África

Khaya Ndlovu Manor House, lodge na África do Sul

Khaya Ndlovu Manor House, lodge na África do Sul

 

Seguindo essa jornada de passar a vocês todos os detalhes e todas as dicas preciosas sobre essa viagem perfeita que fizemos pela África do Sul, quero hoje contar mais sobre o segundo lodge que nos hospedamos. Ele é completamente diferente do primeiro, outra reserva, outros animais, outro esquema… Enfim. Tudo diferente, mas a essência de fazer parte da natureza selvagem e sentir toda essa energia forte e pura, continua. Devo admitir que estar lá no Khaya Ndlovu, foi especial. Vou contar tudo!

Começo explicando sobre a reserva, que não tem nada a ver com a Sabi Sand. Acredito que a característica mais chamativa a nós, foi a questão de que lá as árvores estão inteiras. Sabe por quê? Lá no Khaya Ndlovu, não tem elefantes (então esse Big Five você não consegue ver lá). Ainda! Porque recebi informações secretas (hahaha brincadeira, não são secretas) de que eles estão comprando alguns para a reserva. Então, o fato das árvores estarem maiores e inteiras, muda completamente o cenário. Não sei explicar ao certo o que eu achei sobre isso, mas digo que ficou selvagem de um jeito diferente e muito bacana. Ah! Mas lá também tem aquelas partes abertas onde as chetaahs adoram ficam caçando. Esse vídeo foi sobre o safári que fizemos lá no  Khaya Ndlovu. https://www.youtube.com/watch?v=6cMllUc4Ovs

Falando sobre os bichos. Lá no Khaya Ndlovu foi o único lugar onde vimos dois animais. A Chetaah, que é maravilhosamente linda e enorme (fiquei doida com o tamanho dela, pensei que eles fossem menores, mas ela é alta e super elegante) e os cães selvagens (que andam em bando e são ótimos caçadores, mas esses são pequenos mesmo, como parece nos livros e documentários de tv). Vimos leões, zebras, muitas girafas, búfalos, muitos antílopes, etc. Sei que eles possuem hienas e leopardos, mas não conseguimos achar. Sei da hiena porque de noite ela ficou cantando do lado do nosso quarto. De novo! Exatamente como no outro lodge. O que acontece com esses bichos? (hahahaha)

Quero falar sobre os rinocerontes da reserva Khaya Ndlovu. Como uma medida de prevenção contra o seu pior predador, o homem, eles realizam um procedimento nos rinocerontes que é um tanto quanto controverso. Ele retiram os chifres deles. Os caçadores ilegais invadem as reservas privadas e parques nacionais, com um único intuito. Arrancar na marra o chifre do pobre rinoceronte, pois no mercado negro asiático isso vale uma grana alta. E infelizmente, as “pessoas” que fazem isso não têm o menor cuidado e na maioria das vezes, o animal morre. Esse é o principal problema que enfrentamos com relação ao perigo de extinção dos rinocerontes e mesmo assim, os caras não mudam e continuam querendo caçar o bicho.

Lá no Khaya Ndlovu, eles retiram os chifres antes dos caçadores virem, de forma certa, com a ajuda de uma equipe de veterinários experientes e que defendem essa prática. Muita gente é contra, dizendo que sem os chifres, os rinocerontes não conseguem se defender da própria natureza, no caso de seus predadores naturais. Tudo bem que o rinoceronte tem poucos predadores naturais (quem vai conseguir se meter com um animal enorme desse), mas sua natureza realmente se altera sem os chifres.

Eu não consegui formar uma opinião sobre esse assunto, pois sou apaixonada demais por esses animais, então minha parte emocional não deixa. Mas lá no Khaya Ndlovu, vimos um grupo de 4 rinocerontes brancos, comendo tranquilamente e eles não se incomodaram nenhum pouco com nossa presença lá. Chorei muito novamente (como sempre choro toda vez que vejo esse animal lindo).

Enfim, então os rinocerontes da reserva Khaya Ndlovu estão sem chifres, como podem ver nas fotos. Agora, quero falar sobre as facilidades e estrutura que o lodge nos oferece. Primeiro, podemos tomar aquele café da manhã cheio de frutas frescas típicas e saborosas, olhando para a imensidão da reserva. É maravilhoso.

Como tem um lago pequeno artificial ali na nossa cara, muitos animais aparecem de vez em quando para beber água (na sua maioria são os antílopes que aparecem). O café da manhã deles é um show à parte. Primeiro, por conta das mocinhas e cozinheiras que são super simpáticas e atenciosas. Segundo, pelas opções. Juro que não dava para parar de comer. Tudo muito bom!

Os jantares no Khaya Ndlovu também são maravilhosos. O Alê e eu, jantamos à luz de velas, embaixo de um céu tão estrelado que dava para ver a Via Láctea. Tudo muito lindo mesmo! A comida sempre espetacular. Com couvert, entrada (que geralmente era uma sopa maravilhosa), principal e sobremesa. Tudo perfeito e sempre harmonizando com os vinhos sul-africanos. Maravilhoso mesmo! Os jantares e o café da manhã estão inclusos no valor das diárias lá no lodge.

Eles possuem diversos passeios para a gente fazer. Passeio de balão, de helicóptero, os game drives (safáris) normais, walk drive (meeeedo) e muitos outros. Quando for fazer sua reserva, procure já agendar esses passeios com antecedência. Estão todos listados no site deles (site está ao final do texto). Nós fizemos dois game drives ao final do dia, saindo por volta das 15:30. O safári de manhã sai sempre às 6h. Pontualmente, em todas as reservas funciona dessa maneira.

Bom, agora vou contar sobre o que podemos esperar do Khaya Ndlovu em questão de infraestrutura para seus hóspedes. Primeiro, eles ficam muito bem localizados. Como fizemos essa viagem de carro, indo de reserva em reserva, foi muito fácil chegar lá pela estrada, que é ótima. Nosso quarto era lindo, espaçoso e bem claro, quentinho. Ficava bem de frente com o portão e para um jardim maravilhoso. O banheiro, como sempre, um show à parte. Aquelas pedras na parede e no chão são um charme. Até falei pro Alê que quero um banheiro daquele em casa (hahahaha).

Eles possuem uma piscina. Mas não é uma piscina qualquer. Ela tem borda infinita e fica de cara com a reserva. Olha que arraso essas fotos que tiramos lá (eu, bancando a modelete, claro hahaha). A água não é aquecida, mas nos dias de calor, podemos nos refrescar lá à vontade. No último dia que estávamos lá, um antílope passou pela cerca (não me pergunte como ele fez isso) e entrou na área comum do Khaya Ndlovu. Estávamos na piscina e o bichão lá, comendo tranquilamente suas folhas e nem aí para a gente. Queria trazer esse lindão para casa.

Eles também possuem uma área de massagem que também tem uma vista linda para a reserva. Aliás, o lodge inteiro foi programado para estar servindo vistas lindas para a reserva. Nem teria sentido ser diferente disso. Admito que foi um dos lugares mais lindos que já fiquei hospedada na vida. Isso me faz pensar que existe muito do mundo ainda para ser visto.

Amei muito nossos dias no Khaya Ndlovu. Foi especial. As pessoas são especiais, equipe de primeira linha por lá. Foi maravilhoso conhecer tanta gente incrível, ver tanta coisa linda junto. Como essa viagem foi especial.

Só consigo pensar em coisas boas quando me lembro de tudo lá. o Khaya Ndlovu foi especial também. Nos sentimos acolhidos e queridos por todos, o que fica o meu grande agradecimento a cada um deles. Nossa viagem só foi tão especial assim, por conta de todas as pessoas maravilhosas que cruzaram em nosso caminho. Nesse vídeo, mostrei tudo sobre as dependências do lodge! https://www.youtube.com/watch?v=p5qqQcxIayM

Se eu recomendo o Khaya Ndlovu Manor House? Absolutamente! Eles possuem um valor bem acessível para nós brasileiros (convenhamos, não é barato fazer essa viagem e se hospedar em lugares maravilhosos para viver essa experiência) de verdade. Eu quis conhecer o lodge justamente por causa disso. Sei que para muito esse lugar será bem acessível. Perfeito para realizar aquele sonho que muita gente de “fazer um safári na África”. Eu tinha. Realizei. Agora quero realizar ainda mais. Recomendo com muitas estrelinhas o Khaya Ndlovu Manor House!

Khaya Ndlovu Manor House

Acesse o site deles para maiores informações. Caso decida realizar alguma reserva, mencione que viu por aqui. Quem sabe role um desconto! http://www.khayandlovu.co.za

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*