Enobacana

Passeio à Vinícola Estancia El Cuadro, no Valle de Casablanca, Chile

Passeio à Vinícola Estancia El Cuadro, no Valle de Casablanca, Chile

 

Mais um passeio incrível que fizemos com o pessoal da agência Conexión Chile, quando estivemos essa última vez lá em Santiago, foi ao Valle de Casablanca. Esse lugar é bem conhecido por seus vinhos maravilhosos, por ter um terroir de boa qualidade e clima ideal para o plantio de certos tipos de uvas. Mesmo que você não seja um amante dos vinhos, acredito que visitar essa região vai ser uma boa opção, pois as paisagens são lindas e o Valle fica bem perto de Santiago, se tornando uma opção bacana para quem já visitou algumas vezes a cidade de Santiago.

Começo dizendo que se trata de um vale mesmo. O Valle de Casablanca está entre Santiago e entre o litoral de Valparaíso e Viña Del Mar. Então, podemos dizer que a região sofre grandes influências do mar, que está a apenas 18km de distância. Ou seja, temos a neblina clássica pela manhã, amplitude térmica boa, tendo noites e manhã mais geladas, tarde ensolaradas, o que é bom para a uva, pois o frio da noite ajuda a evitar que a uva tenha suor, reduzindo assim a sua acidez. O resultado é uma maturação mais lenta. Uvas como a Chardonnay e Sauvignon Blanc costumam se adaptar bem ao clima e render ótimas safras. O mar traz o frescor para as uvas e fica nítido no nariz e na boca. Mas olha, digo que provei e trouxe duas garrafas de um Shiraz feito nessa vinícola que estava dos deuses!

Antes de falar sobre a vinícola, quero colocar aqui dois pontos importantes para o sucesso dos vinhos e safras do Chile. Claro que existem diversos produtores ruins, mas os grandes vinhos chilenos são realmente maravilhosos. O fato de quase nunca chover no Chile é um privilégio para as videiras, pois elas quase nunca precisam de água e precisam de um solo bem drenado para que essa água não fique acumulada em sua raiz. Outro fato importante é que o Chile é o único país do mundo que não sofre com nenhum tipo de praga como a Filoxera, que dizimou quase toda a Califórnia, França e outros países. A neve esteriliza qualquer peste, fungo. Então, o Chile é bem sortudo por ter esse clima e essa geografia.

Falando agora sobre a Estancia El Cuadro. Confesso que geralmente vinícolas precisam ser muito lindas e especiais para me surpreender. Algumas já fizeram isso (como aquelas maravilhosas de Bordeaux), mas o lugar onde a Estancia El Cuadro está localizada, me fez ficar apaixonada instantaneamente. Além do lugar em si ser lindo, todas as instalações que eles fizeram para a vinícola, são igualmente lindas. Até tínhamos outros lugares para ir, para conhecer, mas definitivamente, decidimos ficar por lá o dia todo. E que lugar maravilhoso para se passar o dia, beber um bom vinho (disparado o vinho chileno que mais gostei na vida) e ainda petiscar algumas coisinhas. Não te parece a definição de dia perfeito?

A Estancia El Cuadro funciona também como um centro de eventos, onde eles realizam belos casamentos e outros tipos de festas. Mas o casamento é o forte deles. Também pudera, que noiva não ia querer casar com o amor de sua vida naquele cenário? Rodeado de natureza, pertinho de Santiago e em um dos lugares mais lindos da região, fica impossível não se encantar com toda aquela estrutura. Mas é possível realizar diversos passeios ali na Vinícola e eu fiz alguns deles, que vou contar já! Lembrado que se você quiser conhecer a Estancia El Cuadro, quem pode te levar até lá é o pessoal da Conexión Chile, melhor agência de turismo do Chile!

Existem alguns tipos de passeios que podemos fazer por ali. Um deles, é o passeio pela Estancia El Cuadro com uma carruagem. Gente, sério. Olhem as fotos aqui embaixo. Não parece uma carruagem de realeza? Juro que me senti a princesa da Disney (ainda mais vestida com aquele vestido lindo de princesa da Litt). A carruagem é enorme, os cavalos são lindos (da raça Breton, que são cavalos parrudos, fortes e que aguentam puxar bastante peso) e a estância em si é enorme. Muitos lugares para ver, as plantações, onde os animais ficam e até um local onde eles criam alpacas. São muito fofas. Invadimos esse cercado para tentar chegar perto delas, mas elas não quiseram muito papo.

Depois desse passeio, fomos dar uma olhada na plantação das videiras que eles possuem. Uma coisa bacana que eles fazem lá, é plantar as principais cepas de uvas ali, para os visitantes conhecerem. Como havia passado da época de colheita, as uvas estavam bem maduras no pé e algumas não consegui provar, mas fiz questão de pegar uma uva de cada tipo. Incrível como o vinho mantém as características das uvas mesmo após tantas fermentações, tempos em barrica, etc. Para meu aprendizado, isso foi demais. Ver tantos tipos de uvas ali, na minha frente, é algo que não tinha vivido ainda e adorei a experiência.

Os campos são enormes, tudo bem organizado e bem bonito. Mas a maior parte das uvas da Estancia El Cuadro, não são para produzir os seus próprios vinhos. Eles vendem as uvas para vinícolas maiores. Eles produzem garrafas de vinhos por ano, mas a quantidade é bem reduzida e eles vendem somente lá, na própria Estancia. Você não vai encontrar uma garrafa do vinho deles em um mercado ou loja de vinhos. Por isso, minha dica é que compre muitas garrafas quando estiver por lá. Eu trouxe somente duas e me arrependi. Deveria ter trazido mais.

Depois desses passeios, usei a estância e todos os cenários maravilhosos para realizar algumas fotos que precisava fazer para meus parceiros de moda. Óbvio que o resultado ficou incrível e o Marcelo (@marceloprado77), que é fotógrafo profissional da agência Conexión Chile, mandou muito bem. Já postei diversas fotos desse ensaio lá no Instagram (@viagensdatalita), mas vou colocar algumas aqui para vocês verem também.

Bom, nem preciso falar muito mais sobre a Estancia El Cuadro. Eles vendem um passeio lá na vinícola que é possível comprar pelo site, ou telefone, ou e-mail. Mas acredito que até essa matéria ir ao ar, vocês podem falar com diretamente com o pessoal do Conexión Chile, pois eles já vão começar a comercializar esse passeio, que inclui a carruagem, degustação de vinhos, degustação de queijos, acesso ao museu do vinho, visita nas plantações entre outras coisinhas. Vale a pena passar o dia todo lá. É um lugar lindo agradável e muito acolhedor. Eu amei e mal posso esperar para voltar e comprar mais vinhos (hahahaha). Você precisa conhecer a vinícola Estancia El Cuadro, no Valle de Casablanca, no Chile.

Estancia El Cuadro

www.elcuadro.cl

www.conexionchile.com.br

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*