Quem me conhece um pouco que seja, logo fica sabendo que a gastronomia japonesa está lááá embaixo na minha lista das favoritas. Até hoje, acho que eu não havia visitado bons restaurantes japoneses, pois achava tudo sem graça, sempre igual e nada surpreendente. Mas confesso que depois de conhecer o Niaya, tudo mudou. Esse restaurante conseguiu fazer o que nenhum outro japonês conseguiu! Me surpreender e me deixar encantada pela criatividade e sabores dos pratos.

Fui até lá para conhecer o Menu de Inverno e experimentar as delícias que eles criaram para nos deixar mais quentinhos nesse frio que faz em São Paulo às vezes. Meu estômago tem boas lembranças desse dia e fico com água na boca ao me recordar de todos os sabores, nas suas combinações perfeitas. Quer saber tudo que eu provei por lá? Olha a lista!

De entrada, provei as Ni Wings que são asinhas de frango desossadas, grelhadas e recheadas, que acompanham 3 molhos. Uma espécie de rolinho primavera, só que de frango. Uma delícia mesmo! Depois provei o Carpaccio de Polvo, que são fatias bem fininhas de polvo, com azeite trufado, suco de limão, ovas de massago e um toque de curry. Outra confissão… Não sou muito fã de polvo (por motivos pessoais e imaginários, que não veem ao caso, mas que meus amigos mais próximos sabem hahahaha), mas esse estava demais.

Depois foi a vez de uma belíssima harmonização de sakes e tapas! A sommelier Zilda Soares e o chef Otavio Muramasu criaram um menu de desgustação em 3 etapas, onde harmonizam 3  pratos com 3 tipos de sakes. Foi um sake espumante com vieiras, um sake com bastante resíduo de arroz, outro com um arroz especial, carpaccios, ovas, salmão, etc. Tudo harmonizando perfeitamente. Apaixonante!
Também provei o Mini Sukiyaki, que é um refogado de carne bovina com macarrão japonês, legumes, cogumelosao molho picante, porém levemente adocicado. Também chamado de Fondue Japonês. Estava muito bom, macarrão com massa saborosa e tudo cozido no ponto certo.
Uma coisa que achei fantástica no Niaya, é que eles possuem um carrinho com vários recheios para fazer temakis. Temaki de vieira picante e trufada e outros sabores. Só consigo lembrar desse porque foi um dos melhores temakis que já comi na vida, com a alga crocante porque ele a passa no fogo antes de fazer o cone. Afff… Bom demais.

Aí provei de sobremesa o Suflê de Chá Verde, que é uma novidade no restaurante. Leve e saboroso, ele é feito artesanalmente e servido com uma bola de sorvete de lichia. Uma sobremesa leve, tem aquele amarguinho do chá verde e pouco doce. Eu adorei.
Para beber, o carro chefe desse menu de inverno é o Chá de Laranja Alcoólico. Criação do barman da casa, ele misturou chá de laranja com Jack Daniel’s e Cointreau. Ele vem quentinho e isso parece que potencializa o efeito do álcool, porque tomei 2 e fiquei bem molinha (hahaha). Mas tirando esse detalhe, o chá é delicioso e dá vontade de ficar bebendo dezenas dele.
Resumindo, o menu novo do Niaya vale MUITO a pena ser conhecido, provado, repetido, etc. Está de arrasar, eu adorei tudo e provaria todos os pratos novamente toda semana. Fiquei realmente surpreendida e acho que criei um laço de amor sincero com a gastronomia japonesa. Mas só por causa do Niaya. Que isso fique bem claro… Eu adorei! Corre pra conhecer! =D

Niaya

Rua Joaquim Antunes, 224. Pinheiros. São Paulo.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *