Lugares lindos para aproveitarmos o inverno na América do Sul
Pois é. Mais u inverno chegando e aquela vontade de viajar para alguma lugar especial, onde possamos curtir neve e tudo mais, sempre aparece, não é mesmo?! Pensando nisso, que tal já se preparar, pois tudo isso que está acontecendo no mundo vai passar já e vamos poder voltar a sonhar com nossos destinos queridos. A América do Sul é um show quando pensamos em destinos para curtir o inverno. Pensando nisso, selecionei alguns lugares que podemos aproveitar ao máximo o que o inverno do hemisfério sul tem para nos oferecer. Segura que essa lista tá um charme. Já compartilha com quem você sabe que vai amar saber disso tudo. Bora viajar!
– Ushuaia, na Argentina
Confesso que comecei a lista com um dos meus lugares favoritos entre todos que já visitei. Fiquei apaixonada por Ushuaia, por diversos motivos. Por ser um local onde a gente não passa calor (sim, eu prefiro muito mais o frio ao calor), por ser um local onde o homem não interferiu muito ainda e por ser lindo de cair o queixo. Tudo em Ushuaia é lindo. O hotel que ficamos hospedados se chama Los Cauquenes e fica de frente com o Canal de Beagle, que além de ter muita história e ser muito importante para Ushuaia, é demais de lindo. Impossível não se apaixonar. Se quiser visitar Ushuaia para curtir o frio, recomendo o outono (tem temperaturas mais baixas, pode até pegar neve, mas não é frio ao extremo como no inverno) entre maio e junho é perfeito. Fique pelo menos 5 dias e faça o máximo de passeios que puder. Você vai se apaixonar também.
– Torres del Paine, no Chile
Reza a lenda que Torres del Paine é um dos lugares mais lindos do mundo. Não tenho como fazer o comparativo, pois não viajei para o mundo todo. Mas, já digo o seguinte. Pelo pouco que conheço sobre esse lugar, a disputa realmente é acirrada. Torres del Paine é o paraíso para aqueles que amam aventuras, trilhas, paisagens naturais impactantes e muito frio. Existem diversos hotéis de luxo por lá, para curtir o resto do dia após muitas atividades no meio da natureza. Você pode escolher os passeios de acordo com seu espírito de aventura. Passeios de um dia, onde se sai de manhã e volta ao final do dia. Passeios de 3 dias com trilhas e acampamentos. Passeios de 8 dias, onde se dá a volta completa no parque e se acampa em lugares certo no caminho. Tudo depende de você. O visual será um dos mais lindos, com certeza.
– Serras Gaúchas, no Rio Grande do Sul
A vantagem de viajar para esse lugar é que podemos visitar diversas cidades lindinhas em uma só viagem. Gramado, Canela, Farroupilha, Garibaldi, Flores da Cunha, Veranópolis, etc. São muitas cidades fofas e a boa notícia é que nesta região é onde se produz o melhor dos vinhos do Brasil, devido ao clima e ao solo. Difícil escolher um lugar para ficar, mas por ser uma das grandes atrações da região das Serras Gaúchas, se hospedar alguns dias entre Gramado e Canela é praticamente obrigatório. Existem muitos hotéis lindos por lá e vale a pena ficar pelo menos uma semana viajando pela região. Se prepare para comer bem, ser bem recebido pelos habitantes de cada cidade e também para beber muito bem. Uma graça!
– Monte Verde, em Minas Gerais
Sou suspeita para falar de Monte Verde e coloquei esse lugar na lista, porque sei que eles estão investindo demais em infraestrutura (começando com a estrada que melhorou muito nos últimos anos) e também porque sei que lá, vocês serão extremamente bem tratados. Os hotéis são lindos, com cara de Europa e com tudo que um casal precisa para ter dias de descanso e aproveitar muito. Os restaurantes nem preciso dizer que são ótimos, mas dê preferência para aqueles que são menores e com cara de bistrô. Se quiser beber vinho, podemos também. Lá em Monte Verde o que não falta, é lugar para a gente aproveitar. Como toda e qualquer cidade que fica na Serra (nesse caso na Serra da Mantiqueira), aproveite para curtir o inverno e comer muito fondue com vinho (branco de preferência, se for fondue de queijo).
– Mendoza, na Argentina
Todas as pessoas que viajam para Mendoza, se apaixonam. Não é para menos. A principal região vinícola da Argentina tem o que fazer, visitar e aproveitar. Mas, não espere uma viagem como para Torres del Paine, pois aqui em Mendoza, o esquema é visitar as vinícolas dos seus vinhos favoritos, degustar rótulos especiais, comer nos restaurantes com um menu harmonizado (eu sempre digo que uma harmonização bem feita, transforma qualquer refeição em algo extraordinário) e entender um pouco mais sobre o que está bebendo. Cada lugar tem sua história e é isso que você deve explorar uma vez que esteja em Mendoza. Se optar em ir durante o inverno, vai encontrar as vinhas como se estivessem mortas, mas isso se deve ao período de hibernação delas. É até melhor para eles te receberem por lá nessa época, pois não estarão ocupados fazendo a colheita.
– Maldonado, no Uruguay
Um lugar lindo e pouco conhecido do Uruguay, mas quis colocar nessa lista em especial por conta de um hotel super exclusivo, chamado Sacromonte, que são chalés lindos, espelhados e que ficam no meio de uma vinícola. Sabe aqueles lugares perfeitos que a gente precisa passar uma semana lá para começar a entender o que descanso? Então, descansar e curtir o momento é o que mais irão fazer. Vale a pena colocar na lista, fica pertinho de Montevideo e é um lugar especialmente bonito.
Gostaram da lista? Demais, não é?! Poderia escrever sobre muitos outros lugares. Como disse lá em cima, a América do Sul é um paraíso para quem ama aventura e para aqueles que querem aproveitar demais o clima mais frio, sem precisar gastar em dólar ou euro. Vale demais a pena viajarmos por nosso continente, que é maravilhoso. Sou bem suspeita para falar algo, pois sou uma apaixonada pela América do Sul e sei que temos cantinhos extremamente especiais. Compartilha essa lista com quem você ama e boa viagem para vocês.