Dicas

Os atentados terroristas dessa semana

Sei que nunca fiz esse tipo de postagem aqui no site, mas como o nome é “Viagens da Talita”, me sinto livre para escrever as minhas viagens de pensamentos e sentimentos também. E nada mais justo do que falar sobre o que está acontecendo pelo mundo neste exato momento.
 
Catedral de Cairo
 
 
Infelizmente a imprensa nunca dá muita importância a certos acontecimentos ao redor do mundo, talvez por considerar de baixa relevância. Enfim… Eu não consigo deixar passar notícias como essas.
 
Nos últimos dois dias aconteceram atentados terroristas em 3 países da África, no Egito, Somália e Nigéria. E também ocorreu um atentado duplo no centro de Istambul, na Turquia. Na África, ao todo, mais de 100 pessoas foram mortas e outras centenas de pessoas ficaram feridas, algumas em estado grave, o que pode aumentar o número de mortos.
 
 
 
Hoje, domingo dia 11 de dezembro de 2016, a Turquia chora e está em luto oficial devido ao atentado ocorrido em dois locais do centro da cidade de Istambul, na noite de sábado onde mais de 38 pessoas foram mortas, grande parte desse número era de policiais e mais de 100 pessoas foram feridas.
 
No Cairo, a explosão aconteceu dentro da Catedral Copta, onde ao menos 25 pessoas morreram, na sua maioria mulheres e muitas crianças. Foram 12 quilos de explosivos detonados ao lado das mulheres que estavam na catedral. Simpatizantes do grupo terrorista Estado Islâmico, comemoraram o atentado, mas o grupo não reivindicou o ato. 
 
 
 
Na Somália, a explosão aconteceu no maior porto do país, na capital Mogadíscio. Pelo menos 29 pessoas morreram e os alvos eram, novamente, policiais. A autoria do atentado foi assumida pelo grupo extremista islâmico Al Shabaab, devido às eleições no país que estão longas demais. Tudo para perturbar as tentativas de organizar um país que vem sido assolado por guerras civis há anos. 
 
 
 
Na Nigéria, foram duas mulheres suicidas que se explodiram na cidade de Madagali, no nordeste do país. Nenhum grupo assumiu a autoria desse atentado, mas ele se parece muito com os cometidos pelo grupo terrorista do Boko Haram (que muita gente considera ainda mais violento que o próprio EI), que vem tentado impor suas leis islâmicas na região nordeste da Nigéria. Os atentados com pessoas suicidas têm acontecido com frequência.
 
 
 
São muitos grupos terroristas, são muitos extremistas que usam sua religião como base em suas atitudes. Com interpretações equivocadas, eles usam a violência para matar em nome de ideais completamente irracionais. Muita diferença política, muita intolerância racial. Esses são os principais combustíveis que esses grupos usam para disseminar o medo entre todo o mundo.
 
Boko Haram
 
 
Difícil tentar compreender como funciona a cabeça e a mente de uma pessoa que usa a sua coragem para praticar atos como esses que temos visto com uma frequência que vem aumentado assustadoramente. A imprensa não divulga, mas todos os dias existem batalhas terríveis na região da Faixa de Gaza, Síria, Iraque, onde centenas de pessoas inocentes perdem suas vidas em um sopro.
 
 
 
A intolerância está adoecendo nosso mundo e nações inteiras. Costumo ser sempre uma pessoa otimista, mas nesses casos específicos, não consigo enxergar uma solução que faça tudo isso acabar. Muitas pessoas continuarão a morrer.
 

 

 

Onde tudo isso irá parar? =´(

Tenho alguns pensamentos cheios de utopia, onde o mundo seria sim um lugar melhor, cheio de paz e bom para as pessoas. Mas quem faz o mundo somos nós mesmo. O mal muitas vezes consegue ficar mais forte do que o bem, mas não podemos desistir. O mal nunca irá superar o bem se não permitirmos que isso aconteça. Só nos basta ter fé de que tudo isso, um dia, irá acabar de alguma forma.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*