Restaurantes

Tartuferia San Paolo, em São Paulo

Tartuferia San Paolo, em São Paulo

 

Existem restaurantes… E restaurantes. O Tartuferia San Paolo é um daqueles que merece o devido destaque pelo simples fato de ele ter se tornado uma referência no quesito trufas! Brancas ou negras, eles possuem o melhor das trufas em toda a cidade de São Paulo. Não é à toa que lá é realmente uma tartuferia, pois absolutamente tudo tem trufas! (Claro que tem algumas opções sem trufas, mas quem iria numa tartuferia e pediria algo sem trufas?)

Antes de falar do restaurante, quero contar um pouco sobre trufas, porque muita gente não faz ideia do que seja. Ou faz a ideia errada! Para começar, trufas não são cogumelos. Trufas são funghis. Elas aparecem meio que por sorte entre as raízes de alguns tipos de árvores como carvalhos, álamos, castanheiras, etc. Para caçar trufas, é tipo uma caça ao tesouro, feita da mesma maneira há séculos, sempre envolvendo cães farejadores. Por ser difícil de encontrar, os valores das trufas não são baixos e variam conforme a demanda de oferta. Quanto menos trufas encontradas, maior o valor.

As melhores trufas são encontradas em locais de clima úmido e frio, como os vários bosques no norte da Itália, pois essa região consegue manter o aroma e o sabor de cada trufa. E por que as trufas são tão apreciadas no mundo todo? Por tudo que elas são. Além de serem deliciosas, o aroma é dos deuses e é uma verdadeira iguaria. Comer algo com trufas é um privilégio. Aliás, as melhores trufas podem ser encontradas em regiões específicas da Itália, França e também Espanha.

Agora que expliquei um pouco (bem pouco) sobre o que são as trufas, vamos ao restaurante! O Tartuferia San Paolo fica ali no bairro dos Jardins, reduto de vários outros bons restaurantes. Mas caso esteja com muita vontade de comer trufas, ou queira conhecer um lugar novo, aromático e super descolado, a Tartuferia é o seu lugar (rola até paquera por lá). O restaurante é super aconchegante e para um primeiro encontro, é perfeito também.

Fui ao restaurante para conhecer alguns dos pratos que eles criaram para o verão, super frescos e deliciosos, como todo o resto do menu. Mas não pude deixar de notar tantos outros clássicos que estavam por lá também. Na verdade… Confesso que queria pedir um mini prato de todos que estavam ali no menu, porque era um melhor que o outro. Difícil mesmo escolher um (nessas horas queria ter um estômago bem maior).

Para começar, pedimos de entrada o clássico Brie empanado com mel de trufas brancas e torradas. Nem preciso dizer que estava tipo dos deuses, né?! Mas também rolou uma Pizzeta de Prosciutto com brie e rúcula (mas na foto está sem o queijo brie porque pedimos sem). Mas também teve o ceviche de salmão e estava delicioso. Lembrando que todos os pratos possuem um toque de algo com trufas. Na pizzeta era o azeite. Estava tudo impecável (adoro poder dizer que um prato está impecável, porque isso traz boas recordações ao meu estômago).

De prato principal, foi difícil escolher, como disse lá em cima. Mas tive que escolher um e fiquei com o Penne ao curry com camarões do Limone. Novamente… Estava impecável. Esse é um dos pratos mais famosos do Tartuferia, pois faz menção ao restaurante antigo de um dos sócios, por isso ele criou esse prato com a cara nova da Tartuferia mas com toques do antigo restaurante. Demais. Também teve risoto de polvo, Carré Suíno com batatas e cebolas e uma torta de frango com requeijão de corte com trufas negras e salada. Delíííícia!!!

Ahh! Para aqueles que queiram lascas de trufas frescas em cima do seu prato, também é possível. A trufa branca custa mais que a negra (por ser mais rara de ser encontrada), mas ambas podem ser degustadas lá no Tartuferia San Paolo. Então, caso as trufas do seu prato não sejam suficientes, peça as lascas em cima da sua comida. E coloque mais azeite trufado também (uhuuuu).

Para sobremesa, pedimos o brigadeiro com trufas (sim, eles fazem até as sobremesas com trufas, afinal lá é uma taaaartuuufeeeeriiaaaa) e o famoso Chocolamour da Tartuferia, que é uma mistura de sorvete de creme, farofa doce especial e calda de chocolate com toques de trufa. Uma delícia!! Mas existem tantas outras sobremesas para escolher, o problema é que terá que voltar várias vezes para poder provar tudo que ficará com vontade. Tenho certeza!

A Tartuferia San Paolo é demais. Adorei o restaurante, o atendimento e principalmente, a criatividade na hora de criar e produzir os pratos. Todos os ingredientes do jeito certo, tudo no ponto e nada jogado ou deixado de lado, tudo fazendo parte da arte que eles criam todas as vezes que levam um prato à mesa. Adorei até o cheiro do restaurante (puuura trufa, uma delícia). Fica muito fácil recomendar um restaurante assim, porque eles foram (novamente) impecáveis! Adorei! E para aqueles que queiram levar produtos para casa, eles possuem uma lista enorme à venda. Tudo com trufas. Óbvio!

Tartuferia San Paolo

Rua Oscar Freire, 155. Jardim. São Paulo.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*