Luxury Hotels

O que é um hotel 5 estrelas?

O que é um hotel 5 estrelas?

 

Todo mundo fica maravilhado quando vê um hotel 5 estrelas, por conta de todo o requinte e elegância que o local possui. Não é pra menos que se hospedar em um desses, custa algumas centenas de reais (ou às vezes milhares de  dólares ou euros). Se hospedar em um 5 estrelas te dá status e te faz pensar que a vida é boa (hahahaha). Mas, não sei vocês, sou muito curiosa e fico sempre me perguntando o que esse hotel tem para ser 5 estrelas que os outros não tem? É isso que quero contar a vocês hoje.

Um hotel 5 estrelas sempre estará em uma categoria de luxo, acima de todos os outros com menos estrelas. No Brasil existe uma classificação diferente quando comparada aos padrões  europeus, por exemplo. Mas tudo que um hotel precisa ter aqui, é igual aos hotéis lá de fora. A quantidade de estrelas vai especificar um modelo de instalação de todas as dependências do hotel.

Aqui no Brasil, a lista é essa:

. Recepção 24h
. Quartos com no mínimo 17m2
. Banheiros com no minimo 4m2
. Trocas de roupas de cama e banho diariamente
. Café da manhã, restaurante e bar, com serviço de quarto e dietas especiais
. TV por assinatura, frigobar e internet no quarto
. Climatização
. Estacionamento com manobrista
. Colchões especiais
. Banheira
. Serviços acessórios como salão de beleza, lojas e agências de turismo ou outros
. Concierge

Normalmente, os hotéis 5 estrelas fazem parte de uma rede de hotéis grande e com unidades no mundo todo, principalmente em cidades grandes, sempre localizados nos melhores bairros. Aliás, a localização influencia na hora de determinar essas estrelas, pois eles podem estar no coração da cidade (em bons bairros, como escrevi ali em cima) ou estarem afastados por conta de seus jardins enormes, aqueles hotéis que são no estilo de resort, precisam ter mais espaço para todas suas atividades.

Uma das palavras principais para determinar as estrelas, é exclusividade. Desde o atendimento ao hóspede, até as atividades e coisas em gerais eles oferecem. Um hotel 5 estrelas vai tomar cuidado ao escolher os amenites do banheiro, optando pelos produtos de grifes famosas como Hermés, L’Occitane, etc. Eles querem que o hóspede se sinta único. E geralmente, eles conseguem.

Mas as listas de exigências podem variar de país para país. Já conheci alguns 5 estrelas em alguns país, principalmente pela Europa. Posso dizer algo por experiência própria. Os hotéis da Suíça foram os mais luxuosos, disparado. Sem sombra de dúvidas. Mas os alemães também não ficam atrás. Na Itália e no Brasil, foi onde achei que as exigências não eram tão fortes, pois havia detalhes para melhorar nos hotéis desses dois países.

Eis uma “pequena” lista do que encontrei nos melhores hotéis 5 estrelas que fiquei na Suíça.

. Um restaurante estrelado com chef famoso (que precisa sempre fazer reserva com antecedência, pois há poucas mesas e elas lotam muito rápido, é muito concorrido)
. Bar (geralmente um piano bar que tem drinks incríveis e só pessoa bonita frequentando)
. Um outro restaurante (ou mais de um, para quem não quiser gastar horrores no restaurante estrelado, existem outras opções para se alimentar sem deixar o hotel)
. Concierge (que sabe tudo, absolutamente tudo da cidade e do país, que está preparado para te responder com extrema educação, todas suas dúvidas sobre a viagem)
. Falar vários idiomas no staff (os funcionários, principalmente o concierge, fala no mínimo, 4 idiomas)
. Lençóis e toalhas de alta qualidade (nem sei quantos fios tinham, mas eram muitos, e as toalhas enormes e macias, trocadas todos os dias)

. Amenites de qualidade (como escrevi lá em cima, eles escolhem marcas ótimas para oferecer aos hóspedes, sempre europeias e que custam um valor alto caso queiram comprar na loja)
. Piscina aquecida e/ou externa (nesse caso, não é obrigatório ter as duas, mas pelo menos uma sim, no caso da Suíça, eles optam para a aquecida, pois pode ser usada o ano todo)
. Banheira de hidromassagem no quarto (todos os hotéis possuem banheira no banheiro do quarto, isso é algo que eu nem precisaria escrever aqui)
. SPA (nem que seja apenas duas salas, vai ter um esquema de SPA, com sauna, massagens e até aulas de yoga e pilates)

. Chá da tarde (o chazinho da tarde é obrigatório em hotéis 5 estrelas pelo mundo todo, até aqui no Brasil)
. Academia (eles possuem academia e não é simples não, eles capricham bastante na hora da montagem e da escolha dos aparelhos, o que atrai os hóspedes para malhar um pouco durante a viagem)
. Lojas (geralmente as lojas são de marcas famosas e caras, ou de joias e relógios)

. Detalhes de decoração pelo hotel (lustres de cristal, tapetes persas ou até mais caros, mármore no chão ou em pilares, cúpulas de vidro para dar luminosidade aos ambientes comuns, plantas em lugares estratégicos, quadros de arte pelas paredes, etc.)

Como podem ver, a lista é bem grande. São pequenos detalhes que nesse caso, fazem a diferença. Vi todos esses durante a maior parte dos meus dias em hotéis 5 estrelas na Europa. Mas algo que me chama a atenção sempre, é o carinho e cuidado que eles cuidam dos hóspedes. Com mimos sempre e lá, somos reis e rainhas por alguns dias. É demais experimentar essa sensação.

Mas a verdade é uma só, se hospedar em um hotel 5 estrelas, seja no país que for, é uma experiência incrível e única. Completamente diferente de país para país, o que é bom para conhecer culturas diferentes. Eu mal posso esperar para voltar a outro desses! Se você tiver a chance de conhecer um, não perca a oportunidade. Vale a pena cada centavo.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*