Enobacana

O vinho The Winemaster Chenin Blanc, da Nederburg

O vinho The Winemaster Chenin Blanc, da Nederburg

 

Durante a viagem que o Alê e eu fizemos até a África do Sul, visitamos uma das vinícolas mais antigas do país e a mais premiada. A vinícola Nederburg. O lugar é lindo e foi demais conhecer mais sobre a história da vinícola, sobre todo o processo de fabricação de cada vinho (cada vinho que eles produzem é tratado de um jeito especial e cada um tem a sua personalidade) e muito mais. Degustamos um monte de vinhos de todos os tipos e cores. Foi um passeio muito rico em questão de informação para mim, ainda mais que estou fazendo o curso de formação para Sommeliers.

Mas hoje, quero contar um pouco sobre um vinho em especial (na verdade me segurem, pois vou escrever sobre vários). O vinho branco produzido com a uva Chenin Blanc, da série The Winemasters (que é uma linha acima da linha de entrada deles). O Chenin Blanc é uma uva nativa da região do Vale do Loire, mas é cultivada em diversos países, como a própria África do Sul, Austrália, Estados Unidos, etc. Mas digamos que essa uva branca é uma das mais emblemáticas quando falamos sobre África do Sul, pois é um dos vinhos mais produzidos pelas vinícolas do país, quando falamos de vinho branco.

O Chenin Blanc é uma uva bem versátil e pode assumir diversos aspectos, dependendo da região e terroir onde está sendo cultivada. A Chenin Blanc da África do Sul (vou falar desse que estou degustando agora, que é o da Nederburg) é muito aromática, com notas de frutas amarelas como maçã verde, maracujá, pêssego e abacaxi, mas um fundo floral delicioso, e até algumas notas de coco. Na boca, ele tem o corpo médio macio, acidez marcante, equilíbrio entre o álcool e a acidez, zero de amargor, persistência boa e muita fruta. É um vinho muito vivo e que faz festa na nossa boca. Gostei muito do corpo desse vinho. Geralmente os brancos são leves, mas esse mostra para que veio. Ah! E ele não deixa a sensação de secura na boca. Muito pelo contrário, é bem refrescante.

Como todo bom vinho branco, o Chenin Blanc The Winemasters da Nederburg é perfeito para aqueles dias de calor, mas também harmoniza perfeito com um prato mais intenso como pato e frutos do mar. Ao meu ver, como ele não é um vinho que deixa a boca seca, um prato como couscous marroquino ou peixe com farofa de banana da terra, harmonizaria perfeitamente. Daqui alguns dias vou dar uma receita de Clericot feita com esse vinho, aguardem. O drink ficou maravilhoso.

Bom, fica a dica para quem gosta de vinhos brancos e ainda não conhece esse. Adorei escrever esse texto e se vocês gostarem, vou começar a escrever sobre um monte de vinhos e minhas degustações, ideias de harmonizações, etc. É perfeito para eu ir treinando também. O valor desse vinho Chenin Blanc The Winemasters Nederburg no mercado, fica em torno de 85 reais. Vai experimentar e me conta depois.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*