Dicas

Porcelanas Monte Sião

Porcelanas Monte Sião
Um dos passeios mais legais que você pode fazer quando estiver por Monte Sião (além de gastar bastaaaaante dinheiro lá nas lojas da cidade), é ir conhecer a fábrica de porcelanas da cidade, um dos estabelecimentos mais antigos da cidade, se chama Porcelanas Monte Sião. É um passeio fantástico e perfeito para quem quer conhecer todas as etapas de como são feitas todas as peças e o melhor, à moda antiga. Já explico para vocês.
Quero contar um pouco da história sobre a fábrica de porcelanas, que é a única que produz a porcelana artesanal azul no Brasil. Foi fundada no ano de 1959, com produção pequena e fazia apenas por encomendas. A jarrinha azul de Portugal foi o primeiro pedido e fez tanto sucesso, que logo entrou na linha de produção. O processo era artesanal e continua sendo até hoje. Todo o maquinário era criado por eles e até a fábrica não se rendeu a tecnologia e até a queima das porcelanas é feita num forno à lenha.

Quando estamos lá na fábrica, podemos conhecer e acompanhar todas as fases da produção. Primeiro existe o processo de moer a matéria prima, depois eles misturam tudo dentro de tambores gigantes por quase 36 horas, para criar uma massa homogênea. Depois eles fazem moldes tipo bolachas e ela já começa a secar. Depois eles misturam as bolachas com outros materiais e manda para os moldes de cada peça.

Depois disso, a peça sai crua, sem acabamento e vai passar por um processo longo de secagem, pois a secagem se dá ao natural. Depois de um tempo, eles conseguem fazer o acabamento e a peça continua secando. Quando estiver pronta, ela vai para o processo de pintura. Primeiro eles pintam manualmente (sim, eles pintam peça por peça manualmente, incrível) com aquela tinta azul (mas eles também possuem outras duas cores, verde e marrom) e depois, se passa o verniz.

Quando tudo estiver pintado, acabado e com verniz, elas são colocadas dentro de formas refratárias para irem ao forno. Como o forno é à lenha, eles não conseguem controlar muito bem a intensidade do fogo, portanto eles colocam nessas formas para proteger cada peça, evitando assim a quebra ou deformidade de cada uma. Essa forma ajuda na distribuição adequada do calor entre as peças. Depois disso, elas são resfriadas e retiradas das formas. E voilá! Elas estão prontas para serem vendidas!

Um detalhe importante, é que a fábrica é totalmente auto suficiente quando o assunto é lenha. Eles não pegam madeira ilegal para a queima, possuem plantação própria. Que isso fique bem claro!

Muito bacana, não é?! Eu adorei conhecer todo esse processo e jamais imaginava que fosse tão cheio de detalhes e tão apaixonante. Sou louca por coisas artesanais, seja o que for. Porcelanas remetem à nossa infância (pelo menos pra mim, minha mãe sempre amou porcelana e até tem várias peças em casa dessa mesma fábrica) e fiquei muito encantada com tudo que acontece por lá. Demais!

Principalmente o processo de pintura! O trabalho desses artesões é formidável, pessoas que passam horas e horas pintando peça por peça, com um sorriso no rosto. Aliás, essa característica dos mineiros é singular, eles sempre estão sorrindo. Não conheci um mineiro que fosse chato ou mau humorado. Todo mundo ama ser mineiro!

Então, anote esse passeio na lista de “Coisas a fazer em Monte Sião”, pois vale muito a pena mesmo! E aproveite para gastar uns minutos na loja da fábrica, perfeito para levar vários presentinhos de viagem. Os valores são ótimos. A lista de produtos é imensa, desde pequenos objetos de decoração, até jarras e vasos lindos, passando por pratos, canecas, etc. Adorei! Corre pra Monte Sião, meu povo! A cidade está lá pronta para receber todo mundo de braços abertos e aquele sorriso mineiro que todo mundo ama!

Porcelanas Monte Sião

Rua 7 de Setembro, 436. Monte Sião. MG. 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*