Escape de São Paulo: final de semana em Santo Antônio do Pinhal
Quem me acompanha pelo Instagram (estou no @talitabortolussi para quem ainda não me segue, corre lá seguir), sabe que uma das coisas que mais amamos fazer de final de semana, é escapar de São Paulo e ir respirar o ar puro das montanhas (sim, nós preferimos muito mais o frio aconchegante das montanhas do que a maresia grudenta da praia). Por isso, já fomos diversas vezes para várias cidades fofas que ficam espalhadas pela Serra da Mantiqueira. Uma das nossas favoritas, se chama Santo Antônio do Pinhal. Bom, com esse nome, nem preciso dizer que ela é toda romântica, não é?! A cidade é um charme e tem muitas pousadas fofas para a gente se hospedar e conhecer e também, tem muitos restaurantes deliciosos para a gente comer e beber muito bem.
Durante nossa última visita a essa cidade fofa chamada santo Antônio do Pinhal, nos hospedamos novamente em uma pousada que já conhecíamos, mas realmente tem nosso coração, pois poucos possuem aquela vista privilegiada da Serra da Mantiqueira. Estou falando da pousada Vale das Araucárias. Nós adoramos esse lugar, adoramos a tranquilidade e adoramos principalmente, ficar deitados na rede admirando o céu ou simplesmente escutando os pássaros cantarem olhando para as vistas verdes da serra. É muito sossego, exatamente o que todo mundo precisa de vez em quando (principalmente quem mora nessa cidade louca chamada São Paulo).
Quando se chega na pousada pela primeira vez, as subidas assustam um pouco. Elas são realmente bem intensas (algumas com uns 45º graus de inclinação), mas mesmo que seu carro seja normal (aqueles 1.0 manuais), é só engatar primeira marcha e acelerar. O asfalto lá não é liso e mesmo que esteja chovendo, seu carro vai subir. É só ter fé (hahahaha). O bacana é que quanto mais se sobe, mais se vê. Quanto mais se vê, mais a gente se encanta. Os quartos são confortáveis e espaçosos, alguns com lareira, outros com hidro, outros com os dois. Mas o importante é saber que vamos dormir bem e relaxar.
Durante o dia, podemos ficar curtindo a piscina climatizada e de borda infinita que eles têm por lá, ou podemos ir passear pelos pontos da cidade. Importante dizer que lá na pousada Vale das Araucárias, não tem restaurante e a única refeição que podemos fazer, é o café da manhã. Em alguns quartos existe a opção de uma mini cozinha para podermos cozinhar, caso seja a vontade dos hóspedes, mas confesso que cozinhar é a última coisa que quero fazer por ali. Existem diversos restaurantes e bares espalhados por todas as regiões de Santo Antônio do Pinhal, para que possamos comer e beber bem (como já escrevi ali em cima).
Perto dessa pousada, na mesma estrada (que chama estrada do machadinho, porém não se assuste), tem uma outra pousada (que eu também já fiquei e amei conhecer) que se chama Villa Mantiqueira. Lá, podemos nos hospedar também, porém, nessa nossa última escapada, fomos até lá fazer uma trilha que fica dentro da propriedade e também fomos jantar. A Nilma (dona da pousada e uma cozinheira de mão cheia), nos recebeu de braços abertos e fez um jantar delicioso com entradinhas de antepastos e pães, saladinhas, prato principal com massa e carne e uma sobremesa. Além de que, levamos nosso vinho e ela não cobrou rolha. Então, fica essa dica para você também, que gosta de comer pratos deliciosos que parecem nos abraçar e fazer carinho.
Um pouco mais para a frente, na mesma estrada, encontramos a famosa Bodega. Um lugar bem rústico, que faz cachaças artesanais de vários sabores e vários tipos, com diversos barris para o envelhecimento da bebida. Para quem gosta de cachaça, é um passeio que vale a pena. Estou tentando levar o Alê até lá desde sempre, mas nunca sobra tempo (ficamos sempre ocupados fazendo nada e bebendo na própria pousada hehehehe). Mas fica a dica para quem conseguir fazer essa visita.
A verdade é que quando estamos viajando de final de semana, não queremos fazer muitas atividades e nem programar muita coisa. Não sei vocês, mas nós aqui ficamos malucos a semana toda (e às vezes até de final de semana) e chega no sábado, só queremos descansar, nos curtir e curtir o lugar que estivermos. Então, acredito que seja fundamental escolhermos uma pousada bacana para nos hospedarmos durante nossa viagem, seja para onde for. A hospedagem, tem o poder de deixar a viagem inesquecível, ou de cair na lista de “apenas mais uma”. Por isso, escolha bem e pense bem, antes de fechar. Ah! Uma coisa boa é que o pessoal da pousada Vale das Araucárias, manteve sem preço pré pandemia (uma das coisas que mais vi por aí, foram hotéis aumentando o preço para compensar o tempo que ficaram fechados e achei isso um absurdo). Não é à toa que eles estão totalmente lotados por semanas. Ainda bem!
Fica aqui a minha dica, para quem quiser curtir um final de semana delicioso nas montanhas, sem pensar muito. Dicas extras é para você levar algumas garrafas de sua bebida favorita, combinar com um casal de amigos para irem juntos (se ficarem na mesma pousada, mais legal ainda) levar filtro solar para o corpo e para o rosto, e também para sempre ter um sapato confortável, para o caso de decidirem caminhar para conhecer a região.
Quem quiser saber mais detalhes sobre a pousada Vale das Araucárias, pode clicar nesse link abaixo, onde contei toda nossa experiência por lá.