Gramado e Canela: aos poucos, as cidades retomam suas atividades turísticas

Notícia boa para quem estava desanimado. Aos poucos, Gramado e Canela começam a retomar suas atividades turísticas. Parte dos hotéis está reabrindo e algumas atrações voltam a funcionar, porém com horários reduzidos e restrições sanitárias.

No dia 06 de maio, semana passada, o prefeito de Gramado, Fedoca Bertolucci, assinou um decreto permitindo a reabertura de hotéis, museus e parques turísticos. Todos estavam fechados por conta do controle da propagação do novo coronavírus. O secretário de turismo declarou que a retomada era necessária, pois a saúde da população também depende de fatores sociais e econômicos. Disse também que estão com uma série de exigências com relação aos cuidados das empresas para essa retomada, que está sendo devagar. O decreto também diz que o uso de máscaras de proteção facial é obrigatório e existem sanitizantes pela cidade toda. Existem alguns critérios que precisam ser seguidos.

Os hotéis poderão funcionar com somente 50% de ocupação, áreas sociais como piscinas, saunas, salas de jogos e mais, deverão permanecer fechadas. A refeição do café da manhã está proibida no sistema de buffet (como eu já havia escrito aqui para vocês, era uma tendência que eu já esperava), deverá ser servido em sistema de a lá carte ou entregue no quarto do hóspede. Além de disponibilizar álcool em gel em todos os ambientes para as pessoas podem higienizar as mãos. Distanciamento na hora do check in e check out também deverá ser respeitado. Hostels também poderão reabrir, porém deverá existir um espaço maior entre as camas e o uso do banheiro deverá ser controlado. Camping e as locações por temporada continuam proibidas, pois existe uma dificuldade de fiscalização com relação à higiene e limpeza desses locais.

Com relação às atrações turísticas, parques e museus também poderão voltar a funcionar, porém com 50% do limite de capacidade e a comercialização dos ingressos deverá ser feita através dos canais digitais, como sites dos locais. Caso exista fila para entrar no local ou de qualquer forma, deverá existir pessoas para garantir o distanciamento entre as pessoas. A distância de 1m30cm deverá ser respeitada. Além de priorizar os idosos e as pessoas que fazem parte dos grupos de risco. O decreto ainda diz que é obrigatório a higienização de todas as superfícies de toque com álcool em gel 70% e/ou água sanitária. A limpeza deve acontecer para cada utilização. Ou seja, alguém precisa ficar ali para garantir que isso aconteça de verdade. Com organização, vai funcionar.

Canela anunciou, logo após o decreto ser assinado, que também iriam reabrir algumas coisas. As atrações turísticas irão funcionar em tempo reduzido e com capacidade reduzida. Eles disseram que enquanto estavam fechados, eles foram se adaptando para resolver os problemas que poderiam acontecer quando reabrissem. Como em todos os locais, as máscaras deverão ser utilizadas 100% do tempo.

Com relação ao bondinho da Cachoeira do Caracol, a experiência será um pouco diferente. As janelas terão que permanecer abertas o tempo todo durante os passeios, para garantir a circulação do ar. O embarque também será realizado por grupos e famílias ou individualmente. Com relação aos hotéis, continuam sem previsão de reabertura. E infelizmente, na semana passada, um dos hotéis mais emblemáticos da região, o Hotel Laje de Pedra, anunciou o fim de suas atividades. Já sabiam que o hotel estava enfrentando problemas, mas com toda essa crise, eles não conseguiram segurar as pontas.

Aos poucos, as coisas vão voltando ao normal e todas as adaptações estarão sendo feitas. Esse é um dos primeiros grandes destinos turísticos do Brasil que anunciam a retomada das suas atividades de forma lenta e gradual. Vamos aguardar para saber o que vai acontecer com os outros lugares nos próximos dias.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *