Bares

O Pasquim Bar e Prosa, na Vila Madalena

O Pasquim Bar e Prosa, na Vila Madalena

 

Todo mundo sabe que aqui na Vila Madalena opções de bares não falta. Tem de todos os tipos, que tocam todos os tipos de música, para todos os tipos de públicos. Mas quando pensamos na questão de gastronomia e bons drinks, poucos se destacam. Comida de boteco todo mundo faz, mas fazer uma boa comida de boteco e ter criatividade para comandar as misturas das bebidas e ainda manter um preço competitivo, não é para qualquer bar. Pensando nisso, hoje quero contar a vocês como foi minha visita ao bar O Pasquim, que fica bem no coração da Vila Mada, no cruzamento da Rua Aspicuelta com a Rua Fradique Coutinho.

 

O bar existe há alguns anos, para ser mais exata, desde a Copa do Mundo do Brasil, quando o mundo descobriu a Vila Madalena e virou aquela bagunça. O Pasquim abriu suas portas naquela época e eu me lembro até hoje de ter ido algumas vezes lá para beber com minhas amigas, pois eles serviam uma caipirinha que eles chamam de Caipirão, que era enorme e custava pouco. A gente bebia um monte e gastava pouco (hahahaha vida de solteira).

Mas ao contrário de diversos bares que não aguentaram a pressão da crise ou a seleção natural dos clientes, O Pasquim continua firme e forte, servindo bons pratos, bons petiscos e bons drinks. Vou contar a vocês tudo que já provei lá no bar. Antes de falar dos drinks, vou falar dos petiscos. E já adianto, pode ficar só nos petiscos quando for comer lá, porque vale muito a pena. É um melhor que o outro. =D

Eles são especialistas em Dadinhos de Tapioca. Então, pode escolher alguma dessas opções. O tradicional é maravilhoso, que acompanha um molho de mel, geleia de pimenta e melaço. Mas eles também possuem variações, como o dadinho de 4 queijos (coalho, gorgonzola, parmesão e mussarela). Só os melhores queijos nessa versão, né?! E também tem uma opção que eles colocam um molho de requeijão com carne seca por cima dos dadinhos. Fica beeem gostoso. É esse o que está na foto aí embaixo.

Bom, para os amantes de carnes e grelhas, eles possuem linguiças, picanhas, peito de frango, etc. Tudo servido numa frigideira com acompanhamentos. De petiscos de bar, eles possuem uma lista longa no cardápio, contando com pastéis, coisas fritas como mandioca, batata, etc. Aí tem as coxinhas de frango e de siri (as duas são deliciosas), e os bolinhos. Os meus favoritos nessa parte são os bolinhos de bacalhau, bolinho de abóbora com carne seca (adoro essa combinação) e os bolinhos de feijoada (que são os meus favoritos e esses que estão na foto). São deliciosos, a porção é boa e perfeita para compartilhar com os amigos enquanto beber uma cerveja bem geladinha.

Ainda na parte de comer, eles possuem as tostadas. Que são pães levados ao forno, tipo bruschetta mesmo. Eu já provei todos os sabores e não sei dizer qual é o melhor. Tem de legumes com mussarela, calabresa com requeijão, mix de cogumelos e as melhores na minha opinião, que são as de queijo brie com mel ou geleia de framboesa (eu prefiro mel) e a de tomate fresco com manjericão e parmesão gratinado. Tudo uma delícia e acho que para escolher, vai depender do que quiser comer no dia. Porque realmente, qualquer uma dessas opções será maravilhosa.

Claro que eles possuem muito mais do cardápio do que só petiscos. De sábado eles servem um das melhores feijoadas da cidade. Serve para duas pessoas. Uma delícia, já fui algumas vezes e é realmente deliciosa e bem servida. Aos domingos eles servem pizzas. No dia a dia, eles servem pratos, sanduíches, saladas, pratos mais lights (como tapioca, carne grelhada com acompanhamento de legumes, etc). De sobremesa, impossível não pedir os churros, que vem acompanhado de doce de leite caseiro (aquele que nossa mãe pega a lata de leite condensado e cozinha na panela de pressão, sabe?! Então, é esse). Delicioso é a palavra certa.

A seleção de vinhos é básica, sem muita opção, até porque, esse não é o foco de quem vai para a Vila Madalena, concorda? Pra você ter uma ideia, eles possuem mais rótulos de cachaça do que de vinho. Então, vá para beber as outras bebidas e deixe o vinho para um jantar especial ou para quando estiver na sua casa. A carta de drinks é enorme. Tem todos os clássicos (não deixe de provar o Aperol deles, que é fresco e super gostoso) e alguns autorais. Provei um autoral que é feito com Absinto, calda de lichia, licor de frutas silvestres e suco de limão, que é esse verde bem discreto aí da foto abaixo (hahaha drink alienígena).

Mas eles reformularam a carta e entraram na onda do Gin também (como todos os bons bares de São Paulo fizeram). Criaram uma lista de GT beeeem interessante e não pude deixar de provar. Provei duas que eles criaram. Uma que se chama GT Anis Estrelado (que vem com Tanqueray, anis estrelado e perfume de cravo da índia), que estava deliciosa e super aromática. Gostei da combinação. E depois pedi uma chamada GT Lady in Red (que vem com o Tanqueray, melancia, pimenta dedo de moça e suco de cranberry). Também estava sensacional. Adorei a melancia com o Tanqueray, super inusitado. Incrível como esse gin harmoniza com quase tudo.

Também rolaram os drinks que minha amiga pediu, que foi uma Caipirinha de Lichia (ela não quis pedir o Caipirão, pois era bem grande, mas ele vem com 500ml de bebida) e ela também pediu uma Piña Colada. Quem não ama Piña Colada? Eu amo! Esse drink sempre me remete a praia (já tomei muuuito disso na praia).

Bom, resumindo minha visita ao O Pasquim Bar e Prosa… Foi demais. Comi muito bem, bebi muito bem e como sempre, eles atendem bem e são super educados. É realmente um bar que se destaca no meio de tantos que existem na Vila Madalena. Sempre gostei do Pasquim e vou continuar gostando, para comer e beber é uma excelente escolha. Se você ainda não conhece, precisa conhecer.

O Pasquim Bar e Prosa

Rua Aspicuelta, 524. Vila Madalena. São Paulo.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*