Europa

Razões para NÃO escolher a TAP Airlines para sua viagem à Europa (e alguns pontos positivos)

Razões para NÃO escolher a TAP Airlines para sua viagem à Europa (e alguns pontos positivos)

 

Raramente faço isso. Geralmente, quando não gosto de algo, prefiro ficar quieta e não recomendar. Sempre que vocês leem algo aqui ou no Insta (@viagensdatalita) onde eu elogio um lugar ou um serviço, podem ter certeza que eu gostei demais daquilo e realmente minha indicação é verdadeira. Mas me senti tão ofendida pelo tratamento que a companhia aérea deu para minha volta de Paris Fashion Week, que decidi vir aqui contar a vocês o que aconteceu. Desde o começo da novela portuguesa da TAP Airlines. São detalhes, mas para mim, a diferença está nesse conjunto, onde você é tratado com decência e não se sente prejudicado. Realmente acredito que preciso compartilhar isso com vocês e fica ao seu critério se vai escolher a TAP ou não. Eu pretendo não mais utilizar seus serviços.

Antes de mais nada, quero dizer que os aviões são bons na medida do possível. O espaço entre os assentos é até mais confortável que em voos que Air France que já peguei e tudo é bastante limpo. Mas parou por aí.

 

– O valor da bagagem que você compra após fechar o voo

Não tem como descobrir o valor da bagagem na hora da compra do seu ticket. Logo, você compra às cegas e pensa que o valor vai seguir a média das outras companhias. Porém, você quase cai para trás quando finalmente consegue comprar sua bagagem. Falando em valores reais, de acordo com minha última viagem. Paguei 1.920 reais na volta de Paris. Minhas bagagens (duas de 23kg) no site, estava saindo 1300 reais. Sim. 1300 reais onde eles estavam cobrando minhas duas malas no voo Paris/Lisboa e Lisboa/SP.

 

Porém, eu comprei um voo completo. Não tenho culpa da escala e eles estavam me cobrando quase o valor que paguei na passagem, somente com as bagagens. Achei um absurdo eles cobrarem valores diferentes para as malas, sendo que eles vendem esse Stop Over como se não houvesse um gasto a mais para o cliente. Péssimo! Não contente, liguei lá diretamente e eles me passaram o valor de 840 reais. Mais baixo, mas ainda sim totalmente abusivo. Nunca, jamais, deixe para comprar as bagagens no aeroporto, pois o valor será ainda maior.

 

– Eles te colocam no assento que bem entenderem

Na hora que fazer o check in online, todas as outras empresas, te disponibilizam a opção de escolher os assentos, sem cobrar a mais por isso. Porém, na TAP, essa opção não existe. Se você quiser escolher seu assento, vai ter que pagar no mínimo 75 euros. E não estou falando sobre assentos conforto, executiva ou qualquer coisa do tipo. Estou falando de assentos normais, na classe econômica. Eles te cobram para que você possa ter acesso ao assento que você POR DIREITO deveria poder ESCOLHER. Isso é um absurdo! Se quiser trocar de assento sem ser cobrado e tentar pegar algum que você queira, chegue cedo no aeroporto e faça seu check in lá.

– Processo por telefone é demorado demais e o 0800 não funciona fora

Caso você tenha algum problema, reclamação, dúvidas, sugestões, ou qualquer coisa do tipo, para tratar por telefone, esqueça o 0800. Eu não consegui ligar para o 0800 deles do Brasil e nem da França. Tive que ligar no número normal (que é uma ligação cobrada) e eles demoram uma eternidade para resolver seu problema (isso se a ligação não cair). Tipo, dane-se se você está pagando pela ligação (mesmo que ela seja internacional).

 

– Os aviões em voos domésticos são precários

Os aviões são limpos, isso eu não posso reclamar. Mas, não possuem opções para a gente passar o tempo. Não tem televisão, são assentos apertados e por mais que eles não te cobrem pelos lanchinhos (ainda bem, né), são aviões com pouca estrutura.

 

– Funcionários mal educados (mas nem todos)

Não posso generalizar, mas vi alguns funcionários bem mal educados nos dois voos que peguei. Teve uma mulher que simplesmente tacou o carrinho de comidas e bebidas em cima de uma senhora que queria passar. Achei o cúmulo. Em um momento do voo, eu tentei usar o banheiro em uma parte do avião e disseram que eu precisava ir para outro, sendo que não havia separação de classes, nem nada.

– Entretenimento do voo não é completo

Gente, isso não é frescura. Em um voo longo (entre São Paulo e Lisboa o tempo fica em torno de 10h dentro de um avião), precisamos nos manter entretidos, caso seja impossível dormir (que é o meu caso, que raramente consigo dormir em voos, mesmo que sejam de madrugada e longos, é um tormento para mim). Não havia séries, não tinham muitos títulos de filmes e música era basicamente tudo português. Claro que assisti alguns filmes, mas senti falta de uma variedade maior de opções.

 

Pontos Positivos

Como Portugal fica bem na pontinha da Europa, os voos para lá costumam ser os mais baratos (mas não se engane com relação a bagagem, como alertei ali em cima) e mais rápidos. Eles oferecem também a opção de Stop Over em Lisboa ou Porto, você escolhe. Podendo ficar até 5 dias na cidade (atenção a bagagem novamente), e eles te cobram somente uma passagem no geral, não dividem como outras companhias.

O serviço de bordo foi bom e olha que já escutei bastante gente dizer que era ruim (acredito que depois de tantas críticas, eles devem ter melhorado). Eles serviram comidinhas boas, bebidas boas e nessa parte, foi tudo tranquilo. Cheguei em São Paulo sem fome. Mas senti falta dos protetores de ouvido, dos kits de higiene e também do protetor de olhos, para a gente tentar dormir um pouco no voo. Enfim, minha visão sobre minha experiência com a TAP Airlines.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.