O que fazer em Foz do Iguaçu: 5 dicas de lugares imperdíveis

Um lugar que todos (absolutamente todos) os brasileiros deveriam visitar pelo menos uma vez na vida. Temos uma das 7 maravilhas do mundo aqui, no nosso país (junto com a incrível Floresta Amazônica) e nem todo mundo dá o devido valor. A verdade é que Foz do Iguaçu é o segundo destino mais visitado no Brasil, perdendo apenas para o Rio de Janeiro. Porém, grande parte desses turistas, são estrangeiros. Eu tenho orgulho de dizer que já fui para lá 3 vezes e lembro da primeira vez que fui, com 8 anos, minha primeira viagem de avião. Lembro de como fiquei de boca aberta com aquela beleza gigantesca bem na minha frente. A cidade de Foz do Iguaçu cresceu muito nos últimos anos, continua crescendo e hoje, eles possuem muito mais estrutura para receber os turistas. Bons hotéis, bons restaurantes, atrações bem organizadas, cidade limpa, taxistas, Uber, etc. Se você ainda não conhece, precisa conhecer e se encantar assim como todos que visitam Foz do Iguaçu.

– Cataratas do Iguaçu (lado Brasileiro)

Para chegarmos lá, podemos estar de carro, de excursão, de táxi ou Uber. É fácil e tranquilo fazer esse passeio. Compramos o Ticket na bilheteria (carteira de meia entrada funciona e os brasileiros pagam menos do que os estrangeiros) e seguimos o passeio. Fazemos uma trilha passando pelo lindíssimo hotel Belmond Cataratas (que fica dentro do parque e é um ótimo 5 estrelas) e já começamos a ver algumas quedas. As principais ficam no final da trilha, quando chegamos nas maiores. De lá, podemos subir ou ir bem perto delas. O bacana é que temos várias vistas das Cataratas e do Rio chegando. Cada vez que visitamos esse lugar, é uma emoção nova. Não é à toa que os estrangeiros ficam loucos com essas belezas naturais. É algo que não encontramos em qualquer lugar. Na verdade, as Cataratas do Iguaçu, são as maiores do mundo. E com certeza, as mais lindas.

– Cataratas do Iguaçu (lado Argentino)

Fiz essa brincadeira aqui, dividindo as cataratas em duas, porque os Argentinos continuam nessa briga de o lado deles é mais bonito. Bom, na minha opinião, o lado argentino pode ser mais organizado (mas também não é tanta diferença assim) e o passeio do barco (Macuco Safari) pode ser mais ousado, mas o lado argentino só é mais bonito, porque tem vista para nosso lado! Hahahahahaha! Nosso lado é muito mais bonito! Eles só falam isso porque a Garganta do Diabo fica do lado deles. Mas nosso lado é muito mais bonito. Temos muito mais vista linda e mais quedas. Me desculpem os argentinos, mas ganhamos mais essa também.

– Parque das Aves

Um dos lugares mais mágicos e lindos que já visitei na vida e continuo sonhando com esse lugar. O Parque das Aves, fica na frente da entrada para as Cataratas. Então, você pode fazer os dois passeios no mesmo dia. Tanto faz o horário. Escolha o que for melhor para você, mas não deixe de visitar esse parque. O Parque das Aves é um lugar onde eles focaram em Mata Atlântica, resgatando animais que viviam ali e hoje já não possuem um lar. Muitas espécies de aves são endêmicas da Mata Atlântica e eles não podem viver em outro lugar. Eu vou escrever um texto todinho sobre minha visita ao Parque das Aves. Por enquanto, só quero dizer que esse lugar é lindo, organizado, com muita cor. Muita cor mesmo! Tem Arara Vermelha, Araraúna, arara Canindé, Tucanos de várias espécies, muitos Papagaios e outras aves. Uma mais linda que a outra. Se assim como eu, você também é apaixonado por aves, vai ficar encantado com esse lugar. Já coloque na sua lista.

– Usina Hidrelétrica de Itaipu

Meu pai trabalhou na construção dessa usina, desenhando projetos para as turbinas e outras coisas. Itaipu é algo tão grandioso que nos tira o fôlego. Claro que teve todo aquele impacto ambiental quando milhares e milhares de km2 de área foram alagadas e isso é sentido até hoje na região. Eles desviaram o rio, represaram para poder gerar energia. É uma energia limpa, que abastece com eletricidade milhões de pessoas. Podemos optar por fazer o tour completo e técnico lá em Itaipu, ou podemos somente fazer o tour básico, onde vemos algumas coisas de perto e o famoso espelho d’água. Como meu digníssimo marido é engenheiro mecânico, óbvio que fizemos o passeio completo. Foi bem divertido estar dentro de uma usina e aprender sobre ela. A verdade é que tudo em Itaipu é colossal. As turbinas são enormes, o fluxo de água é enorme, até o eixo da turbina que vimos é enorme. Tudo ali é sempre no superlativo. E o passeio vale muito a pena.

– Tríplice Fronteira

São 3 países que podemos visitar em Foz do Iguaçu. Brasil, Argentina e Paraguai. Para quem gosta de comprar, o Paraguai é o paraíso. Para quem gosta de comer bem e beber bons vinhos, deve correr para o lado da Argentina. É bem simples cruzar as fronteiras, mas esteja com um documento de identidade (CNH geralmente não é aceita) ou passaporte. Eles pedem tudo isso na entrada e para passar para a Argentina, é um pouco mais demorado. Para ir ao Paraguai fazer compras, aconselho a contratar um taxista em Foz e pedir para ele te levar até lá e ficar esperando. Você aluga o dia dele e sai algo em torno de 180 reais para isso. Acho um valor bem justo. Nem pense em pegar um Uber, pois eles não são aceitos nem na Argentina e nem no Paraguai. Não vale a pena correr o risco.

Basicamente, é isso que temos para fazer em Foz do Iguaçu. Algo como 4 dias já resolve seu problema (hehehehe). Pegue um feriado prolongado ou algo assim e vá. Não deixe de visitar esses lugares, pois você vai amar, com certeza. Foz do Iguaçu é isso. O que temos para fazer em Foz do Iguaçu depende também da sua disposição para explorar lojas, outlets e restaurantes. Aproveite!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *