Europa

Guimarães, a Cidade Onde Nasceu Portugal

Recebi um contato super bacana do pessoal de uma cidade de Portugal que é pouco conhecida, chamada Guimarães. Fiquei encantada com os textos e com as fotos, por isso resolvi publicar aqui para compartilhar com vocês. Afinal, tudo que é bom, merece ser visto por todos. Lembrando que eu ainda (AINDA) não conheço Portugal, mas está super na lista dos próximos destinos. Quero muito! E quero muito conhecer Guimarães também.

Vou colocar o texto que eles escreveram com tanto carinho sobre a cidade e no final, quero fazer umas considerações. =)

“A frase ‘Aqui nasceu Portugal’, gravada num pedaço das muralhas medievais que restam no bem tratado centro histórico de Guimarães, demonstra plenamente que estamos em uma das cidades históricas mais importantes de Portugal, o país mais ocidental da Europa.

Guimarães é uma pequena cidade ao norte de Portugal, que é sede de um município com 160 mil habitantes, localizado no centro da região Minho. É distante aproximadamente 55 km da cidade do Porto e 350 km de Lisboa, a capital do país.

É uma cidade histórica que teve um papel de destaque na fundação da nação portuguesa, no século XII, por ação de Afonso Henriques, que, reza a história, abriu caminho à independência de Portugal, em 1143, com a Batalha de São Mamede, que aconteceu no topo do monte Latito, onde está hoje o castelo da cidade, lugar que deposita essa memória, que é uma das grandes atrações da cidade.

Não foi por acaso que o Presidente da República do Brasil José Sarney, em uma visita oficial a Portugal, realizada em 1986, fez questão de ir a Guimarães prestigiar Dom Afonso Henriques, tendo descrito o monarca como ‘o fundador da nacionalidade portuguesa’, como está escrito em uma placa colocada junto de sua estátua, no Monte Latito, próximo do Palácio dos Duques de Bragança e do castelo da cidade.

O Largo da República do Brasil, um dos espaços públicos nobres de Guimarães, com seus jardins belíssimos, é outra demonstração concreta das ligações históricas entre a cidade portuguesa e o povo brasileiro.

Reza a história que Portugal descobriu o Brasil. Agora é hora de os brasileiros descobrirem Guimarães, porque é uma cidade repleta de histórias e de memórias, que merecem e justificam plenamente uma descoberta.

Seu centro histórico bem conservado e habitado (com flores ou roupas secando nas varandas e janelas), seu grandioso castelo, suas ruas e esplanadas acolhedoras, seus museus, seus edifícios históricos e suas inúmeras igrejas convidam a um passeio bem demorado e muito agradável. A memória histórica ainda hoje está visível na cidade, em seu centro histórico formado por ruas antigas, muito estreitas, e casinhas que parecem ser de boneca.

Por ser uma cidade relativamente pequena, é possível conhecer as principais atrações de Guimarães em apenas um dia. Mas o ideal será reservar dois dias para conhecer bem a cidade. As principais atrações de Guimarães podem ser visitadas num passeio a pé, sem dúvida a melhor opção para apreciar as belezas do centro histórico. Por isso, é preciso não esquecer um calçado confortável. Mas há outras atrações no município, que estão mais distantes, como o Santuário da Penha, a Igreja de São Torcato ou da Citânia de Briteiros (um espaço arquelógico de origem pré-romana), que necessitam de meio de transporte.

A melhor época para visitar a cidade? O ano todo! Mas de março à outubro o clima está sempre mais favorável.”

Não dá vontade de correr para lá agora? Pois é… Agora minhas considerações! Ou melhor, boas notícias!

Eles estão apostando pesado na captação de turistas brasileiros. Então, eles criaram um site sobre a cidade, todinho em português do Brasil, para facilitar nossa vida (não que eu ache o português deles difícil). O site é o seguinte (www.turismoemguimaraes.com) e lá, eles deixam tudo atualizado com notícias e textos que eles acreditam que vão agradar a nós. Tudo voltado para o brasileiro mesmo.
A partir do site, vocês podem navegar para as redes sociais do projeto, como Instagram e Facebook.

Tem tudo lá. Todos os detalhes das atrações e tudo mais.
Guimarães me encantou mesmo antes e visitar. Acho que o mesmo está acontecendo com vocês.

Então, da próxima vez que estiver de viagem pela Europa, dê uma passadinha por Portugal e visite Guimarães. Uma coisa posso afirmar! Todos serão muito bem recebidos e viverão momentos incríveis. Eu quero ir looogooo!!! =D

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*