Museus

O Maravilhoso Palácio de Schönbrunn

Em alemão falamos Schloss Schönbrunn, que significa mesmo palácio. É uma visita obrigatória quando estiver viajando pela cidade de Vienna, capital da Áustria. Fácil de chegar, bem diferente do nosso querido e amado Palácio de Versailles, que precisamos dispor de um tempo para chegar, pois fica ao lado de Paris.

O palácio foi construído entre os anos de 1638 e 1643, para servir de residência para a imperatriz Leonor Gonzaga. Depois de sofrer danificações por conta de um cerco turco por Vienna, em 1687 Leopoldo I encomendou um novo edifício. Em 1743, o palácio e o seu jardim foram expandidos a pedido da imperatriz Maria Teresa. Serviu de residência real do século XVIII até o final da segunda guerra mundial.

Uma curiosidade bacana sobre Schönbrunn, é que nele viveu até 1817 a arquiduquesa Leopoldina de Habsburgo, que se casou com o então futuro imperador Dom Pedro I. E você sabia também que lá dentro, nos jardins do palácio, você encontra o famoso zoológico de Vienna? Eles têm até panda lá!

Você pega um metrô para chegar até lá e obviamente desce na estação de Schönbrunn. Fácil, fácil. Caminhe um pouquinho, seguindo o fluxo, pois todo mundo está indo para lá mesmo. E pronto.

Dica importante! Chegue cedo, pois as filas para quem chega depois das 11h da manhã são assustadoras. Nada que demore muito, mas são gigantescas.

Aí você escolhe o que quer ver. Existem todos os tipos de passes, mas se você não se interessa em ver as partes de dentro do castelo, não precisa pagar para ver somente o jardim (não se pode fotografar em nenhuma parte de dentro, apenas no exterior). Eu sou louca por áreas externas, pelos jardins de castelos, então eu confesso que pirei nos clicks caminhando por lá. Se você escolher por visitar todos os lugares e o zoológico de Vienna, com certeza deve reservar o dia todo para dar conta de tudo.

Os jardins… (pausa para um suspiro longo…) São encantadores. Visitei Vienna no verão, portanto estava tudo bem verde e abarrotado de flores coloridas. Borboletas, pássaros, etc. Uma paisagem mais linda que a outra. Você deve passar muito tempo caminhando por lá e admirando tudo. Se tiver sorte e observar bem, vai ver roseiras com o caule bem grosso, que são da época em que Maria Antonieta viveu naquele palácio. Essa mulher causava em qualquer lugar que passava.

Outra dica importante que esqueci de mencionar! Vá com sapatos confortáveis para aproveitar as longas caminhadas, gastar a sola do sapato mesmo.

Falando em Maria Antonieta, uma das tantas opções de passeios dentro do palácio, é para visitar os cômodos que pertenciam a mãe dela, Maria Teresa. E também tem a opção de visitar onde vivia a imperatriz Sissi. A decoração é extremamente luxuosa. Impossível não babar.

Mas eu ainda prefiro me perder pelos jardins. São maravilhosos.
Enfim… É um passeio super obrigatório quando estiver por Vienna. Que aliás, é uma cidade incrível, cheia de história e coisas lindas para ver e fazer. Arquitetura que inspira e impressiona. Eu amei conhecer Vienna. Eu amei conhecer o belíssimo Palácio de Schönbrunn. Voltaria para lá amanhã!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*