Restaurantes

O consagrado Restaurante Nobu, chega a São Paulo

O consagrado Restaurante Nobu, chega a São Paulo

 

Uma pausa entre todos os posts da viagem linda que fiz entre França e Espanha, para contar uma novidade (que já não é tão novidade assim) para os amantes da verdadeira gastronomia japonesa. Quando eu falo verdadeira, estou falando no sentido literal da palavra, pois muito gente (a maioria) diz que faz comida japonesa, mas não faz nem a sombra do que ela pode ser. Talvez um dos mais importantes restaurantes de culinária japonesa, finalmente chegou ao Brasil. Estou falando do Nobu! Se você já viajou para lugares como New York, Miami, Londres, Dubai, Hawaii, Hong Kong, Tokyo, entre outros, talvez já tenha encontrado um deles. Mas aqui na América do Sul, o único lugar que você vai encontrar o Nobu, é aqui em São Paulo. Olha a honra!

O Restaurante Nobu chegou a São Paulo só agora e não foi por falta de tentativas de trazer um para cá. Muita gente grande já tentou, mas agora, podemos ficar felizes em ter um restaurante com a qualidade do Nobu aqui pertinho da gente. E de uma coisa você pode ter certeza. Se você já conhece o nível do Nobu, vai se assustar ao ver que no restaurante daqui, temos exatamente o mesmo nível de qualidade, pois caso contrário, o restaurante não estaria aqui. É muito mais difícil do que se pensa trazer o Nobu para algum lugar. Eles exigem que os critérios de qualidade sejam cumpridos à risca, em cada detalhe. Isso se reflete no resultado final que são os pratos que chegam à nossa mesa.

O Nobu nasceu de uma amizade entre o Chef Nobu e o maravilhoso ator de Hollywood, Robert De Niro, que é nova iorquino. O primeiro Nobu é o Nobu New York Downtown. E desde então, mais de 35 restaurantes Nobu espalhados pelo mundo foram criados. E todos seguindo essa linha da qualidade que mencionei ali em cima. Mas hoje, quero contar sobre a nossa experiência em um menu especial chamado Menu Omakase, que tem 7 etapas, incluindo a sobremesa. Está preparado? Vou contar todos os detalhes.

Mas antes de sair falando sobre os pratos do Nobu, quero contar como eles nos receberam. Quem nos atendeu foi um rapaz querido que sabia absolutamente tudo de cada prato, cada detalhe, cada história (a maior parte dos pratos foram criações do Chef Nobu e ele permite e treina as pessoas para replicarem) e tudo mais. Além de serem todos educados, sorridentes e prestativos. Acredito que boa parte da nossa boa experiência vem disso. Eles foram super bacanas com a gente e não temos um tico de nada para reclamar, foi tudo extremamente perfeito. Isso inclui os garçons e até o pessoal do bar, que nos preparou caipirinhas espetaculares do jeito que a gente gosta. Foi demais. Agora, aos pratos.

Era uma vez, onde tudo começou… Brincadeira (hehehehe)! O primeiro prato que chegou para nós foi o Tartar de Salmão com Caviar e um molho de shoyo por baixo. Assim, eu não costumo comer caviar sempre (por ser bem caro e por não estar presente nos restaurantes que vou habitualmente), mas esse aqui estava inexplicável. Ele junto com o salmão e molho de shoyo, estava delicioso. Você coloca na boca e ele derrete. Aquele sabor que só quem já provou vai entender o que eu estou falando.

O segundo prato é Yellowtail Sashimi com Jalapeño. Aqui deixo uma observação, que o Chef Nobu gosta bastante de colocar vários tipos de ingredientes nos seus pratos e nesse aqui, a jalapeño em especial, aparece em diversos pratos. Aqui nesse segundo Prato do Menu Omakase, encontramos um sashimi de peixe yellowtail (um dos favoritos do Robert De Niro) em cima de uma fatia de pepino, com molho, jalapeño e embaixo da pimenta, encontramos uma folha pequena de coentro. Sim, coentro em um prato de gastronomia japonesa. Agora você está começando a entender o porquê que o Nobu é um restaurante diferenciado? Ah! E esse prato estava igualmente delicioso, como primeiro. Uma explosão de sabores na boca. Não sei vocês, mas eu amo coentro e adorei a combinação com a pimenta. Parece que na boca, ele ajudou a amenizar a força da jalapeño.

