Bares

Urbe Café em São Paulo

Na quarta-feira da semana passada (dia 24 de maio) foi o dia do café. Eu, tão alheia a tantas coisas, neeem sabia que existia um dia do café. Mas hoje em dia, tudo tem uma data para ser comemorada (daqui a pouco vão inventar o dia feijão no pote de sorvete). Para comemorar o dia dessa bebida mundialmente tomada, admirava e amada, eu fui lá no Urbe Café, que fica no bairro da Consolação, para bater um papo sobre café. Óbvio!

O bate papo foi com proprietário Fábio Pereira e com o barista Danilo Banananeira, onde eles fizeram café pra degustarmos (digo na 3 pessoa do plural, pois haviam outras pessoas participando do bate papo) dos 3 tipos que eles trabalham lá na casa (já falo de cada um), contaram sobre onde os pés de café são cultivados, suas características se alteram até pelo vento. Mas quero falar sobre a casa antes de falar de café.

O ambiente é bem agrádavel, com toques de arte de rua e intimismo. Lá é possível ter conversas de trabalho, dates, reuniões com amigos e até aquele pré ou pós balada (eles trabalham com drinks alcoólicos e funciona até às 2h da manhã). O café é sim o protagonista, mas existem outras coisas lá no Urbe.

As comidinhas são opções saudáveis e eles possuem várias coisas sem glúten (aleluia, irmãos), saladinhas, comidas rápidas e leves. Todo o cardápio montado em cima dos tipos de café que eles possuem lá. Então, é um bom lugar para quem quer tomar um bom café, mas também deseja comer algo bacana para acompanhar.

Eles possuem alguns tipos de café para vender e para preparar lá na hora para a gente. Detalhe importante, é que eles conseguem manter aquele velho hábito de coar o café naquele coador de café (que, na minha opinião, faz uma diferença danaaaada). Não é á toa que eles se classificam como “do campo à xícara”. Eles conseguem manter várias tradições que envolvem o café e levam isso muito a sério.

Os tipos de café exclusivos deles, variam entre Urbe 1, 2 e 3. O Urbe 1 é mais aromático, um pouco ácido, mas possui uma doçura maior que os outros. O Urbe 2 é mais intenso, encorpado (até mais escuro que o outro), menos ácido que o 1 e esse é cultivado em sítio próprio dos donos do local. O Urbe 3 é sempre um microlote que varia conforme as condições pela qual foi colhido, cultivado, etc.

Você pode comprar o café, pedir para ser moído e levar para casa. Você pode escolher o tipo de café que quer e ele também será moído na hora. Eles têm uma carta de tipos e combinações de bebidas (cafééé) que agrada todo mundo. Basta escolher qual te apetece mais e corre pro abraço.

Não é preciso um dia especial para beber café. Aquela bebida que te abraça, te aquece e faz bem para o corpo e para a alma. Tente não colocar açúcar para poder sentir as diferenças entre cada grão, entre cada tipo de planta. Vale a pena! O Urbe é uma boa pedida para que simplesmente ama café, pois a qualidade dos produtos é indescutível. Como sempre, mais uma agradável surpresa aqui em São Paulo.  =D

Urbe Café
Rua Antonio Carlos, 404. Consolação. São Paulo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*