Uncategorized

O que conhecer no Litoral Uruguaio

O que conhecer no Litoral Uruguaio

 

Não pense que existem apenas as praias de Punta del Este para se visitar no Uruguai. Você está muito enganado. Existem outros lugares bacanas (e até melhores que Punta) para se conhecer por lá. Mas se prepare para mergulhos em águas geladas. Mesmo durante o verão, a temperatura da água das praias é bem baixa. Vou começar falando da cidade litorânea mais famosa do Uruguai, a que recebe mais turista e uma das mais caras da América Latina.

Punta del Este: Para que gosta de Punta, me desculpe. Eu acho uma cidade superestimada. Não tem nada demais e tudo é muito caro. Claro que é bacana para conhecer, tirar fotos no monumento “Los Dedos” e curtir uma estadia ou um passeio pelo famoso hotel Conrad.

A Playa Mansa é onde fica o hotel e tem alguns píeres para vocês caminhar, correr ou curtir o sol. A Playa Brava é geralmente por onde você chega na cidade, pois a rodoviária fica ali e é onde está o “Los Dedos”. Tem um bairro em Punta, chamado La Barra. É o lugar mais legal de Punta. Durante o dia tem praias bonitas e são frequentadas por um pessoal mais jovem. De noite, você pode jantar em algum dos restaurantes que existe por ali e já emendar uma noite de boa música em algum dos pubs. Boas bebidas, cerveja gelada, pessoas bonitas e animação.

La Paloma: É uma cidade interessante. Ao contrário de Punta del Este, lá tem praias mais badaladas e as menos badaladas, perfeitas para quem realmente quer descansar. Agrada todos os tipos de pessoas por abraçar todos os estilos. É a praia favorita dos uruguaios e lá você vai encontrar os surfistas, os ricos, os despojados e as famílias. O principal cartão postal da cidade, é o Farol de Santa Maria.

Também é a construção mais antiga de lá e as primeiras casas foram construídas ao redor dele. Se quiser, pode subir até o topo deste farol e ter uma vista privilegiada das praias da cidade. Por ser uma cidade pequena, quase tudo acaba acontecendo na Avenida Nicolás Solari. Caminhando por lá você não vai se aborrecer. Tem restaurantes, bares, cinemas, lojas, artesanatos, sorveterias e cassinos.

Cabo Polonio: Esse lugar fica escondido a 300km de Montevideo. É um roteiro para poucas pessoas, mas quem tem coragem de ir até lá, com certeza será surpreendido. Lá existe por volta de 60 habitantes fixos. Isso mesmo. Mas durante a época de verão, recebe centenas de turistas sortudos (pois é concorrido demais para conseguir um lugar para ficar). Esse local exótico, já foi tido como “Inferno dos Navegantes” pois muitos barcos naufragaram ali, e durante a maré baixa, em alguns pontos é possível ver as carcaças.

Mas, com certeza, o show acontece durante a noite e você se lembra que está em um local rústico. Cabo Polonio não possui luz elétrica e a única iluminação artificial é do farol que fica entre as praias norte e sul. Ou seja, o farol leva 12 segundos para dar uma volta completa, a escuridão se faz presente enquanto ele joga sua luz do outro lado. Mesmo assim, esse lugar é fantástico.

 

Punta del Diablo: Fica mais ao norte do Uruguai que Cabo Polonio. É uma cidade de pescadores que cresceu e virou um ponto turístico. Mas não ache que encontrará grandes restaurantes ou hotéis luxuosos. Lá é tudo bem simples, você pode alugar uma casa para ficar, o que vale bem a pena, principalmente se pegar uma de frente para o mar e ver o sol nascendo todos os dias da sua varanda. No final da tarde, os pescadores chegam com seus barcos e tudo o que pescaram durante o dia. Você pode comprar tudo fresco e preparar onde estiver hospedado. A cidade tem um clima agradável, bem jovial e lá também você vai encontrar desde jovens viajantes até famílias.

Os moradores são receptivos e com certeza, se você fizer amizade com eles, vai se dar bem. O churrasco uruguaio é um dos melhores e eles com certeza farão questão de te agradar. Punta del Diablo tem tudo que um viajante em férias precisa, bons restaurantes, pizzarias, bares e um shopping bem pequeno, para comprar artesanato local. Tudo bem bacana e bem ajeitado. É uma graça de cidade.

Optei por escrever esse texto para abrir a mente das pessoas, para que saibam que existem lugares melhores do que Punta del Este para visitar. Não estou dizendo que Punta Del Este seja ruim, nada disso. Mas não a superestime. Luxo não é tudo e garanto que momentos agradáveis não são comprados com dinheiro, é a gente que cria. Portanto, pegue um ônibus e vá visitar as outras praias do Uruguai, que são lindas e encantadoras.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*