Brasil

Praia de Canoa Quebrada, Ceará

Praia de Canoa Quebrada, Ceará

 

Acabamos de voltar de lá e já bateu uma saudade. Também pudera… Impossível não se encantar com as paisagens, com aquele mar verdinho, com o clima (até com o vento constante que refresca do calor), da hospitalidade (até de não nativos) e de tudo que essa praia linda chamada Canoa Quebrada pode nos oferecer. Passar alguns dias no final de ano lá foi demais. Experiência incrível e vou contar tudo para vocês.

Para chegar à Canoa Quebrada, você precisa descer em Fortaleza. É possível chegar por Natal também, mas aí seria um passeio mais longo porque você teria que ir de um estado para o outro e isso levaria cerca de 5h, pelo outro lado. Caso tenha interesse, as praias do lado leste do Ceará são igualmente lindas (nós fomos conhecer algumas e depois conto tudo também). No aeroporto, alugamos um carro (escolhemos a Foco Aluguel de Carros que tinha o melhor valor, carros em perfeito estado e atendimento de primeira) e fomos direto para Canoa Quebrada, o que levou algo em torno de 2h20m.

As estradas são ótimas (acabaram de ser triplicadas, dando um baile nas estradas que descem para o litoral de São Paulo e ficam abarrotadas de gente em congestionamentos monstruosos), então podem ficar tranquilos, pois passar pelos pequenos vilarejos pela estrada, vamos ver um pouco do que a televisão mostra, quando o assunto é a pobreza no interior dos estados no Nordeste e do Norte.

Canoa Quebrada é uma das praias que pertencem ao município de Aracati, no Ceará. Uma cidade bem grande que víamos de longe, lá da pousada. Tem bastante estrutura e muita gente de Canoa vai até lá quando precisa de algo mais específico. Mas não chegamos a visitar. Acredito que as outras praias sejam tão lindas quanto.

Chegando em Canoa Quebrada, não tem muito segredo. A parte onde ficam os hotéis e restaurantes, dá para fazer tudo a pé. Para se hospedar, existem diversas opções. Ficamos na Pousada Aruanã, mas sei que existem outras maravilhosas como a Pousada Long Beach, Pousada Refúgio Jardim de Canoa, Pousada Presidente, Pousada Azul Marinho, Pousada Vila Canoa, Pousada casa Rossi, Pousada Dona Flor, etc. São muitas opções para escolher aquela que cabe no seu bolso, ou aquele que tem mais vista e estrutura para o que você deseja.

A praia de Canoa Quebrada é enorme, é uma costa de quilômetros. Olhando para a esquerda, veremos o Parque Eólico (você sabia que o Ceará é auto suficiente em energia por causa da energia eólica? Pois é, eu também não sabia) com aqueles cataventos enormes girando e girando e girando… Sem Parar! Além das dunas e aquela paisagem meio árida. Se for para o lado direto, vai encontrar barracas de praia, mais estrutura para você (do lado esquerdo não tem ninguém, só pessoas caminhando) e também vai chegar ao símbolo oficial da praia, que é aquele com a Lua e a Estrela esculpida em uma falésia.

Para comer durante o dia, as melhores opções são as barracas (que de barracas não tem nada, pois são enormes e com bastante estrutura) de praia. Eu fiquei na Chega Mais Beach, que tinha tudo que precisávamos, até piscina com água doce para dar um mergulho. Para comer e beber, não se acanhe. Peça tudo que for regional. Frutos do mar (especialmente os camarões), peixes que eles acabaram de pescar e beba muita caipirinha (ou caipifruta como eles chamam) com pinga Ypióca. Uma vez no Ceará, não ouse beber outra pinga. Eles se orgulham disso e jamais vão te oferecer outra pinga.

Para comer de noite, vocês podem ir até a Broadway. Não tem como ir para outro lugar. Todo o agito da cidade fica lá. Os melhores restaurantes, os bares, os pubs, sorveterias, lojas, tudo! Tudo que você precisar, vai encontrar na Avenida Broadway e adjacentes. O Ale e eu, ficamos completamente apaixonados por um restaurante chamado Mezza Luna. É de um italiano que se apaixonou pela região e por uma nativa.

