Restaurantes

Restaurante Antonietta Cucina, em São Paulo

Restaurante Antonietta Cucina, em São Paulo

 

Hoje quero contar mais uma dica excelente de alta gastronomia aqui em São Paulo. Na verdade é um restaurante que eu não conhecia, mas que já tem sua história aqui na cidade. São quase 10 anos cozinhando alguns dos melhores pratos da culinária italiana aqui em São Paulo, deixando as pessoas felizes por comer tão bem. Vocês precisam conhecer o restaurante Antonietta e tenho certeza que ficarão apaixonados, assim como eu. Para vocês terem uma ideia, o restaurante já ganhou o título de Bib Gourmand do Guia Michelin. Só isso tá bom para você? Vocês sabem que eu nunca venho com dicas médias aqui, então segura que o Antonietta é daqueles restaurantes que a gente quer muito se tornar habitué.

Para começar, o restaurante em si é lindo. Lindo mesmo! A decoração requintada, ambiente confortável e aconchegante, luzes fracas e indiretas… Um verdadeiro conjunto maravilhoso que faz com que eu queira muito recomendar o Antonietta para aqueles casais que querem comemorar alguma data especial, ou para aqueles que querem impressionar a gatinha num primeiro encontro (sua dificuldade vai ser manter o nível depois de começar tão alto assim hahaha). A verdade é que o restaurante foi feito para as pessoas de bom gosto que sabem o que é um prato bem feito e querem um serviço de qualidade. Simples assim.

O cardápio, ao contrário da maioria dos restaurantes de gastronomia italiana, é até que enxuto. Não sei vocês, mas eu tenho uma dificuldade absurda quando o cardápio tem páginas infinitas de opções. Então, ponto para o Antonietta. Já que falei sobre o cardápio, vamos começar a falar sobre os pratos então! Lembrando que durante a semana, com exceção de feriados, durante o almoço, eles trabalham com o menu executivo. Fica a dica para quem estiver trabalhando pela região.

De entrada, eles possuem diversas opções. Um dos mais famosos do cardápio, é a Polenta, Uovo e Tartufo. Que nada mais é do que uma polenta italiana cremosa com ovo caipira perfeito, cogumelos enoki, crispy de couve e lâminas de trufa negra. Também provei a Piadina Romagnola, que vem com recheio de presunto curado, queijo stracchino e rúcula selvagem, tudo isso entre duas fatias de um pão com massa típica da Itália.

Também pedimos o Cannoli di Caprino que é feito com uma massa de beterraba e recheio de ricota com pistache. Por fim (estávamos em várias pessoas na mesa), pedimos os tradicionais Arancini funghi e tartufo, que são bolinhos fritos de arroz carnaroli, cogumelos, trufa negra e muçarela de búfala. Ufaaa. Nem preciso dizer que depois de toda essa experiência gastronômica da entrada, com tanta coisa boa que provamos, estava ansiosa para provar o prato principal. Ah! Claro que tudo que provamos e pedimos estava sensacional. O Chef Antônio Maiolica manda muito bem.

Passando por vários pratos clássicos na parte dos principais, devo ressaltar que as massas são artesanais e feitas a mão na massaria deles (adorei esse nome, massaria). Quando for pedir a sua, consulte os funcionários para saber os molhos e mais informações sobre as massas. Gnocchi de batata, carbonara de pato (é um dos mais pedidos do restaurante), spaghetti, etc. A verdade é que qualquer massa que você pedir, vai estar pedindo muito bem e vai comer um prato sensacional.

Eu fui no meu tradicional. Gosto muito da combinação de carne vermelha com risoto, então não poderia deixar de pedir o prato que se chama Ossobuco ala Milanese. Que é um monte de carne mais macia que um travesseiro, acompanhada de um risoto de açafrão com gremolata (que é um condimento italiano que combina perfeitamente com o ossobuco). Amei meu prato! Era bem servido, delicioso e lindo. Realmente, me senti na Itália. Os pratos do Antonietta são verdadeiramente italianos.

De sobremesa, o famoso Dolci, haviam poucos opções também, mas pedimos 3. Oba! Babamisú um dos clássicos do Antonietta, que é bolo tradicional molhada com café espresso Wolf e creme de mascarpone artesanal. Maravilhoso! Mas também pedimos o Brigadeiro que é feito com chocolate 100% amargo e creme de avelã Callebaut com biscoito e pó de avelã. Para aqueles que amam avelã no chocolate é uma overdose. Mas, confesso que meu favorito foi a Panna Cotta Fragole e Balsamico, onde a panna cotta foi feita com creme de leite fresco, morangos frescos e redução de balsâmico. Juro que deu vontade de comer até o prato em que ela foi servida (hahahaha).

Bom, o resumo do Antonietta é que eles conseguiram trazer muito da Itália para os pratos, mas mantiveram aquele ar elegante que encontramos nos restaurantes paulistanos. Amei conhecer o restaurante, achei tudo lindo e tudo saboroso. Ah! Já ia me esquecendo. Na carta de vinhos, só rótulos italianos. Os melhores. Então vá com sede de vinho. Fica a dica! O Antonietta é mesmo um dos melhores italianos que temos aqui em São Paulo. Você precisa ir conhecer.

Antonietta Cucina

Rua Mato Grosso, 412. Higienópolis. São Paulo.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*