Dicas de Gastronomia

Restaurante O Caipira em Monte Verde

Uma vez em Minas Gerais, vamos querer sempre comer muito. Afinal, a culinária mineira é sensacional, mesmo sendo beeeeem engordativa. Mas para comermos de vez enquando, principalmente quando estamos viajando, vale a pena. Na verdade, não é que vale a pena. É uma obrigação comer comida mineira quando se está em Minas!

Um vez dito isso, devo falar de um restaurante que conheci em Monte Verde que de longe é o melhor de comida mineira que já provei ever! O Resturanti O Caipira é um clássico em Monte Verde, ambiente familiar e descontraído. Você já começa a entrar no clima da roça, quando começa a escutar as músicas que tocam de fundo, só modas de viola e sertanejo antigo, nada desse barulho ridículo que andam fazendo hoje em dia.

O cardápio é cheio de pratos super típicos. Leitão a Pururuca, Feijão Tropeiro, Carne de Lata, Vaca Atolada, Tutu a Mineira, Frango Caipira feito na panela de ferro, Costela no bafo… etc. É sensacional! De entrada tem torresmo, mandioca, batata frita e muito mais. Tipo sensacional qualquer coisa que você provar. O torresmo estava delicioso.

Decidi provar um prato tradicional deles, que se chama Carni di Lata. Como funciona esse prato? Bom, antigamente as pessoas conservavam as carnes e outras coisas dentro de latas cheias de banha ou sal. Nesse caso, eles conservam na banha mesmo. Aí cozinham em panelas de ferro e servem com tutu, arroz caseiro temperadinho, ovo frito, couve, banana frita e linguiça artesanal. Novamente… Desejei ter um estômago com maior compartimento, pois a comida estava maravilhosa!

Eles possuem uma carta de cervejas artesanais mineira bem interessante. Provei uma de trigo chamada Valen Bier (da região da cidade de Extrema) e achei bem gostosa, sabor de trigo leve, porém a cerveja é bem intensa. Eu gostei bastante. E também tem várias marcas de cachaças para tomar pura ou fazendo caipirinhas ou drinks. Funciona muito bem!

O restaurante O Caipira é uma graça. Adorei conhecer as pessoas que trabalham lá, todo mundo simpático. A chef veio até a mesa para nos explicar sobre o prato e saber se tínhamos gostado. Como disse antes, o ambiente familiar nos acolhe e dá vontade de almoçar lá todos os dias da viagem.

Eles realmente fazem a comida com muito carinho e parece mesmo comida de vó, daquelas vovós que usam panela de ferro, fogão à lenha… Tudo fica muito mais saboroso com esse tipo de cuidado com os pratos. Impossível não se encantar.

Eu adorei e recomendo com várias estrelinhas. Pode comer à vontade, depois corre para as trilhas para queimar as gordurinhas. Vale a pena fazer esse “sacrifício”.

Restaurante O Caipira
Av. das Montanhas, 43. Monte Verde. MG.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*