África

Gold Restaurant, experiência única em Cape Town

Gold Restaurant, experiência única em Cape Town

 

Gente. Sério. Parem tudo que estiverem fazendo para ler esse texto. É sério. Preciso contar a vocês como foi nossa experiência em um restaurante típico e tradicional lá em Cape Town. O restaurante se chama Gold Restaurant e fica perto do Waterfront, perto do hotel que estávamos hospedados (o Jackie O Yacht que contei no último texto), então fomos andando. É bom caminhar pelas cidades, mas sempre se informe antes para saber se a região é perigosa ou não. Para não correr risco estando longe de casa.

O restaurante, quando você olha por fora, não acha que ele é do tamanho que ele realmente é. Imenso! Lá dentro, é como se fossemos transportados para outro lugar. São 4 andares de prédio e todos com suas funções definidas. Eles promovem eventos como casamentos e festas de aniversário, jantares românticos, exposição de artes africanas, etc. Tudo o que você quiser fazer no Gold Restaurant, você consegue.

São mesas e mesas para grupos grandes, para casais e para grupos pequenos. Mesa para a gente sentar e assistir aos shows, é o que não falta. Quando chegamos, havia dois caras no palco com tambores ensinando todos a tocar. Pegamos um tambor e começamos a nos divertir. Que energia gostosa tem esse povo africano. E como eles têm orgulho de quem eles são, da sua cultura. Que cultura rica! Depois disso fomos para a parte de cima, onde fica a maior parte das mesas de casais.

Chegando lá, nos apresentaram o esquema do cardápio. Minha dica para você que quer ir conhecer o Gold Restaurant é só uma! Vá com fome. Mas muita fome. Porque você vai comer como se não houvesse amanhã. Sim, você compra o pacote de entrada que dá direito a ver os shows e também a comer um pouco de todos os quase 15 pratos que eles nos servem. Sim, tudo isso. Vou contar como eles são.

Antes de mais nada, quero que saibam que vocês farão uma viagem gastronômica quando for jantar no Gold Restaurant. Sabe por quê? Porque você vai provar um prato de vários países do continente africano. Sim, eles criaram isso para mostrar ao turista que podemos comer muito bem na África. Você prova de entrada um pão especial da África do Sul e também uma sopa de tomates que é uma especialidade de Zanzibar (um lugar de praias lindas na Tanzânia).

Só para começar a aquecer o estômago para o resto que está por vir. São 10 pratos que eles nos servem como sendo os principais. Sim, 10 pratos. Eis a lista. Zambia Balls (que é feita com batata doce e queijo), Ethiopian Iab (bolinho feito com queijo cottage, iogurte e ervas), Morrocan LambPhylo Cigar (é uma comida típica das ruas do Marrocos, que leva cordeiro apimentado), Kenyan Patties (que combina milho e espinafre), South African Fish Cakes (que como o nome diz, são bolinhos de peixe frito), Congo Chicken (peito de frango com manga, limão e gengibre), Zanzibar Vegetable Pilau (preparado com arroz e vegetais sazonais), Namibian Venison Pot (guisado com carne de antílope), Tanzanian Mchica (espinafre e várias folhas comestíveis, servido com amendoins e coco) e por fim, Nigerian Corn and Beans (um misturado com milho, feijão, tomate e cebolas).

Nem adianta vocês tentarem me perguntar qual deles eu gostei mais, porque vai ser impossível definir um. Mas, para minha surpresa, o prato que eu mais comi foi o guisado de antílope, que mais parecia um picadinho de vaca mesmo. Confesso que descobri depois o que era, mas estava sensacional. Posso acrescentar mais essa carne a minha lista de favoritas. Nunca tinha provado e adorei. Todas as opções vegetarianas também estavam deliciosas. Provei um pouco de cada um.

Para finalizar com as sobremesas, eles trouxe um Cape Malay Boeber, que parece nosso arroz doce, mas no lugar do arroz, eles colocam aquele macarrão bem fininho (tipo cabelinho de anjo) e fica bem mole no meio do creme que doce que eles preparam. Uma delícia mesmo. Queria ter comido mais, mas já estava nas tampas de tanto que já havia comido (hahahaha). Eles trouxeram também uns biscoitos crocantes que levam cardamomo e raspas de laranja. Uma delícia também.

Tudo isso, é só o jantar. Só a parte da comida. O que eu ainda não contei a vocês é o que acontece durante o jantar, enquanto todos estão trazendo os pratos para a gente. Antes dos shows começarem, as meninas passaram pelas mesas fazendo uma maquiagem típica africana nas pessoas que queriam. Tanto homens quanto mulheres poderiam se maquiar. Claro que eu aproveitei para fazer umas flores lindas no meu rosto e eu queria ficar desse jeito para sempre. Maravilhosa a maquiagem.

Depois disso, os shows começaram. Foram 4 shows, apresentações para ser mais exata. Sim. E não pense que eles ficaram no palco. Não! Eles passaram por todas as partes do restaurante que havia clientes jantando e o show foi ali, do nosso lado. Cantoria africana, danças típicas e muita (mas muuuuita) alegria contagiante. O Gold Restaurant é um espetáculo o tempo todo. Que lugar incrível.

Nós cantamos, participamos das danças e nos divertimos o tempo todo. Foi maravilhoso ter essa experiência. Nem tenho muito como ficar contando os detalhes a vocês porque eu realmente não conseguiria, de tão intenso e lindo que foi isso. Realmente, a África é um continente riquíssimo que consegue nos tocar e nos encantar o tempo todo. O orgulho que eles têm em nos mostrar essa cultura, os costumes, é de emocionar.

Se você estiver por Cape Town e quiser ter uma verdadeira experiência africana em uma noite, vá ao Gold Restaurant. A África vai ser apresentada a você em forma de pratos, sabores, aromas, músicas, danças, roupas e muito mais. Sim, é um pouco de todas as partes da África em um só lugar. Literalmente, pois eles possuem funcionários de quase todos os países do continente (a mocinha que nos atendeu era da República do Congo). Foi fantástico, lindo e tocante vivenciar tudo isso.

Se eu recomendo? Com tooooda certeza! Na verdade, afirmo aqui que você não deve pisar em Cape Town sem que tenha reservado uma noite de jantar e diversão no Gold Restaurant. Sim! Anote isso na sua agenda e viva a África com todos os seus sentidos.

Gold Restaurant

15 Bennet Street, Green Point. Cape Town. África do Sul.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*