Restaurantes

Harmonização de vinhos no Bagatelle, em São Paulo

Harmonização de vinhos no Bagatelle, em São Paulo

 

Sabe aquelas combinações perfeitas que acontecem apenas de vez em quando na vida? Pois bem, quero contar sobre uma dessas vezes em que uma combinação perfeita aconteceu e eu aproveitei ao máximo. Se já não bastasse o lugar ser lindo de morrer (volto a dizer, o Bagatelle é sim um dos restaurantes mais lindos de São Paulo), os pratos serem impecáveis… Eles criaram agora um esquema em que podemos fazer harmonizações, entre os pratos e os vinhos incríveis que eles possuem lá na carta.

 

Essa harmonização está disponível no cardápio e pode ser solicitada em qualquer dia da semana, sempre que o cliente quiser. Na verdade, são sugestões que o chef dá pra gente. Algo como “se você for comer um salmão X, beba o vinho Y que será perfeito”, e assim vai. A ideia é muito boa, pois muita gente ainda fica perdida na hora de escolher um vinho ou de entender a harmonização. Claro que tem um toque pessoal nisso tudo, mas se alguém conhece bem o prato e o vinho, fica mais fácil para acertar.

Bom, já falei demais. Vou contar sobre os pratos que provamos e suas harmonizações. Preparados? O primeiro prato foi servido com lulas crocantes, tomate confitado e ervilhas tortas. A harmonização desse prato foi feita com um vinho branco chamado Claude Val. Não sei vocês, mas muita gente não curte outro vinho sem ser o tinto. Eu gosto de todos, inclusive do branco. Esse estava perfeito com a lula. Que combinação perfeita.

Depois foi a vez de provarmos um prato com atum. Era atum com foie gras (eu não gosto então pedi sem), ambos selados com o maçarico, shitake panco (isso mesmo, lembra um pão e é fofo, pode lembrar da marca Panco de pães e bolos sim porque faz todo o sentido) e um jus de balsâmico para deixar tudo temperadinho e meio azedinho. Para harmonizar com esse atum (que estava simplesmente fantástico, saboroso e todos os sabores do prato combinando), eles nos serviram uma taça de Domaine François Labet, um vinho francês da uva Pinot Noir. Vocês também amam Pinot Noir com atum? Eu acho maravilhoso.

Para o terceiro prato, eu escolhi o Salmão confitado em azeite, com cabochan em lascas tostada em mel e mostarda, brócolis crocante, beurre blanc de abóbora. Tinham bolinhas de abóboras bem doces no meio do molho, o que casava muito bem com o salmão. O prato estava harmônico, lindo e muuuuito saboroso. Fiquei doida com esse peixe. E para harmonizar, o que eu considero uma das melhores combinações (na verdade, é uma das minhas harmonizações favoritas), uma bela taça de um rosé, chamado Maxime. Nem preciso dizer que estava demais, né?!

A sobremesa oficial do evento, era essa taça enorme que está na foto aí embaixo. Merengue, chocolate, chantilly, suspiro, etc. Mas como eu estava na promessa ainda, não comi porque tinha chocolate. Então eles me enviaram outra sobremesa, que tinha uma calda de morango, sorbet de morango e pedaços de bolo branco no meio de lascas de suspiro. Uma delícia. Para lamber os lábios de tanto comer.

A experiência foi incrível. Fiquei uma vez mais, um pouco mais, apaixonada pelo Bagatelle. Que restaurante de primeira linha, que qualidade nos serviços e nos produtos que nos oferecem. Não tenho dúvidas de que fazer uma refeição lá, será algo que você se lembrará por muito tempo, ainda mais se for tão especial quanto uma harmonização assim. Vale muito a pena ir, conhecer e se encantar.

O Bagatelle oferece também serviços de Brunch no final de semana (leia a minha experiência nesse post https://viagensdatalita.com.br/brunch-no-bistrot-bagatelle-em-sao-paulo/) e jantares lindos, que depois viram baladinha para os solteiros curtirem. Uma gastronomia francesa exemplar aqui em São Paulo. Você já conhece o restaurante? É apaixonado por culinária francesa bem feita? Esqueça os restaurantes de aeroporto e corre pro Bagatelle. Você não irá se arrepender. Vai por mim… Sei do que estou falando.

Bistrô Bagatelle

Rua Padre João Manuel, 950. Jardins. São Paulo.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*