América

O selvagem arquipélago de Galápagos


O arquipélago de Galápagos (ou de Colombo) é formado por 13 ilhas grandes, 6 menores e muitas outras ilhotas, mas apenas 4 delas são habitadas. Pertencem ao Equador e ficam localizadas no Oceano Pacífico, cerca de mil quilômetros da costa oeste do Equador. Por mais que estejam bem próximas à linha do Equador, a água que banha as ilhas é gelada, devido às correntes marítimas vindas do sul.

Esse local ficou conhecido por ser cenário do estudo da seleção de natural de Charles Darwin. A biodiversidade é fantástica, as águas são claras e com boa visibilidade durante todo o ano, por isso muitas pessoas arriscam mergulhos por lá. Mas, por ser um local onde existem muitas ondas e alguns animais perigosos, não é indicado para os iniciantes no esporte.

Mais de 500 espécies de peixes foram documentadas no local e alguns deles, são encontradas apenas lá. Várias espécies de tubarões (entre eles o simpático tubarão-baleia), arraias, peixe-sapo, mantas, peixe-lua, pinguins, iguana marinha, lobo marinho das galápagos, aves e claro, as lindas tartarugas das galápagos.

 

Um fato curioso sobre a vida selvagem do local: é possível se aproximar dos animais por terra, sem que eles se sintam ameaçados. O comportamento se dá pelo fato de que os predadores terrestres não conseguiram chegar até o local, portanto os animais das ilhas não possuem o instinto protetor, pois não sabem o que é isso. Então para eles, nada que chegue por terra, representa perigo. Bacana, né?!

Há muito para fazer em Galápagos. As Ilhas Encantadas podem ser visitadas durante o ano todo.

Você pode refazer os passos de Charles Darwin por lá, ver de perto as gigantes e lindas tartarugas, nadar com leões marinhos, se bronzear com pinguins ao seu lado, visitar praias de areia vermelha, etc.

É um lugar totalmente selvagem, com pouca influência humana e espero que isso continue assim por muito tempo. Acredito que um pouco dessa atmosfera selvagem se dá pelo fato de estarmos falando de Oceano Pacífico. O mais rebelde e enigmático dos oceanos. O lugar é incrível.

Enfim, tédio é uma palavra que não existirá em seu vocabulário quando visitar Galápagos, pois o lugar é simplesmente demais!

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*