América

Passeio para Valparaíso e Viña Del Mar, no Chile

Passeio para Valparaíso e Viña Del Mar, no Chile

 

Um dos passeios obrigatórios que todo mundo quer fazer quando está viajando pelo Chile, é visitar as duas lindas cidades de Valparaíso e a vizinha Viña Del Mar. As duas cidades são lindas, mas confesso que meu coração ficou encantado com Viña Del Mar. Eu moraria nessa cidade fácil depois que ficar velhinha (será que o Alê toparia?) A verdade é que essas duas cidades têm sua personalidade, suas características e cada uma, do seu jeito, é linda e imperdível a visita, uma vez que esteja no Chile. Eu fiz esse com o pessoal da agência de turismo do Chile, Conexión Chile. Se não leu ainda os textos que publiquei sobre eles, volte alguns textos aqui no blog e fique por dentro do que eles fazem (todos os passeios que possam imaginar).

Você consegue fazer as duas cidades no mesmo dia, no mesmo passeio, pois as duas ficam uma do lado da outra. Mas caso queiram dormir um ou dois dias nas cidades, para conhecer melhor e mais profundamente cada uma, fique à vontade e tenho certeza de que será bem agradável. Eu mesma já disse que quero dormir uns 3 dias em Viña Del Mar na próxima viagem. Para chegar as cidades pegamos uma estrada e em aproximadamente 2 horas chegamos na região. Se a paisagem estiver limpa, podemos ver o gigante Aconcágua (que fica na Argentina, mas é bem na fronteira com o Chile). É um passeio de um dia, onde saímos cedo (por volta das 7h da manhã) e voltamos no final do dia. Não esqueça o protetor solar para seu rosto.

Começamos o passeio pela encantadora cidade de Valparaíso. Já chegamos e fomos fazer um passeio de barco pela região. Vimos de perto barcos enormes (porque ali funciona um porto com muita coisa chegando sempre), deu para ver as casas coloridas clássicas e cartões postais de Valparaíso. Também vimos de perto alguns moradores daquela região, lobos marinhos que estavam simpáticos até nosso barco quase bater onde eles estavam (hahahaha eles não gostaram disso não).

Depois caminhamos pela região ali perto do porto, tem alguns prédios históricos, praças com monumentos. Tudo bem bonito, mas ali, o nosso guia Paulo da Conexión Chile, disse que deveríamos tomar cuidado pois algumas pessoas passavam de bicicleta e levavam os celulares dos turistas bobões que ficavam babando na cidade. Valparaíso é uma cidade cheia de subidas e descidas. Caminhamos um pouco pelas ruas coloridas da cidade e foi tudo bem lindo. Paredes e muros coloridos, uma delícia se perder por ali. Enquanto caminhávamos, o guia Paulo ia nos contando histórias sobre as casas, sobre a arquitetura dos locais, sobre o que aconteceu ou deixou de acontecer ali.

Depois fizemos uma visita rápida na casa de Pablo Neruda. Bom, falar sobre Valparaíso (ou sobre o Chile) e não falar sobre Pablo Neruda, é quase impossível. Ele foi um escritor e poeta, que lutou por muitas coisas, especialmente pelo povo chileno que sofreu muito nas mãos do ditador Augusto Pinochet. Mas aqui não é um lugar para se falar sobre política ou coisas ruins (pelo menos não neste texto). La Sebastiana se chama a casa que hoje funciona como um museu, com várias coisas que pertenceram ao Neruda e contam a história desse grande escritor chileno.

Tem um lugar chamado Baburizza Palace, que é um prédio lindo, uma mansão do início do século XX com uma arquitetura eclética em estilo art nouveau. Lá funciona o Museu de Belas Artes de Valparaíso. A cidade toda é um museu ao céu aberto, mas caso queira visitar o Museo a Cielo Abierto, lá em Valparaíso é possível. Um dos lugares que paramos durante o passeio foi na Plaza Sotomayor, que é bem linda também.

Existem mais coisas para fazer em Valparaíso, mas para uma visita de um dia, foi perfeito. Chegamos cedo, vimos várias coisas e antes mesmo de almoçar, já estávamos em Viña Del Mar passeando pela orla e babando naquele lugar.

Definiria Viña Del Mar, mas não consigo. É uma mistura de Nice, Ilhabela, Copacabana, Miami… Difícil explicar. Mas a cidade é uma graça. É onde os aposentados do Chile que possuem dinheiro, vão viver. Tem umidade, tem ar limpo, é limpa, segura, organizada e linda. O Oceano Pacífico banha a costa em praias lindas. A mais famosa se chama Reñaca, que é bem bonita e é o paraíso para os surfistas, com ondas perfeitas e um visual lindo. Dizem que o Pacífico é um bom lugar para se mergulhar, devido ao nível alto de visibilidade. Vimos alguns mergulhadores por lá, na região de Reñaca, então acho que é verdade. Aliás, eles estavam com aquelas roupas grossas e compridas por causa do frio. Siiiimm, é bem frio! Eu não teria coragem de encarar.

Existe uma vez por ano o fantástico Festival de Música de Viña Del Mar. A cidade fica lotada e com certeza, é a época de maior alta de turistas na região. É famoso mundialmente. E também pudera, a cidade é linda demais e durante o festival fica ainda mais linda. Um outro cartão postal que visitamos na cidade é o Relógio de Flores de Viña Del Mar, todo mundo para lá para fazer algumas fotos, porque é bonito. E uma coisa super bacana que tem lá e também paramos para ver (confesso que eu adorei e fiquei com mais vontade ainda de conhecer o local de onde ele saiu), um Moai que veio da Ilha de Páscoa. Foi trazido da Ilha e colocado na frente do Museu Fonck, que é o Museu Arqueológico e Histórico do Chile. Muito legal!

Esse foi o nosso dia por essas duas cidades lindas do Chile. Claro que tem muito mais para conhecer, mas deu para sentir um gostinho das duas. O pessoal da Conexión Chile é demais e os guias são os melhores. O Paulo nos contou várias histórias sobre as duas cidades. Ah! Esqueci de dizer que almoçamos em um restaurante de frutos do mar que fica de frente para a praia linda de Reñaca. Não sei vocês, mas refeições com vista linda para alguma coisa, são as minhas favoritas. E se você também gosta, precisa conhecer Viña Del Mar. E já que vai conhecer essa cidade praiana tão linda, aproveite para conhecer também Valparaíso. Caia tranquilo nas mãos do pessoal da agência Conexión Chile, que estará em boas mãos para fazer esses e todos os outros passeios que quiser. Tenho certeza que vão adorar.

Conexión Chile

www.conexionchile.com.br

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.