Europa

Onde comer em Coimbra, Portugal

Onde comer em Coimbra, Portugal

 

Verão europeu chegando e aposto que muita gente está se programando para curtir algum (ou alguns) países de lá. Minha dica de hoje é de gastronomia. Caso estejam planejando uma viagem a Portugal, fiquem cientes de que devem sim dar uma passadinha em Coimbra. A cidade é linda, cheia de histórias, com um Centro Histórico maravilhoso (incluindo a Universidade) e com muitos, mas muitos restaurantes excelentes para comer. Não conheci todos, mas os poucos que tive a grande sorte de conhecer e provar as delícias, quero compartilhar com vocês.

– Casas do Bragal

Um dos restaurantes mais conhecidos e tradicionais da cidade (e arrisco dizer que do país todo). O casal Eugenio e Manuela cuidam muito bem do Casas do Bragal. Impossível não se encantar com tudo por lá, desde os detalhes na decoração (escolhida por eles mesmos) até o cuidado na apresentação dos pratos. Maravilhoso! Comi uma espécie de risoto com vieiras que estavam simplesmente dos deuses. Para comer de joelhos!

– Dux Taberna Urbana

Um restaurante que fica fora do circuito dos mais procurados pelos turistas, então os locais frequentam bastante. Não é para menos. É um restaurante com um esquema de tapas, então é perfeito para aqueles almoços entre amigos ou jantares regados a boas bebidas. O importante é manter o esquema de compartilhar os pratos. Essa é a alma do negócio. Nunca irei me esquecer dos cones de salmão com creamcheese que comi lá. Estavam maravilhosos!

– Passeite, a Taberna do Azeite

Para os amantes dos bons azeites (do mundo todo), vale a pena dar uma passada neste restaurante e provar diversos azeites de diversos tipos. Você sabia que provar azeite é uma ciência, como provar vinho? E lá no restaurante Passeite você terá a oportunidade de vivenciar uma verdadeira experiência “azeitóloga” (hehehehe). Além disso, os pratos são típicos da gastronomia portuguesa e deixa qualquer um apaixonado. É uma delícia jantar no Passeite. Mas reserve antes, pois são poucas mesas e lota todos os dias. Um detalhe importante! Não saia de lá sem levar consigo uma garrafinha do azeite que eles mesmos produzem. Passeite!

– Sapientia Hotel Boutique

Caso não esteja hospedado neste hotel (o que seria uma pena, pois é um dos melhores da cidade e tem apenas um ano de existência, na melhor localização de Coimbra), pode reservar uma mesa para ir jantar no Sapientia. Ou pode simplesmente ir curtir a hora do vinho (que acontece todo dia por volta das 18h), onde eles servem vinhos da casa, tanto branco quanto tinto, e uma das opções de petiscos (petiscos porque ainda não é horário de jantar) é uma tábua enorme com especialidades portuguesas entre conservas, queijos e pães. Maravilhoso! Mas caso tenha a oportunidade, jante lá também. O Sapientia é lindo.

– Pastelaria Briosa

Uma das opções para o dia a dia. Na verdade, foi minha única opção para aqueles momentos em que eu queria comer um bom pastel de nata ou qualquer outro doce português. Sim. Comi quase a pastelaria toda, cada vez que ia até lá. São tantos doces e o pastel de nata é tão bom, que é impossível visitar a Briosa somente uma vez na viagem. Comi lá também bons bolinhos de bacalhau. Mas a verdade mais absoluta de todas é que é realmente difícil comer mal em Portugal.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*