Dicas de Gastronomia

Le Vin Bistrô

Adoro quando começo um texto suspirando. Isso sempre significa que a experiência foi maravilhosa e que me apaixonei pelo lugar. Sou uma pessoa de coração bem grande, posso amar muito, muitos lugares e muias pessoas (hahahaha). Então, já adianto que eu AMEI conhecer esse famoso bistrô francês aqui de SP. Estou falando do Le Vin Bistro e Patisserie, que fica ali no bairro dos Jardins, perto da Av. Paulista.

A primeira unidade do Le Vin, é exatamente essa que fui conhecer, que foi criada em 2000. A ideia era trazer para SP uma culinária francesa descomplicada, porém com muita variedade, com pratos bem elaborados e muito sabor, que nos traz um pouco (ou muito) da França para nossa boca. Funcionou! Em 2001 ele criaram o Le Vin Patisserie, para que as sobremesas da casa fossem feitas no autêntico estilo francês.

O ambiente é bem elegante, o jazz rola solto no som ambiente (o que me fez me apaixonar um pouco mais, afinal, jazz serotonina pura) e é restaurante é perfeito para reuniões familiares ou encontros românticos.

Bom, vamos ao que interessa! Quero contar tudo que eu provei lá! Obviamente, desejando sempre ter um estômago maior para ter uma armazenamento maior. Comecei com uma salada fabulosa que super me levou de volta à França (comi várias nesse estilo quando estava lá). Foi uma salada de endívias (que é um tipo de verdura) com Roquefort, pêra e nozes. Só pela foto vocês podem perceber que estava delicioso. Além de linda, estava saborosa.

De prato principal fiquei na dúvida. Seria mais fácil ter pedido mini pratos de tudo. Mas, entre tantas opções de carnes vermelhas, pato, etc, eu fiquei tentada a provar agum peixe (os de lá são sempre frescos). Escolhi um prato bem diferente que eu nunca vi em outro restaurante. O Bacalhau do Senhor Osvaldo. E o que vem nesse prato? Só coisa boa. Lascas de bacalhau (no ponto perfeito de cozimento e no sal também), com azeite de oliva normal e de oliva negra, presunto cru, batata palha feita por eles (quando a gente rala a batata e frita, fica uma delícia), cebola cozida e ovo mexido. Mistura dos deuses! Eu amei! Esse Senhor Osvaldo sabia mesmo o que estava fazendo.

De sobremesa, não aguentei e escolhi o famoso Crême Brûlée e um macaron de frutas vermelhas com baunilha. Devo admitir que visitar a patisserie deles foi uma das maiores tentações que já tive na vida. Foi difícil escolher a sobremesa, então deixo claro que visitarei mais vezes esse lugar dos sonhos.

O Crême Brûlée estava… Parfait! Tudo equilibrado, doçura, cremosidade, temperatura e a crocância do açúcar queimado da cobertura. Delícia! Já provei muitas dessas belezinhas em muitos lugares e admito que esse estaria no top 3, fácil! Muito digno que de uma verdadeira patisserie francesa. E bem aqui, pertinho de nós. Tem muuuuito doce para provar lá. Corre!

Ahh! Não posso deixar de falar sobre a adega deles. Linda, cheia de bons rótulos. Obviamente, minha atenção se volta para aqueles que eu mais amo, então já adianto que está cheio de argentinos excelentes para quem quiser provar! E claro, muitos rótulos europeus, mas destaco os franceses, obviamente.

Ahh! Já estava esquecendo. Para quem gosta de ostras, eles possuem um tanque cheio de gelo que mantém essas belezinhas frescas. Aproveite!

Resumindo, devo admitir que o Le Vin é uma excelente opção para quem quer degustar uma bela culinária francesa aqui em SP. Além de ser um lugar lindo e romântico, se come muito bem. Muito bem mesmo. Sem sombra de dúvidas. Eu amei conhecer mais esse restaurante que já entrou na minha lista dos queridinhos. Ainda mais quando pegamos um dos meus pontos fracos… França! <3
Corre pro Le Vin! (Não babem muito nas fotos, ok?!)

Le Vin Bistrô
Al. Tietê, 184. Jardin. SP.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*