Europa

O que fazer em Bruxelas, na Bélgica

O que fazer em Bruxelas, na Bélgica

 

Bruxelas é a capital da Bélgica, um pequeno país que fica entra a Holanda e a França. A moeda corrente é o euro e o idioma principal da cidade é o francês (o francês belga é falado com sotaque diferente do francês da França). Com certeza Bruxelas é a cidade mais visitada do país e a que mais tem coisas para fazer.

Pode ser considerada a capital da União Européia, pois lá é sede de algumas das principais instituições europeias, como a OTAN. Lá também tem um prédio imponente que abriga a Comissão Europeia, além de receber anualmente muitos eventos políticos que influenciam o mundo todo.

A cidade é pequena e quase todas as atrações turísticas principais podem ser visitadas a pé em poucas horas, então um ou dois dias por lá é mais que suficiente (a menos que você queira muito comer e beber de tudo da gastronomia belga, aí precisa de mais alguns dias). Coloque um tênis no pé e vá caminhar. Uma boa dica é se hospedar perto da estação central de trem. Você ganha tempo. Mas, o que você não pode perder quando estiver por lá? Algumas coisas bem bacanas. Listarei para você.

A cerveja! A cerveja belga é a melhor que já tomei na vida. Não estou sendo exagerada. E olha que eu já rodei pela Alemanha bebendo bastante também. Experimentei algumas como Leffe, Chimay e Delirium Tremens, que são facilmente encontradas aqui no Brasil também, caso tenha curiosidade e queira provar. Mas a melhor de todas, sem sombra de dúvidas, é a Grimbergen. Essa não se encontra aqui (eu já tentei encontrar em muitos bares especializados em cerveja aqui em São Paulo e lojas, mas sem sucesso). Mas caso vá para a Bélgica, não perca.

Essa é só uma parte do seu dia em Bruxelas. Experimente comer sorvete da Häagen Dazs e comer muitos chocolates belgas, que são ótimos como os suíços. Para os chocólatras de plantão, não deixe de provar os Callebaut e os Guylian. Mas há quem diga que os chocolates da fábrica da Godiva sejam os melhores do mundo. Só provando para ter sua opinião. Eu gosto de todos e trouxe várias caixas na mala (hehehehe).

Visite a Grand Place da cidade e fique besta de queixo caído admirando toda a arquitetura do lugar. Para todos os lados que você olhar (sim, os 360o da praça) terá visões espetaculares. É o local mais visitados por turistas da cidade e realmente é de uma grandeza impressionante. A Grand Place está na lista de Patrimônio Mundial da Unesco. Lá fica o Hotel da Cidade, a Câmara Municipal e a Casa do Rei. A Câmara, ou Hotel de Ville (como é chamado o prédio) pode ser vista de diversos pontos da cidade, pois seu prédio é bem alto.

Dali, caminhe até o Pissy Boy (que é uma pequena estátua de um menininho fazendo xixi, e os moradores da região gostam de vesti-lo também) e veja as lojas da cidade para fazer compras. Uma visita indispensável é para a Catedral de São Miguel e Santa Gúdula, ou só Catedral de Bruxelas. É simplesmente uma das igrejas mais bonitas que já vi na vida. Se você for um sortudo (como eu) terá a chance de ver uma missa nessa linda catedral e toda falada em francês.

Se tiver um pouco mais de tempo, dê uma passadinha no Atomium. Ele fica um pouco afastado do centro, mas é legal para conhecer. Também tem um dos museus mais importantes de miniatura por lá. Fica numa área de 24 mil metros quadrados e tem miniaturas de muitos monumentos do mundo. Vale a visita também.

Para comer e beber, aproveite os restaurantes que estão perto da Grand Place ou da estação central de trem. Restaurante espalhados pela cidade é o que não falta, são mais de 2 mil em uma cidade com pouco mais de um milhão de habitantes. Um bar conhecido e que vale a visita, é o Delirium. Lá, você encontrará muitos (muitos mesmo) rótulos de cerveja. É o local indicado para quem quer curtir um pouco da noite belga e até mesmo paquerar. Mas não se iluda, a cidade não tem muita coisa para fazer durante a noite e tudo fecha cedo, principalmente durante a semana.

Ainda na linha de bares que são bons para beber cerveja, indico o La Mort Subite. É um bar antigo da cidade e lá você também encontrará uma carta de cervejas bem forte, com diversos rótulos importantes. Pode ir para comer também, pois os snacks são ótimos. O único problema é que não é um ponto de agitação como o Delirium, mas mesmo assim vale a pena conhecer, pois é um bar tradicional da cidade e bem típico belga. Se quiser relaxar um pouco e tem tempo sobrando na cidade, aproveite para fazer uma caminhada pelo parque Forêt des Soignes. O local é perfeito para descansar, é organizado, limpo e agradável.

Enfim, visite Bruxelas e conheça a cidade que encanta pela arquitetura e culinária. Se tiver mais um tempo na Bélgica, vá até a cidade de Bruges. É toda medieval e cheia de história. Eu gostei muito de visitar Bruxelas.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*