Listas

Todos os motivos para você começar a viajar sozinho!

Todos os motivos para você começar a viajar sozinho!

 

Durante anos eu fiquei viajando sozinha e até hoje dependendo da viagem eu vou sozinha (fica difícil pro Alê me acompanhar sempre por causa do trabalho). Já estou acostumada a cair na estrada sozinha. É bom para pensar na vida e muitas outras coisas. Mas não pense que é fácil viajar sozinho pelo mundo. Muito pelo contrário, pois é difícil ficar em paz consigo mesmo longe de casa, longe do conforto da nossa casa. Viajar sozinho é se liberar das amarras do conforto conhecido em nossa vida e buscar nossa paz interior, para que a viagem seja perfeita. Por isso, resolvi refazer a lista que fiz alguns anos atrás sobre esse assunto. Espero que vocês gostem.

– Para você conseguir organizar os planos e sonhos em sua cabeça

Na correria do dia a dia, nem sempre conseguimos pensar nas coisas que queremos e/ou pretendemos fazer. Ter um tempo sozinho longe de casa, fora da nossa rotina, pode ser fundamental para que todas essas ideias que ficam martelando em nossa cabeça se organizem e finalmente, se realizem. Nada melhor do que uma boa viagem só com você mesmo para que isso aconteça.

– Para você aprender a se virar sozinho

Nem sempre tudo sai perfeito. Às vezes o que planejamos sai completamente errado. Então, precisamos aprender a ter jogo de cintura e ajeitar as coisas da melhor maneira que for possível para a situação. Tipo perder um trem por não entender nada que estava escrito ou indicado na estação (eu fiz), pedir algo errado no cardápio (todo mundo já fez isso), perder algo importante que estava na mala, etc. Muita coisa pode acontecer e você vai precisar se virar com relação a isso.

– Para você conseguir ficar bem somente em sua própria companhia

Sim, sim, sim. Vai ter que ficar só na sua companhia por noites e dias seguidos. Isso pode parecer normal ou fácil para algumas pessoas, mas não é tão simples assim. Ficar somente com você, com o que você é e com seus pensamentos, é algo especial que nem todo mundo suporta. Portanto, se pretende viajar sozinho, saiba que vai precisar se acostumar com você mesmo.

– Se precisa se conhecer melhor

Viajando sozinho terá tempo para pensar melhor na pessoa mais importante da sua vida. Você! Portanto, preste atenção nas coisas que passam pela sua cabeça, nas coisas em que sonha e nas coisas que deseja. Tente se entender melhor e se conhecer melhor, para assim viver mais em paz consigo mesmo.

– Empurrar seus limites para bem longe

Sim, viajar sozinho é perceber que você pode ir além dos seus próprios limites. É perceber que você pode e deve empurrar seus limites para longe e ir além do que jamais imaginou. Se não gosta de conversar com outras pessoas e fazer amizades, experimente. Se pensa que jamais provaria um prato estranho de uma cultura diferente da sua, prove. Vai valer muito a pena no final das contas.

– Para ser mais independente

Você não precisa adequar a sua agenda com as outras agendas. Fica difícil essa sincronia num mundo onde todo mundo sempre trabalha bastante. Portanto, se você tiver um espaço na agenda, vá viajar para aquele destino que tanto sonhou. Seja independente, não espere por outras pessoas para realizar os seus sonhos de viagem.

– Para sair da rotina que pode estar te consumindo

Nossa rotina pode ser um pé no saco! Definitivamente, uma viagem tira qualquer um do ritmo maçante de uma rotina de trabalho, casa, etc. É perfeito para voltarmos a ter ânimo e recarregar as energias para seguirmos com nossas vidas.

– Para voltar a se encantar pelas coisas que vê em seu caminho

Isso funciona mais ou menos como o esquema de perder o interesse ou se cansar da rotina. Às vezes ver sempre as mesmas coisas, do mesmo jeito, pode nos fazer perder o encanto por tudo, ou quase tudo. Então mudar de ares, ver coisas novas e vivenciar tudo novo, pode ser maravilhoso para você.

– Para praticar ou aprender um idioma

Nada melhor do que estar no lugar em que realmente se fala o idioma, para treinar seu vocabulário ou aprender novas palavras. Pedir comida nos restaurantes, pedir informações, ler sobre os quadros no museu… Tudo vale a pena. Tente mesmo que pareça ridículo, você só vai aprender errando. Não se esqueça de aprender pelo menos algumas palavras essenciais e de boa educação quando for para algum lugar de idioma exótico.

– Para se desapegar de coisas materiais

Para viajar sozinho, saiba que uma dica importante é levar pouca coisa na mala. Carregar tudo sem muita ajuda, pode ser doloroso (literalmente hahaha). Sozinho, tudo que você levar, terá que carregar por sua conta. Levar poucas coisas, o essencial, é importante a gente começar a se desapegar de coisas materiais que achamos que precisamos, mas na verdade, podemos ficar sem elas. Vale a pena tentar.

– Para aprendermos a valorizar nosso tempo de vida

É aquela história. Só temos uma vida e é nosso dever vivê-la ao máximo. Isso não é mentira e deveria ser um mantra para todos. Viver de verdade e não somente existir. Viajar nos abre a mente e começamos a valorizar mais todos os momentos, guarda-los em uma caixinha no coração e agradecer. Saber que aquele momento, pode não voltar a acontecer daquela forma, então devemos saborear tudo que nos é proporcionado.

– Para aquietar o coração e a mente

Entra naquele esquema de conseguirmos organizar nossas ideias, desejos e pensamentos. Às vezes, para aquietar nosso coração, só precisamos de alguns dias longe de tudo que nos é conhecido. Para isso precisamos tentar e respirar. Uma boa e longa respiração sempre será bem vinda.

– Conhecer pessoas bacanas pelo mundo

Sim, essa é uma das melhores coisas que acontecem quando viajamos sozinhos. Por estarmos sozinhos, ficamos mais abertos a conhecer pessoas para a gente poder conversar. Por isso, acabamos conhecendo pessoas que estão na mesma sintonia. Pessoas incríveis com muitas (muitas mesmo) histórias para contar.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*