Dicas

O que é um visto de viagem?

O que é um visto de viagem?

 

Visto é um documento que alguns países exigem em suas portas de entrada para os cidadãos estrangeiros, para que sua entrada e permanência seja autorizada. Esse documento, geralmente está carimbado ou anexado ao passaporte e tem prazo de validade que varia de acordo com a finalidade do visto. Existem diversos tipos de visto e os mais comuns de se ver são os de turismo, negócios, estudante, trânsito, etc.

O visto mais conhecido entre os brasileiros, é o visto americano. Logo abaixo, falarei especificamente sobre os detalhes que cercam esse visto e dicas para quem quer ter mais chances de ter seu visto aprovado. Lembrando que nada é certo, nunca. Se eles não forem com sua cara ou acharem que você tem o risco de ficar ilegal no país, esquece. Vai ser negado.

Antes de viajar, informe-se se o país que deseja visitar exige um visto para sua entrada. Informe-se també, se o país que irá viajar está sob algum surto de doença ou se exige uma carteira de vacinação atualizada e com as vacinas necessárias. É o caso da vacina contra a febre amarela, exigida em alguns países e pode ser tomada no próprio aeroporto, contanto que tenha 10 dias de antecedência.

Você sabia que apenas 55 países permitem a entrada de brasileiros sem visto? Para todos os outros, você precisará de um visto, mesmo que esse seja feito no próprio aeroporto, na sua chegada ao país.

 

Lá vai a lista dos países que os brasileiros NÃO precisam de visto!!

Áustria, Bahamas, Bélgica, Bulgária, Coréia do Sul, Croácia, Dinamarca, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Filipinas, Finlândia, Grécia, Honduras, Hong Kong (cidade-estado da China), Hungria, Islândia, Israel, Luxemburgo, Marrocos, Malásia, Namíbia, Noruega, Mônaco, Holanda, Panamá, Polônia, República Tcheca, Portugal, Suécia, San Marino, Tunísia, Turquia, Tailândia, Vaticano, Venezuela e Rússia.

Os países que permitem a permanência do brasileiro para estudar até 90 dias, somente com entrada de turista.

África do Sul, Alemanha, Costa Rica, Espanha, França, Irlanda, Itália, Malta, Nova Zelândia, Reino Unido e Suíça.

Os países que dispensam passaporte e permitem a entrada apenas com o nosso RG

Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Peru, Paraguai e Uruguai.

O visto americano é de longe o visto que os brasileiros mais tiram. Enfim, os brasileiros gostam demais de ir fazer compras e ir passear nas cidades e estados americanos. O tipo de visto que você pode solicitar, varia de acordo com o propósito da sua viagem. Na época em que o Obama estava no governo, estava mais simples e mais fácil para tirar o visto americano, mas agora com Donald Trump na presidência, as coisas ficaram um pouco mais complicadas. Mas eles continuam achando os brasileiros bons turistas, pois gastamos muito por lá.

Para solicitar o visto, é necessário preencher um formulário chamado DS-160. É bem chatinho e complicado para preencher. Faça isso com muita atenção e não erre nenhuma informação. O mais fácil é contratar uma empresa de despachantes para fazer isso por você. Custa uma graninha (não é muito), mas os caras resolvem para você e vão te orientar na hora da entrevista também. Aquela história de pgar para evitar dor de cabeça. Vai que seu visto acaba sendo negado por conta de algo que você preencheu errado.

Bom, para maiores infos sobre os vistos, é necessário entrar nos sites de cada embaixada de cada país que deseja visitar. Cada um tem um jeito de se organizar nos vistos, por isso é sempre bom ficar de olho direto na embaixada. Espero ter ajudado vocês!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*