Resumindo, eles abriram esse restaurante que mais parece um bistrô de praia, com poucas mesas, música acústica ao vivo tocando todo santo e boa comida. Quando  eu falo, é boa mesmo. Foi o melhor restaurantes que jantamos e nos apaixonamos, tanto que voltamos nas 3 últimas noites para comer lá. Não dava para não ir, pois era uma bolha dentro de toda aquela muvuca que estava na Broadway. Além do mais, o restaurante era diferenciado, super romântico com aquele clima de praia elegante. E com atendimento de primeira por todas as meninas que estavam ali servindo. Uma mais querida que a outra!

Mas além do Mezza Luna, também conhecemos a Pizzaria Cantinho da Sardenha (que servia pizza muito boa, até com massa integral), mas também tinham outros restaurantes, mas esses ficavam no meio da muvuca, caso você não se importe. Tinha o Costa Brava, Café Habana, Adegas dos Portugueses, El Argentino, Papríka, Pizza Nostra, etc. Opções não faltam para quem quer comer bem em Canoa Quebrada. E sabe o melhor de tudo? É muuuuuito mais barato que nas cidades grandes.

Com relação a bares e balada, Canoa Quebrada é agitada. Nos disseram que tem dias que tudo vai até às 6h da manhã. Como o Ale e eu somos velhinhos, dormimos cedo e acordamos cedo, não fomos ver se isso era verdade. Mas deu para ver que tudo era bem agitado mesmo. Galera por lá adora um forró, mas também curtem MPB. Nos pubs é possível beber vários tipos de cervejas e drinks, como no Bar do Caverna (que tem um Capitão Caverna esculpido na parte de cima da entrada) e o povo lá estava bem animado. Mas existem outras baladas mesmo, basta procurar. Fica tudo na Avenida Broadway.

Com relação aos passeios que fizemos durante os dias que ficamos lá, vou escrever outros artigos, porque senão esse aqui vai ficar enorme. Aguardem que vou contar tudo nos próximos posts. Tem passeio de buggy, passeio de quadriciclo para ver pôr do sol, pelas dunas, parapente, tem até passeio de lancha pelo Rio Jaguaribe, para ver o encontro do mar com rio. Segurem aí que vou contar tudinho em breve.

Quem me ajudou a organizar a viagem foi o Jailson (seu instagram é o @jailsontur), que sabe tudo sobre a região. Ele pode indicar os melhores passeios, os melhores restaurantes ao seu gosto e tudo mais. Tente conversar com ele antes de ir viajar, assim conseguirão deixar tudo ainda mais organizado e a viagem ficará inesquecível.

Voltando a falar da praia… Pela qual fiquei apaixonada. A água é quentinha, então pessoas que sentem frio crônico (como eu, tamojunto) podem ficar tranquilas, pois dá para entrar na água numa boa. A parte bacana é que o vento que não cessa (às vezes mais forte, às vezes mais fraco, mas sempre mais intenso de noite) faz nosso biquíni secar rapidinho e refresca nossa pele do sol que fica nos torrando a cabeça. Em poucos momentos posso dizer que senti muito calor, e quando isso aconteceu, foi porque o vento havia reduzido.

Aaaahhh! Já ia me esquecendo! Duas coisas que você deve fazer uma vez que estiver no Ceará em geral. Comer macaxeira frita (que é a nossa mandioca, porém melhorada), beber muuuuita água de coco (quando eu digo muuuuuita, é muita mesmo, tipo o dia todo) e ver quantas vezes puder, o pôr do sol. De vários lugares diferentes, como dunas, da praia, até mesmo da varanda da sua pousada. Veja todos os dias, contemple. Vale a pena.

A praia de Canoa Quebrada é linda demais. Não é à toa que ela está sempre na lista das praias mais lindas do mundo. Merece muito estar nessas listas mesmo. De verdade! Toda aquela paisagem de dunas, as falésias, aquela água verdinha tão linda, os coqueiros, as paisagens áridas… Tudo isso junto, faz com que a gente fique de boca aberta quando estamos por lá. Canoa Quebrada é linda demais!

 

Em breve escreverei mais sobre a região, pois visitamos praias quase desertas e quero contar também. Fiquem de olho aqui no blog e também no Instagram (@viagensdatalita), pois estou sempre atualizando tudo. E você? Conhece Canoa Quebrada? Se gostou desse post, compartilhe com seus amigos, nas redes sociais. Canoa Quebrada agradece! O Ceará agradece e muito. <3

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*