Dicas

Pic Nics perfeitos pelo mundo!

Quem não gosta da ideia de sentar na grama, curtir o sol e apenas ver o tempo passar, bebendo vinho, comendo coisas gostosas na companhia de quem amamos? Pois é, pensando nisso, a Interpoint Viagens e Turismo decidiu criar essa lista para despertar a vontade dos viajantes em fazer esse programa delicioso. Está preparado?



Os países selecionados por eles foram Itália, Portugal e França. Obviamente, eu vou colocar um PS ao final, pois eu já fiz pic nic em Paris e vou contar como foi.

Os franceses inventaram, os ingleses expandiram, e o mundo inteiro copiou o picnic, a divertida forma de se alimentar em jardins sobre a relva, ao ar livre, com toalhas estendidas e repletas de tentadoras guloseimas.  Pesquisas mostram que a palavra surgiu do verbo “piquer”, que significa “pegar”. Fato é que a moda pegou mesmo e hoje não há quem não curta um bom convescote, outro clássico nome dado a este popular e tradicional programa. Chefs famosos chegam a dar receitas para o melhor piquenique, ato que também inspirou grandes pintores como Edouard Manet a produzir seu inesquecível “Le Dejeuner Sur L’Herbe, hoje propriedade do Museu D’Orsay, em Paris.
A prática se estende a todas as classes sociais, podendo acontecer em requintados cenários como nos mais simples parques aos domingos.  Eventos sociais, casamentos, festas infantis e até mesmo lançamentos de produtos e serviços acontecem com picnics, dos criativos aos mais sofisticados. Vislumbrando um novo e atraente nicho, alguns dos mais elegantes hotéis da Europa já oferecem este programa para seus felizardos hóspedes. Sem dúvida, uma forma criativa e diferente de desfrutarem das cidades vendo-as por outros ângulos, sob as lentes de um genuíno piquenique.
– São Lourenço do Barrocal, Alentejo. Portugal
Nesse hotel boutique delicioso, em meio aos lindos campos alentejanos, hóspedes poderão desfrutar de um bucólico piquenique. Por entre seus setecentos hectares, à margem de um lago, com o murmurar da água, sobreiros e sombras generosas são refúgio e cenário para o piquenique perfeito entre amigos, família ou casais. O hotel prepara uma refeição leve composta por ingredientes frescos e sazonais, com alguns dos melhores produtos da região entre pães, queijos, geléias, doces, frios e um bom vinho de sua adega.
– Castello del Nero, Toscana. Itália
Literalmente sob o sol da Toscana, na região de Chianti, entre Florença e Siena, este magnífico hotel oferece uma experiência de piquenique dentro de sua imensa propriedade, com diversas áreas com videiras e oliveiras, nos horários escolhidos pelos hóspedes. Produtos tipicamente toscanos – pães, queijos, embutidos, azeitonas, tortas, compotas, vinhos e espumantes, poderão ser incluídos e dispostos em lindas cestas com todos os acessórios necessários. O cardápio é montado pelo chef Giovanni Luca di Pierro, que comanda o restaurante La Torre ( 1 estrela no Michelin ), de acordo com as preferências de seus hóspedes.

– Le Burgundy, Paris. França
Em Paris é possível degustar pratos de uma cozinha estrelada, desfrutando dos dias ensolarados à beira do Sena, ou à sombra de uma árvore nos parques da cidade, graças à iniciativa do Le Burgundy, que oferece e entrega, em toda a capital, um piquenique gastronômico, para apreciar a dois, em total liberdade.Referência dos amantes da beleza e do bom gosto e no coração da região mais luxuosa de Paris, o hotel conta com requintado restaurante, cujo chef estrelado Guillaume Goupil e seu Chef Pâtissier Pascal Hainigu se encarregam de um cardápio inventivo e cheio de boas surpresas, em um colorido, florido e festivo piquenique. Entre as iguarias, melão com infusão de verbena, tartare de pargo, frango caipira em wraps, e até a célebre sobremesa Baba au Rhum.

– Grand Hotel Tremezzo, Lago di Como. Itália
Não bastasse toda a beleza do entorno, este hotel esplêndido ainda oferece diferentes cenários e locações cinematográficas para piqueniques espetaculares com vistas panorâmicas do Lago Como. O programa pode acontecer durante um tour pelo lago em limusines aquáticas “vintage”, ou na belíssima Villa Sola Cabiati, do século XVIII, em pequenas ilhotas como a Isola Comacina ou ainda, em trilhas e caminhadas revigorantes pelas montanhas. Entre os quitutes providenciados pela cozinha do hotel as melhores seleções de saladinhas, sanduíches gourmets, pastas e risotas, frutas, bolos, patisserie, vinhos e champagnes. Não à toa, o evento foi batizado de “Chic Nic” pelo hotel.


– Faro Hotel, Cascais. Portugal
Literalmente em cima do Atlântico, implantado nas imponentes falésias de Cascais e tendo o oceano a seus pés, o Farol Design Hotel reflete o charme singular de uma das mais cosmopolitas cidades de Portugal. Membro orgulhoso da prestigiada cadeia Design Hotels, o hotel resulta da fusão harmoniosa e eclética de uma mansão restaurada do séc. XIX, outrora pertencente ao Conde de Cabral, com peças exclusivas de mobiliário design e obras de arte contemporânea. É neste entorno que se desenrola um charmoso piquenique, com cesto de iguarias para dois, Champagne e gourmandises portuguesas. Chega-se ao epicentro do “evento” em elegantes limousines e pode-se usufruir de serviço de mordomo.


Minha experiência em Paris da última vez que estive na cidade foi sensacional. Me sentei com um amigo francês naqueles jardins que ficam na frente do Museu des Invalides, bem na cara daquele Domo lindo. Duas garrafas de vinho francês, pães franceses, frutas, queijo e presunto cru. Tudo isso ao entardecer. Foi maravilhoso falar francês, me sentir como uma verdadeira francesa na cidade que mais amo na vida. Impossível não amar essas lembranças. Então, fazer um pic nic em algum lugar especial, realmente vale a pena. 


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*