Uncategorized

Restaurante Carlota, em São Paulo

Restaurante Carlota, em São Paulo

 

Ok! Agora pare tudo o que você estiver fazendo para ler essa matéria, pois é importante demais, principalmente para aqueles que amam a boa gastronomia. Estou radiante de felicidade em poder escrever sobre essa experiência, pois ela era muito aguardada. Visitar um dos melhores restaurantes da cidade de São Paulo, comandado por uma das melhores chefs do país, e ser reconhecida por meu trabalho, não é todo dia que acontece. Hoje, quero contar a vocês como foi nossa experiência lá no Restaurante Carlota, da chef Carla Pernambuco.

O restaurante fica em dos bairros nobres e tranquilos de São Paulo, Higienópolis. Numa casinha branca, fofa e toda com uma decoração que nos remete a praias europeias e clima tropical, o Carlota tem requinte, tem charme e identidade própria. Lá você provará alguns dos pratos que se tornarão alguns dos seus favoritos, tenha certeza disso. É aquele tipo de restaurante onde os funcionários são educadíssimos, onde o clima é descontraído e as pessoas passam horas comendo e conversando com seus pares ou familiares. É um restaurante delícia para primeiro encontro durante o jantar e perfeito para os almoços em dias de sol. O Bistrô Brasileiro (como a própria Carla gosta que o restaurante seja tratado) abriu suas portas em 1995.

Antes de começar a escrever sobre a parte gastronômica do Carlota, quero contar um pouco sobre a história da Carla Pernambuco. É uma gaúcha que antes de se aventurar com as panelas, sua praia era a comunicação. Até que depois de um curso de culinária, ela descobriu essa paixão pela gastronomia e com seu trabalho excepcional, recebeu ao longo dos anos de sua trajetória, a notoriedade que merece. Carla ama usar produtos locais em suas receitas, por isso dá para sentir que é uma comida que tem raiz, que tem um cuidado todo especial na escolha de cada ingrediente. Essa é uma característica do trabalho da Chef Carla.

Já vou começar a disparar sobre o cardápio, mas saiba antes que existem dois clássicos que eu não provei nessa visita, mas sei que eles são clássicos porque já escutei falar muito bem deles (na verdade, escutei falar bem de tudo). Quando for uma primeira vez ao Carlota, se arrisque em pedir um dos pratos que mais saem da cozinha do restaurante. Camarão Crocante com Risoto de Parma. E de sobremesa, não se esqueça do Souflê de goiabada com calda de Catupiry. Essa sobremesa é uma das mais famosas ever. Pode apostar. Mas, como eu sou do contra, acabei pedindo tudo diferente. Pois queria saber o que mais tinha lá no cardápio.

De entrada, não aguentamos e pedimos uma espécie de combo dos bolinhos mais famosos e pedidos no Carlota. O prato se chama Plateau Pernambuco e custa em média 57 reais, servido em folhas de bananeira. Nesse prato podemos experimentar os Bolinhos de Mandioca com camarão cremoso, os pastéis de queijo da Serra e por fim, os bolinhos de Tapioca recheados com carne de sol e requeijão. Para aqueles que estão indo pela primeira vez, é a entrada ideal, pois só nele, já podemos sentir o que nos espera nos pratos principais. Uma combinação absurdamente deliciosa de sabores que ficam dançando em nossa boca. Não consigo pensar em outra definição. Tudo se completa, é simples porém delicioso demais.

Saladinha de baby verdes, figos, parma em lascas, nozes tostadas e queijo chanclich. Polenta de queijo gorgonzola com cogumelos assados com ervas e avelãs crocantes. Pães variados da casa com manteiga cremosa e azeite aromatizado. Esses são apenas algumas das outras opções que vocês podem pedir de entradinhas lá no Carlota. Todas em torno de 40 reais por prato.

Bom, vamos aos pratos principais… (hehehehehe) O Ale e eu somos os loucos por filés à milanesa. Então, não aguentamos e um dos pratos tinha que ser o filé que tem no cardápio. Milanesa recheada com queijo, salada de rúcula e acompanha um risoto de açafrão iraniano. Eu nem sabia que existia açafrão iraniano, mas o filé estava perfeito. A combinação de milanesa com risoto é uma das mais perfeitas na minha opinião. Nota 10 para esse prato. Ele custa em torno de 70 reais e vem bem servido. Estava delicioso!

E então decidimos pedir um outro clássico do cardápio do Carlota e um prato difícil de ser feito e difícil de encontrar um restaurante que faça bem feito esse prato. O famoso e tão desejado Filet Wellington. Que vem acompanhado de risoto de parmesão, queijo coalho e rúcula, e um purê de abóbora por baixo do filet. O filet tem toda uma técnica para ser feito e o ponto da carne é mal passada. Ela é assada no forno enrolada com uma massa folhada e os temperos que deixam a carne macia e saborosa. A escolha dos cortes certos das carnes ajuda também, pois não é qualquer uma que dá para fazer esse prato. Ele fica lindo e faz qualquer vegano chorar (a carne vem vermelhinha de tudo). Custa em torno de 80 reais e para o prato que é, o valor está ótimo.

Amei os dois pratos (óbvio que a gente ficou trocando para provar um pouco de cada um), as carnes nos pontos certos, com temperos certos e os risotos saborosas e al dentes, como deve ser. Gostei demais de tudo que comi por lá e fiquei super feliz por estar provando pratos de uma chef tão criativa e conceituada.

De sobremesa pedimos o Petit Gateau de doce de leite com sorvete de baunilha e calda de frutas vermelhas. Bom, nem preciso dizer que estava dos deuses, né?! Foi disparado um dos melhores que comi na vida. Doce de leite molinho, bolo macio e sorvete impecável. Ótimas escolhas de ingredientes e combinação. O Ale já tinha comigo uma vez e me disse que era o melhor da vida. Ele estava certo. Mas existem outras opções, como mencionei acima o Soufflê de goiabada com calda de Catupiry, churros, mousse de chocolate, etc. Como a sobremesa vai para o coração, não se preocupe com espaço no estômago (hahahaha).

Na parte das bebidas, eles possuem uma carta de vinhos ótima. Com vários rótulos mais frescos, que refletem muito o clima tropical que o restaurante passa para a gente mesmo nos dias mais frios. Clericot, Moscow Mule, Aperol e várias frutas para a caipirinha estão na lista enorme dos drinks que eles servem. A caipirinha ai da foto foi feita com cachaça e uva crimson esmagada com açúcar e gengibre. Olha que demais essa ideia. Adoramos!

Minhas impressões sobre o Carlota são as mais positivas possíveis. Adorei desde a decoração até o atendimento, passando pelos detalhes mínimos, como o cuidado na escolha dos talheres e das taças. São esses detalhes que para mim, fazem muita diferença. Porque as pessoas gastam um tempo de suas vidas para fazer isso e eu considero demais. E esse mesmo cuidado nós podemos ver nos pratos, sobremesas, drinks e tudo que sai da cozinha do Carlota. É uma comida que nos abraça, sabe?! Adoro ter essa sensação quando estou comendo. Eu amei demais conhecer o Carlota assim e ver mais de perto o trabalho da Carla Pernambuco que arrasa, sem dúvidas. Então, meu conselho é para que você corra para o Carlota, mas faça uma reserva antes. As mesas são concorridas, principalmente nos finais de semana. Corre!

Restaurante Carlota

Rua Sergipe, 753. Higienópolis. São Paulo. (11)3661.8670

One response to “Restaurante Carlota, em São Paulo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*