Restaurantes

Restaurante Donna Pinha e suas alcachofras!

Restaurante Donna Pinha e suas alcachofras!

 

Semana passada eu vim aqui dizer que iria começar o XVI Festival da Alcachofra lá no restaurante Donna Pinha, em Santo Antônio do Pinhal, certo?! Pois bem, nesse final de semana que passou, fomos para lá conferir em primeira mão o que estava rolando lá. Prometi que viria aqui contar tudinho a vocês. Estou aqui para isso. Já adianto que as fotos estão um pecado gastronômico. Segura essa!

Bom, eu já falei bastante sobre o restaurante Donna Pinha aqui no blog, mas não custa falar de novo. A Anouk é uma querida e talentosa chef que cuida há anos do restaurante Donna Pinha. Ela sempre organiza festivais, para delírio dos turistas que visitam a cidade. Perfeita para casais, Santo Antônio do Pinhal é um destino romântico com muitas pousadas lindas para passarmos o final de semana. E uma vez estando lá, não deixe (jamais) de procurar o Donna Pinha, mas meu conselho é que você faça uma reserva com antecedência (principalmente nos finais de semana de festivais).

Não preciso ficar aqui falando o quanto o restaurante Donna Pinha é bom, porque todos vocês já sabem. Hoje quero contar como foi e como está o cardápio do XVI Festival da Alcachofra. Pausa rápida para dizer que a Chef Anouk praticamente escolhe a dedo as alcachofras que quer para seus pratos. Em média, 400 alcachofras por final de semana, limpas (exatamente, sem nenhum espinho se quer, incrível) e preparadas com todo o talento e criatividade da Chef Anouk. O cardápio do festival está fantástico!

Para começar, pedimos duas entradinhas que estão no cardápio. A primeira foi a maravilhosa Flor de Alcachofra com gorgonzola e gratinada com parmesão. Ela simplesmente juntou os dois melhores queijos da vida (pelo dos queijos que temos disponíveis aqui no Brasil) e colocou em algo que é maravilhoso também. Alcachofra. Foi maravilhoooosoo demais. Para comer cada pétala da flor de alcachofra e lamber os dedos.

Também pedimos três flores de alcachofra pequenas, recheadas. Uma tinha recheio de truta, a outra queijo boursin de cabra e a última com recheio de cogumelos. Tudo isso dentro de pequenas e suculentas flores de alcachofra. O mais maravilhoso é poder comer até o fundo dela sem medo de se engasgar com algum espinho. Comer essa parte macia com todo o recheio e pronto. Delícia na vida! Mas ela também está com outra entradinha que não pedimos, mas ficará para a próxima. Flor de alcachofra com vinagrete de frutas vermelhas. Tipo, oi?! Sim, é maravilhosa.

Para os pratos principais, um dos carros chefes é o Fettuccine com mix de cogumelos. É essa belezinha aí da foto abaixo. Além de lindo, o prato é incrivelmente saboroso. Tudo dentro da flor enorme de alcachofra. Então você come o macarrão, come os cogumelos e por fim, ainda come toda a alcachofra com todo o molho branco que vem junto. Não me xinguem, eu avisei que esse texto teria muito abuso gastronômico (hahahaha).

Ela também criou o Carré Suíno com Alcachofra grelhado, com molho de alcachofra em redução de vinho. Tudo isso acompanha um purê de mandioquinha. Lindíssimo prato e a Chef Anouk disse que esse é um dos mais estão agradando aos clientes. Virou sucesso. Não sei não, eu acho que a Anouk deveria considerar o fato de incluir alguns desses pratos no menu permanente do restaurante Donna Pinha.

O meu prato foi um clássico que eu adoro pedir nos restaurantes que visito pelo mundo. Carne, carne, carne! Medalhão ao vinho com alcachofra. A carne macia e saborosa grelhada vem com um molho de alcachofra por cima e tem de acompanhamento batatas sautée. A combinação de carne com batata, pra mim, é uma das melhores da vida. Com o molho que ela colocou por cima ficou dos deuses. Comi até a última gotinha de molho. Estava tudo maravilhoso. Todos os pratos lindos, impecáveis na apresentação e no sabor. Como sempre, a nossa querida Chef Anouk, arrasa.

Ela também elaborou pratos com truta para o Festival da Alcachofra. Não poderia faltar, pois a truta é um dos principais ingredientes que ela usa em seu restaurante. Muita gente vai até lá só para comer a truta que ela prepara. Truta ao Molho de Alcachofra fresca (que tem laranja no molho e acompanha mix de legumes) e a Truta Presente com Alcachofra (ela é assada no forno com alcachofras, legumes e azeite aromático de ervas).

De sobremesa, nada com alcachofra, mas a excelência permanece. Creme Brûlèe com rosas silvestres e calda de flores. Senhor amado! Bolo de lavanda (sim, lavanda) com limão siciliano acompanhado de sorvete de baunilha e coulli de frutas vermelhas. Esse já tínhamos comido no outro festival que fomos e por favor, Anouk! Me dá essa receita? <3 E finalizando a sessão doce tortura, com sorbet de frutas vermelhas. Show!

Bom, acho que com tudo isso que relatei e todas as fotos, já temos motivos mais que suficientes para queremos ir até Santo Antônio do Pinhal e provar tudo isso, não é?! Enfim, saiba que você não vai se arrepender de passar momentos agradáveis no restaurante e na cidade. Tudo lá é fofo e acolhedor. As pessoas são maravilhosas. Você merece ter essa experiência, então aproveite. O Festival da Alcachofra vai até o final do mês que vem. Ligue e faça sua reserva. Me conta depois! =)

Restaurante Donna Pinha

Avenida Antônio Joaquim de Oliveira, 647. Centro. Santo Antônio do Pinhal. (12)3666.2669

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*