E então, chegou o terceiro prato para aumentar ainda mais nossa alegria. Se chama Seleção de Sushis. Simples assim. Eles escolheram os melhores ingredientes para fazer 5 sushis e os servir. Começando pelo meu favorito (junto com o de barriga de salmão) que é atum Bluefin. Ele praticamente derrete na boca e tão, mas TÃO saboroso, que dá vontade de comer só isso o resto da vida. Aí o segundo era de barriga de salmão selvagem, que conseguiu ser mais macio que a barriga de salmão normal e igualmente derrete na boca. Depois tinha um sushi de pescada sororoca (que é um peixe branco com sabor bem intenso e bem comum na região de Paraty, que eu já havia provado lá, mas grelhado e me apaixonei) que eu adorei e um outro sushi do peixe pargo. Para finalizar essa bandeja da alegria, tinha um sushi de caranguejo. Nunca havia provado e já fiquei fã. Que seleção de tirar o nosso fôlego (e deixar gosto de quero mais).

A quarta etapa do Menu Omakase era um dos clássicos do Nobu que eles trouxeram com muito carinho para nós. O Rock Shrimp, que nada mais é do que camarões empanados e bem sequinhos (bem sequinhos mesmo) que acompanha 3 tipos de molhos. Creamy Spicy, Creamy Jalapeño (olha a jalapeño aqui de novo) e ponzu (que é feito a base de shoyo). Ali, encontramos do molho mais forte para o mais fraco. Eu gostei de todos, esses camarões estavam perfeitos, limpos como se deve e extremamente saborosos. Vai ser difícil esquecer esse almoço, viu pessoal?! Estou escrevendo e está me dando muita fome!

O quinto prato era um Black Cod (que também é conhecido por ser um peixe parecido com o bacalhau do Alasca, mas melhor) que tem uma textura fantástica, macio, saboroso e se desmancha na boca. A salga dele é natural. Como faz, gente?! O prato se chamo Black Cod com Miso e segundo meu digníssimo, é o melhor peixe que ele comeu na vida. Não duvido! O Black Cod estava sensacional mesmo. E ainda acompanhava um pedacinho de uma raiz que parecia gengibre, para a gente mastigar após comer o prato. Para limpar nosso paladar para a próxima belezura que vinha.

Filet Mignon Trufado com Cebolas Crispy. Esse era o nome do sexto e último prato (calma que ainda vem a sobremesa) que chegou com uma responsabilidade bem grande. Encerrar a parte “salgada” dos pratos. E encerrou com louvor. Mas espera. Ainda não falei o principal que achei incrível. O filéé wagyu e é servido em cima de pedra aquecidas à altas temperaturas. O pedaço do filé vem em cima dessas pedras já cozinhando. Se você quiser mais bem passado, é só passar nas pedras. Ah! E o filé vem cru à mesa. Sabe o que eles fazem para cozinhar? Isso mesmo. Tacam fogo bem ali na frente e deixam tudo perfeito. Se não acreditam, olhem as fotos abaixo. A carne estava macia, com aquele sabor delicioso de trufas que todo mundo ama, não é?! Difícil escolher qual dos pratos eu mais gostei, mas garanto que esse aqui, está no podium.

E para finalizar, Miso Capuccino. A sobremesa que está no Menu Omakase tem várias camadas de café, espuma de café branco e chocolate. Para comer da maneira correta, você coloca a colher até o fundo e puxa um pouco de todas essas camadas. Aí coloca tudo junto na boca. Ok?! Não faça de outra forma (hahahaha) e tenho certeza que vai amar. Como não sou muito fã de café, eles trouxeram para mim um pedaço de bolo fudge de chocolate, com chocolate branco derretido por cima, um monte de frutas da estação e uma bola de sorvete de um chá verde. Está bom para você? Para mim, está bom demais!

E assim, encerramos essa festa gastronômica que tivemos no Nobu São Paulo. Foi demais ter o prazer de conhecer um pouco sobre esse restaurante, babar na decoração de muito bom gosto, nos divertir e fazer amizades com os funcionários, comer só coisas boas e ainda aprender muito sobre tudo isso. O Menu Omakase está no menu de almoço e jantar, custa 390 reais por pessoa e não inclui bebidas. Perfeito para aqueles dias especiais que queremos agradar alguém mais especial ainda. O que acha? O Nobu São Paulo também trabalha com pratos da mesma qualidade, à lá carte com preços variados. Vale a pena conhecer!

Restaurante Nobu São Paulo

Rua Haddock Lobo, 1573. Jardins. São Paulo. (11)3846.7373

One response to “O consagrado Restaurante Nobu, chega a São Paulo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*