Listas

Onde beber cerveja pelo mundo

Gosta de cerveja? Quer viajar e provar diferentes sabores pelo mundo? Então essa lista é a certa para você!
Para os viciados no líquido dourado, não existe tempo ruim ou época do ano para apreciar a bebida que é mundialmente conhecida.Mas existem alguns lugares que, com certeza, você nem imaginou que pudesse encontrar uma boa cerveja. Na minha opinião, as melhores são as artesanais. Porque são feitas com mais carinho, com mais cuidado e tem sempre um toque pessoal de quem elaborou a receita.
Aí vai a lista de alguns dos melhores lugares para curtir uma boa cerveja.
– Bariloche
A cidade tem diversas cervecerias, mas uma chama mais a atenção e é considerada uma das melhores cervejas de toda Argentina. A Blest é feita com a água limpa que vem do degelo das montanhas e eles produzem diversos tipos de cerveja, desde a pilsen até uma feita com framboesa (perfeita, pois a região é onde encontramos as melhores frutas vermelhas). Vale a pena ir para conhecer, pedir uma tábua de coisas para petiscar e experimentar cada uma das cervejas, depois repetir aquela que você mais gostou.
Cerveceria Blest: Av. Exequiel Bustillo, 11.600. San Carlos de Bariloche. Argentina.
– Vilnius
É a capital da Lituânia. Sim, nesse país que poucas pessoas conhecem, se cria uma das melhores cervejas. Existem vários bares que produzem a bebida ali mesmo, mas o bar que mais chama a atenção é o Bambalyné. Nessa cervejaria, eles vendem mais de 50 tipos de cerveja, e não só as produzidas ali, mas muitas produzidas na cidade. Eles escolhem as melhores da região e vendem tudo num lugar só. Para acompanhar peça um arenque defumado ou uma sopa bem quente e aproveite o momento.
Bambalyné: Stikliu, g 7. Vilnius. Lituânia.
– Munique
Claro que a Alemanha não poderia faltar nessa lista. Há quem diga que as melhores cervejas são as de lá. Uma coisa é incontestável: eles são realmente bons nesse negócio de fazer cerveja. Enfim, em Munique é bem fácil encontrar um lugar para tomar cerveja. Uma boa cervejaria na cidade é o Biergarten do Viktualienmarkt. A cerveja principal deles é a Paulaner, mas vai encontrar outros rótulos também. Quer se sentir um verdadeiro alemão? Peça alguma coisa com salsicha para acompanhar a cerveja, arrisque algumas palavras no idioma e fica tudo certo.
Biergarten do Viktualienmarkt: Viktualienmarkt 9. Munique. Alemanha
Ainda falando de Munique (eu disse que lá tinham muitas opções), dizem que o melhor lugar para se beber cerveja na cidade é na cervejaria da Torre Chinesa. A comida é boa e a cerveja de lá é a Hofbräu. Você paga um valor determinado e pode beber à vontade, se devolver o copo da cerveja. Mas poucos fazem isso, pois é bacana levá-lo de lembrança da viagem.
Biergarten da Torre Chinesa: Englischer Garten. Munique. Alemanha.
– Bruxelas
A melhor cerveja do mundo na minha opinião, é belga e ela se chama Grimbergen. Mas a capital da Bélgica tem infinitas opções, tanto de rótulos de cerveja, quanto de bares e pubs para beber nas noites de lá. Em termos de cervejas belgas artesanais, a melhor referência é o Moeder lambic Original. As cervejas que eles produzem, são feitas em pequenas quantidades. Isso significa mais exclusividade e talvez a sua cerveja favorita, pode não ser mais fabricada do jeito que você gostou, pois os ingredientes nem sempre estão com a mesma qualidade. Para completar o cenário, peça uma porção de queijos para comer junto com todas as cervejas que puder beber. Vale a pena experimentar todas.
Moeder Lambic Original: Rue de Savoie, 68. Bruxelas. Bélgica.
Outro bar que possui uma das cervejas mais tradicionais do país, é o La Mort Subite. Eles produzem a cerveja artesanal que vale a pena ser provada. Eles servem a cerveja com queijos e linguiças locais. Vale a pena sentar nas mesas que ficam na calçada e ver o movimento da rua, enquanto aprecia uma das melhores cervejas belgas.
La Mort Subite: Rue Montagne-aux-Herbes Potagères, 7. Bruxelas. Bélgica.
– Dublin
Gosta da famosa cerveja preta irlandesa Guiness? Então é mais que sua obrigação visitar a fábrica deles em Dublin, capital da Irlanda (aproveite para ler o artigo que o Daniel escreveu contando sua experiência lá, é muito bacana e está aqui no site). A Guiness é tão tradicional, que sua história começou em 1759 e segue até hoje bem forte ao redor do mundo todo. Visitando a storehouse deles (porque na verdade você não visita a fábrica), você vai conhecer segredos da cerveja e o processo de produção.
Guiness Storehouse: St James’s Gate, 8. Dublin. Irlanda.
– Amsterdam
Outra cerveja que tem um belo museu onde podemos vivenciar e conhecer tudo sobre ela, é a holandesa Heineken. Em Amsterdam, capital da Holanda, encontramos o Heineken Experience, que nada mais é que um museu que funciona no local onde foi a primeira cervejaria da cerveja (foi construído em 1867 e funcionou como cervejaria Heineken até 1988). O museu oferece tour interativo para conhecer melhor a bebida e tem dois bares lá, onde você pode tomar seus copos de Heineken, que estão inclusos no preço do ingresso.
Heineken Experience: Stadhouderskade, 78. Amsterdam. Holanda.
– Roma
Existem duas cervejas italianas que são conhecidas mundialmente, a Birra Moretti e a Nastro Azzuro. Se você quer ter uma experiência italiana com cerveja, precisa conhecer uma pizzaria em Roma, capital da Itália, onde você comerá uma das melhores pizzas de toda a cidade com as mãos e bebendo uma dessas duas cervejas. Ou quem sabe, beba as duas, aproveite que está lá e se divirta. Essa pizzaria se chama Ai Marmi, fica no bairro de Trastevere e merece sua visita.
Pizzeria ai Marmi: Viale di Trastevere, 53/57. Roma. Itália.
– Vleteren
Voltamos para a Bélgica, mas agora vamos até a cidade de Vleteren para falar de uma cerveja que foi considerada por muitos veículos de comunicação, apreciadores de cerveja, críticos e listas especializadas, a melhor cerveja do mundo. Estou falando da cerveja Westvleteren 12. Ela é simplesmente feita por monges da abadia de São Sisto, é vendida semanalmente na porta do local. A garrafa não tem rótulo e vem com uma tampinha amarela, tudo bem simples. Para comprar a cerveja, é preciso reservar um horário com antecedência e até passar placa do carro. Vale a pena cada centavo.
Brouwerij de Sint-Sixtusabdij van Westvleteren: Donkerstraat, 12. Vleteren. Bélgica.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*