Restaurantes

Festival da Quaresma no Donna Pinha, em Santo Antônio do Pinhal

Festival da Quaresma no Donna Pinha, em Santo Antônio do Pinhal

 

Sabe um daqueles festivais que acontece só uma vez por ano e que te fazer ficar lembrando dele pro resto do ano? Então, o Festival da Quaresma do restaurante Donna Pinha é um desses eventos que estaria nessa lista dos lembrados e desejados. O melhor restaurante de Santo Antônio do Pinhal e um dos melhores de toda a região da Serra da Mantiqueira (incluindo Minas e Rio também, não só pensando em São Paulo), nos presenteia com pratos incríveis sempre, mas durante o Festival da Quaresma tudo fica ainda mais especial.

A queridíssima chef Anouk, além de divertida e simpática, também é muito talentosa e criativa na hora de criar seus pratos do cardápio. Foi beeeem difícil escolher qual prato poderíamos comer dentre tantas opções que pareciam saborosas. Mas, obviamente, ficamos com pratos de trutas, que é o carro chefe não só do Festival da Quaresma, mas como de todo o cardápio do Donna Pinha.

Gosto demais do ambiente do restaurante. Seja para almoço, seja para o jantar. O ideal é que você visite o Donna Pinha nos dois períodos, pois o restaurante se transforma da noite para o dia e do dia para a noite. Não esqueça dos vinhos durante o jantar. A carta de vinhos do restaurante é beeeem interessante, com vários rótulos bem selecionados (pra não dizer que ela escolheu tudo a dedo).

Bom, o Festival da Quaresma acontece todos os anos durante a quaresma (deeeerrr, bem óbvio). A Anouk prepara uma série de pratos especiais para que a gente possa comer com carne vermelha zero, já que muita gente evita comer carne durante esse período. Então, ela cria pratos deliciosos com peixes. Trutas, como mencionei ali em cima. A região da Serra da Mantiqueira é forte com trutas, sempre nos melhores restaurantes. Mas devo confessar que a criatividade e bom gosto da Anouk na hora de criar os pratos e selecionar os ingredientes, é um belo diferencial.

Ela disse que procura sempre escolher os ingredientes regionais, dos produtores regionais. Além de pegar tudo extremamente fresco, ela sabe quem produz as coisas boas. O melhor de tudo é que comemos um prato com o sabor da região, o que é demais! Acredito que com todas essas combinações, fica bem difícil de errar.

Optamos por começar com uma salada do festival de entrada, a Salada Brisa. Ela vem com nozes caramelizadas, mix de folhas verdes, queijo brie e molho de morango. Além de linda, estava refrescante, leve e com uma explosão de sabores na boca. Todos os ingredientes, salgados ou doces, combinavam e se transformavam em algo delicioso. Simples, porém uma salada que eu considero maravilhosa. E é só uma salada! Dá para sentir a frescura de tudo.

De prato principal, o senhor Alexandre optou por uma truta que está no cardápio fixo, que é a Truta ao Gorgonzola, que acompanha um molho suave de gorgonzola por cima e batatas sautée. Eu provei o prato e o queijo gorgonzola ficou ao lado da truta no lugar de protagonista, pois dava para sentir o sabor dos dois. Além de ser um prato lindo.

Eu optei por um dos pratos criados para o Festival da Quaresma. A Truta Juá, que acompanha legumes frescos assadinhos e um molho (e algumas bolinhas da própria fruta) de physalis. Bom, eu sou a louca do physalis. Adoro essa frutinha que é doce meio azedinha. Meu prato estava maraaaavilhoso. Que opção deliciosa eu escolhi. A truta estava no ponto, o molho perfeito, os legumes completavam tudo. Foi de longe um dos melhores pratos com truta que já comi na vida. Fiquei doida com toda aquela combinação de sabores (quem me acompanha aqui, quem me conhece, sabe que eu amooo pratos assim, diferentes e perfeitos).

Como se não bastasse tudo isso, ainda tem as sobremesas. O Ale ficou no Petit Gateau de chocolate que acompanha um sorvete de baunilha artesanal. Além de lindo, estava muuuito bom. É um dos básicos que não sai da moda e tem o ano todo no cardápio do Donna Pinha.

Eu escolhi uma sobremesa do Festival da Quaresma (hihihihi não sou nada boba). Olha essa sobremesa! Bolo de lavanda com limão siciliano (já poderia parar por aqui e já estaria perfeito) com calda de morango e uma bola de sorvete de baunilha. Tá bom, ou querem mais? Nem sei explicar direito… Só sei que fiquei bem apaixonada por essa sobremesa. Impossível não ficar! Onde mais eu poderia encontrar um bolo de lavanda com limão siciliano? Não consigo imaginar. Por isso devo dizer… Obrigada por isso Anouk! Estava divino!

O restaurante Donna Pinha merece todos os elogios possíveis e ainda seria pouco. Eu já gostava desse lugar, hoje gosto ainda mais. Cada vez que visitar, vou gostar mais e mais. É um lugar incrível, a cidade é incrível, as pessoas são demais e o clima perfeito. Fica difícil achar tantos elogios, espero que com as fotos vocês consigam entender um pouco do que estou querendo dizer.

O Festival da Quaresma vai até o dia 01 de abril (juro que não é mentira). Aproveite e vá passar o final de semana em Santo Antônio do Pinhal. É uma das cidades que eu mais gosto aqui em São Paulo. Vale a pena conhecer e comer quantas vezes puder lá no Donna Pinha. Novamente, de longe, o melhor restaurante da cidade.

Restaurante Donna Pinha

Avenida Antônio Joaquim de Oliveira, 647. Santo Antônio do Pinhal. São Paulo.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*