entra um fato importante. Como foi se hospedar em uma pousada após tudo isso que vem acontecendo com o mundo.
Como disse lá em cima, ficamos hospedados na Pousada A Rosa e o Rei. Uma pousada linda, que há algum tempo queríamos conhecer. Quando entrei em contato para fazer a reserva, eles nos enviaram uma série de restrições que estavam trabalhando e o esquema de como seria nos hospedar por lá naquele final de semana. Coisas que eles haviam mudado e coisas que os hóspedes precisariam fazer. Obviamente, máscaras são obrigatórias. Só podíamos ficar sem máscaras enquanto estávamos comendo e no nosso quarto. Em toda a área comum da pousada, era necessário o uso das máscaras.
O café da manhã era a lá carte, sem o esquema de buffet. Tinha um cardápio e a gente assinalava o que queríamos comer. Como essa pousada fica meio longe do centro e como os restaurantes não trabalham com entrega ali, eles fizeram um esquema de pensão completa, já inclusa no valor da diária, o que eu achei o máximo e com um custo-benefício excelente. Na verdade, dentre todas as pousadas que olhamos, essa era a que tinha o melhor valor com tudo isso incluso. Além de ser linda.
O esquema de hospedagem agora, mudou bastante. Não tinha uma pessoa entrando em nosso quarto para fazer a arrumação. Se quiséssemos toalhas novas, era só pedir que eles traziam. Saco para trocar o lixo do banheiro, idem. Lençóis novos, e assim por diante. Tudo que antes uma pessoa fazia em nosso quarto, eles só fazem, mais de 24h após os hóspedes saírem. Eles deixam o quarto fechado por todo esse tempo e só então, eles entram para fazer toda limpeza com produtos especiais recomendados pelas autoridades e trocar tudo. Eles precisam fazer assim que não haja a mínima chance de ter o vírus (caso alguém infectado tenha estado lá) contaminando outras pessoas. Por isso, é importante ressaltar isso. Está mais trabalhoso, claro, mas a ocupação da pousada é de até 50% (em algumas é uma taxa menor). Portanto, fica mais fácil fazer e controlar tudo isso.
Outros detalhes que me chamaram a atenção, foram esses. Em todos os quartos havia álcool em gel para os hóspedes. Escaneamento térmico de todos os hóspedes e também de todos os funcionários. Chaves, controles da tv e outros itens dos quartos, recebíamos lacrados e higienizados. O check in era feito pelo WhatsApp ou por e-mail. Na parte da piscina, as espreguiçadeiras estavam dispostas com mais de 2 metros de distâncias entre cada uma delas. Proibido o uso da jacuzzi (o que foi uma pena, pois a vista daquela banheira era surreal de linda) e não recomendado o uso da piscina. Sala de lazer, sala de TV, sala de ginástica, tudo fechado. Banheiros de uso comum e sauna, fechados. Todos os garçons estavam com máscaras e também com aquele capacete transparente que protege ainda mais todos. O turismo na cidade, também não estava recomendado. Muitos detalhes, não é?! Mas tudo isso, é para nos deixar mais seguros e confiantes para voltar a viajar.
Confesso que senti um frio na barriga por isso. Viajar depois de tanto tempo presa em casa, foi um alívio, eu queria mesmo saber como seria. Confesso também, que como uma boa louca por limpeza, fiquei me sentindo menos louca, porque tudo que eu já fazia ou queria fazer, passou a ser algo comum (hehehehehe). Todas as pessoas que estavam lá, estavam colaborando usando máscaras e evitando a aglomeração. O motivo era para celebrar tudo, com bastante alegria de estarmos voltando aos poucos, ao normal.
Recomendo para todos os viajantes, que se arrisquem a viajar. As pousadas e hotéis estão precisando demais dessa energia e dessa ajuda. Vamos todos colaborar para que aos poucos, a economia desse setor hoteleiro, possa ir se recuperando. Se você manteve seu emprego, se está tudo bem para você, ajude quem está precisando. E também, depois de todo esse tempo, vai ser ótimo sair e respirar um pouco de ar puro no meio da montanha, ou onde for. A intenção é viver essa experiência nova para nós e ajudar quem está precisando. Vamos juntos!
Caso queiram saber mais sobre a pousada que nos hospedamos e é linda (além de ser super especial para a gente agora), ela se chama A Rosa e o Rei www.arosaeorei.com.br
Carlos Napoltano -
Parabéns pela maravilhosa decisão de se casarem, torço muito pela felicidade de vocês que é uma coisa estampada nos seus rostos, vou aproveitar a boa dica e levar o meu amor para também curtir bons momentos. Obrigado
Talita Bortolussi -
Querido! Só vi seu comentário agora!
Muuuuuito obrigada! Estamos bem felizes com isso e tenho certeza que vamos continuar com essa felicidade. E muito obrigada também pela boa energia de sempre.
Fica a super dica da pousada, viu?! Nós amamos! <3
Logo menos a gente fala com você!
Beijos e boa semana.
Sabine Kruck -
Oi Talita, bom dia!
Meu nome é Sabine, trabalho na Uros, uma empresa finlandesa de tecnologia.
Dentre outras soluções, trabalhamos com uma solução de chips para viagens internacionais, sob a marca Goodspeed.
Gostaria de receber o pacote de mídia de vocês para eventuais parcerias… pra quando essa loucura passar.
Agradeço antecipadamente a sua atenção.
Abs
Sabine