Motivos para conhecer o Alentejo, em Portugal
O Alentejo, região centro-sul de Portugal, é marcada por paisagens de tirar o fôlego. Com extensas planícies verdes, repletas de parreiras e oliveiras, o lugar é conhecido pela preservação de sua história – como a manufatura, o plantio, os alimentos artesanais –, que podem ser notadas nos mais singelos detalhes. Abaixo, algumas boas razões (mas poderíamos listar 100 delas) para você incluir a região em sua próxima visita a Portugal.
A Riqueza do Campo
Pequenas vilas, simples e encantadoras, compõem a rica extensão do Alentejo. O lago de Alqueva fornece a água que as herdades – como os portugueses se referem às propriedades rurais – precisam para produzir um dos atrativos mais deliciosos da região: a produção de seus vinhos, queijos, azeites e pães. Opções de produtores artesanais não faltam, como é o caso do esporão, conhecida produtora de azeites, tão apreciados pelos brasileiros.
Hotel Paradisíaco
Próximo ao vilarejo de Monseraz, uma herdade se destaca: São Lourenço do Barrocal. A fazenda com mais de 200 anos, bastante produtiva e sede do aclamado hotel de luxo que leva o mesmo nome, é uma visita imperdível. O cuidado com seus hóspedes e visitantes, o aconchego da arquitetura que mantém fielmente suas raízes rurais – com o conforto de recursos modernos – e a história ali preservada torna a estadia uma experiência única. A estadia mais que especial nesse hotel reúne um lugar extraordinário a atividades únicas, regado a vinhos e menus cuidadosamente preparados, trazendo tudo o que o campo tem a oferecer. Com o conceito farm to table, o hotel tem sua própria horta orgânica, oliveiras para produzir seus próprios azeites, vinhas, rebanhos e tudo o que é preciso para uma experiência mais que especial.
Atividades ao ar livre
As opções de atividade definitivamente farão você planejar esta viagem o quanto antes! Há passeio de balão, passeio a cavalo, bicicletas para tours gastronômicos – ou não – visitas arqueológicas guiadas pelos barrocais, observação de aves, piqueniques em diferentes paisagens, observação de estrelas, caminhada etnobotânica pela herdade do São Lourenço do Barrocal, além de prova de vinhos de uvas colhidas à mão pelos 15 hectares de vinhas, que resultam em edições limitadas dos rótulos da propriedade, entre tantas outras. Para as crianças, atividades especiais como a pintura com pigmentos naturais feitos por eles mesmos e uma caça ao tesouro divertem e colorem os dias por lá.
Portugal é Portugal
Esse país tão lindo é especial para nós brasileiros, que mesmo até aquelas pessoas que sentem dificuldade com outros idiomas, vai se sentir em casa estando na Europa e poder falar o português. Cada cantinho de Portugal é especial e não existe um só motivo para você não se programar para ir passar alguns dias por lá. É o país mais barato da Europa (em alguns aspectos é mais barato de verdade) e um dos mais lindos. Então, corre para Portugal!
PS: fotos por Ash James e Nelson Garrido.