Rocktrip

Lugares rock ‘n roll na Inglaterra e nos Estados Unidos

Lugares rock ‘n roll na Inglaterra e nos Estados Unidos

 

Não tem como negar que esses dois países são berços das maiores bandas de rock da história. Claro que existem outras grandes bandas em outros países, porém Estados Unidos e Inglaterra disparam quando colocamos na balança. É até desleal pensar em uma forma de comparar isso. Mas você sabia que ainda existem lugares que foram frequentados por todo esse povo, nos dois países? Sim, podemos visitar. Pensando nisso, resolvi colocar um pouco disso aqui no site. Espero que vocês gostem.

Estados Unidos

Como todas as grandes cidades, New York também foi berço de algumas das melhores bandas de rock da história. Claramente, devo começar citando o icônico CBGB, um bar que, a princípio, era para ser de música country. Mas diversas bandas se apresentaram no palco daquele bar sujo do East Village. Iggy Pop, Blondie, Ramones, Talking Heads, Patti Smith e Lou Reed são apenas alguns dos nomes de peso que passaram por lá. Atualmente, o CBGB é uma loja de roupas, tentando manter o clima que nos remete aos incríveis anos 70.

No Boulevard de Santa Monica, na Califórnia, existe um lugar chamado The Troubadour e tem muita história para contar. Fundado em 1957, alguns dos primeiros a se apresentarem lá, foram Bob Dylan e Tim Buckley. Nos anos 70, artistas como The Eagles, James Taylor e Joni Mitchel (muito amor por Joni) fizeram diversos shows na casa. Ele ainda existe, pode e deve ser visitado pelos fanáticos por rock.

Em West Hollywood, ainda na Califórnia, temos um lugar que é uma visita obrigatória para os amantes do rock, o Rainbow Bar. Foi inaugurado no ano de 1972 e logo caiu no gosto dos artistas da época como a fabulosa Janis Joplin (minha cantora da vida), a favorita banda Led Zeppelin e o incrível John Lennon. Na era dos cabeludos dos anos 80, Mötley Crüe e Gun’s and Roses tocaram por lá também. Ainda existem apresentações no bar e a comida é boa. Vale muito a visita.

Ainda no West Hollywood, para os loucos por the Doors e/ou pelo vocalista da banda, Jim Morrison (eu, eu, eu, eu, eu!!!) o bom é fazer uma visita ao motel Alta Cienega. O perfeito Jim viveu nesse motel por dois anos de sua vida, de 68 até 70. O quarto 32 se transformou numa atração turística para os fãs e é possível fazer um tour, ver de perto fotos do ídolo, declarações de amor de fãs do mundo todo nas paredes e algumas mobílias que pertenceram ao Jim. Esse lugar tá na minha lista.

Inglaterra

Impossível falar de rock na Inglaterra, sem mencionar duas das maiores bandas de rock de todos os tempos, The Beatles e Rolling Stones. Ambas possuem um bar em comum, o Cavern Club, em Liverpool. Foi inaugurado em 1957 como um clube de jazz. Em 1961 o bar se tornou oficialmente um bar de rock e foi lá que os Beatles fizeram sua primeira apresentação nesse mesmo ano. Tocaram lá regularmente por dois anos, mas após a ida aos EUA, eles não voltaram a se apresentar no Cavern. Porém, outras bandas como Rolling Stones, Queen, Suzi Quatro e o Elton John, estavam sempre por lá para se apresentarem. Em 1973 foi demolido e em 1984 reconstruído. Até hoje recebendo bandas de peso como Oasis, Travis e Artic Monkeys.

Ainda na Inglaterra, em Londres existe um pub que você deve visitar caso seja apaixonado pela fabulosa cantora Amy Winehouse. O pub se The Hawley Arms e fica no exótico bairro de Camden Town. Comida boa e bebidas excelentes. É possível sentir a atmosfera ainda vibrante com a essência da cantora por lá. Ela passou bons momentos de sua vida naquele pub e isso é possível ser sentido na pele.

Outro lugar histórico em Londres, é o Marquee Club. Atualmente, existem especulações de que ele será inaugurado novamente, porém nada foi confirmado. Nas décadas de 60 à 80, eles fizeram muito barulho na Oxford Street. Led Zeppelin, The Who, Jimi Hendrix e Pink Floyd (que fazia shows todos os domingos), são apenas alguns dos nomes que passaram por lá. AC/DC se apresentou no Marquee por muito tempo, Def Leppard e Iron Maiden incluíram o clube em suas turnês. Se esse lugar reabrir suas portas, será algo fantástico.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*