Brasil

Gramado ou Canela? As duas!

Gramado ou Canela? As duas!

 

Gramanela, ou Canemado? Bom, as duas cidades ficam bem coladas uma à outra e passando pela estrada, fica difícil saber onde uma termina e a outra começa. São apenas duas cidades da região que chamamos carinhosamente de Serras Gaúchas. Por mais que muitas pessoas teimem em dizer que as duas poderiam ser uma cidade apenas, as diferenças entre elas são gritantes. Ambas são lindas, fofas, possuem natureza vibrante ao seu redor e nos acolhem bem. Mas tudo para por aí.

Canela é uma cidade com a arquitetura bem diferente da de Gramado. Canela é como uma cidade comum, mas com alguns detalhes mais bonitos espalhadas por ela, como um belo jardim na frente de um banco, de uma advocacia, etc. Já Gramado, é toda imponente com seu estilo europeu de construir casas e prédios. Realmente nos remete às cidades da Suíça, ou de algumas cidades no interior da Alemanha ou Holanda.

Se hospedar em Canela, é cerca de 30% mais barato do que se hospedar em Gramado. Mas, os hotéis de Gramado são os melhores. Me hospedei no maravilhoso hotel Casa da Montanha (www.casadamontanha.com.br) e não consigo imaginar outro hotel que combine com essa viagem. Seja em qualquer época do ano, haverá coisas para fazer sempre nesse hotel. Desde a piscina quentinha, até um deck suspenso para assistir um belo pôr do sol tomando vinho.

Para comer, opções nas duas cidades é o que não falta. Se quiser comer um fondue, o restaurante Belle du Valais é uma boa opção e eles possuem uma boa carta de vinhos. Para lanches rápidos, em Canela tem um café gourmet que é livraria também. Os lanches e os pratos são ótimos, preço justo e cardápio incrível. Gostei muito. Mas existe um restaurante que precisa estar no seu roteiro.

O La Caceria fica dentro do hotel Casa da Montanha e é especializado em carnes nobres. O restaurante faz parte da Associação da Boa Lembrança, então todo ano tem algum prato novo que se você pedir, vai ganhar de lembrança um prato de cerâmica para colecionar. Quando eu fui, comi o Marreco Marcondes. Você já comeu um marreco? Eu comi e admito que gostei bastante. A carne é sequinha mas muito saborosa e com certeza vale a pena ser provada. As sobremesas deles também são divinas. Dá vontade de lamber o prato!

As duas cidades possuem diversos museus para visitar e alguns fazem a alegria da criançada, como o Vale dos Dinossauros. As fábricas da maioria das lojas de chocolate deixam suas portas abertas para visitação, o que deixa qualquer chocólatra maluco. Experimentei todos e os meus favoritos foram os da loja Caracol. A cidade também é cheia de museus diferentes como o Museu da Miniatura, Museu de Cera, Museu da Harley, Museu Super Carros, etc. Escolha o que mais se encaixa no seu gosto e vá.

Outro passeio bem legal que fiz foi para um espetáculo de dança chamado Belle Epoqué. É um musical lindo, inspirado nos cabarés parisienses. Com danças perfeitas, músicas bem escolhidas, cantores afinados e irreverência envolvente, eles deixam a experiência ainda melhor. Um fato curioso é que todos os artistas são locais. Se você for mulher e tiver sorte, poderá ser escolhida para receber um strip tease de três homens lindos, somente para você. Bom, a sortuda da noite que estive por lá, fui eu mesma. Confesso que foi extremamente divertido.

Há mais de 40 anos o Festival de Cinema de Gramado vem atraindo milhares de turistas durante os dois finais de semana em que acontece. Celebridades passam pelo tapete vermelho e os turistas se apertam para vê-los passar. Tive a sorte de estar na cidade justamente no primeiro dia do festival e foi bem bacana. Participei de um evento chamado Cine Gourmet, que acontece uma vez por mês (durante 10 meses do ano) no hotel Casa da Montanha (dá para ver que o hotel é cheio de coisas para fazer, né?!). Foi muito bacana assistir um filme e depois saborear um jantar todo inspirado naquele filme. É incrível.

Uma dica importante. As cidades são perfeitas para serem visitadas com sua família ou com seu amor. Se quer viajar para lá com a intenção de bagunçar e ir para bares e baladas, vai se decepcionar. Em Gramado não tem bar e nem casas noturnas. As poucas opções ficam em Canela, como o famoso Bar do Bill. Portanto, vá preparado e não espere badalação.

Vou postar outros textos sobre a região, com dicas e tudo mais. Aguardem! Parece que não, mas tem muita coisa bacana para fazer e conhecer por essas duas cidades lindas e fofas. Vale a pena conhecer.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*