Dicas para os viajantes: o que saber antes de cair na estrada
Mais um final de ano chegando e com ele vem as tão esperadas férias. Muita gente sai para viajar, em busca de aventura, descanso ou simplesmente, conhecer algum novo. Mas viajar não é só viajar. Tem muita coisa que precisamos saber antes de cair na estrada para podermos aproveitar ainda mais todos os momentos que teremos de férias. Pensando nisso, resolvi fazer uma lista sobre alguns pontos que considero importante passar para vocês, viajantes! Então, já pegue o caderninho (ou prepare o dedo para dar print) e compartilhe com quem você acha que precisa saber disso tudo também.
– Tente saber (pelo menos um pouco) outro idioma
Fica difícil nos comunicar sem saber ao menos o básico do idioma do país em que estamos, mas não é impossível se você souber um pouco do inglês, que é tipo um idioma universal. Sempre terá alguém que fala inglês. Então tente ao menos saber um pouco, até mesmo para demonstrar um pouco de respeito e interesse ao local em que está.
– Tente deixar sua mala o mais leve possível
Para os homens, tarefa super fácil. Para as mulheres… Bem difícil. Afinal, levamos trocentos cremes, cinto que combina com a blusa, que combina com a bota, que combina com a calça, que combina com o chapéu, etc. O segredo é levar peças que se combinem entre si. Tudo combinando com tudo é a minha definição de mala perfeita. E a questão dos produtos, pequenos potes ajudam a não levar mais do que o necessário. Não se esqueça de que tudo que levar, você terá que carregar. Já dei várias dicas sobre como organizar uma mala aqui no site. Podem procurar os textos na busca.
– Conheça a cultura do país antes de estar nele
Leia sobre tudo antes de embarcar, para evitar surpresas. Saiba tudo sobre a religião predominante (principalmente para os países muçulmanos), sobre a gastronomia (para já ir preparando o seu estômago), sobre os costumes (tipo de roupa que deve usar em cada local, etc), sobre absolutamente tudo. É o mínimo que deve fazer. Acredite em mim, isso pode te salvar de saias justas ou até algumas coisas piores. Se você for mulher, pesquise sobre a cultura machista do local também.
– Seja adaptável
Mudanças podem acontecer e você precisa estar preparado para essas alterações e se adaptar se for preciso. Mas sempre com jogo de cintura e calma. Se houver overbooking, atrasos, cancelamentos, se passar mal por algum motivo, se perderem sua mala, etc. Não se desespere. Tudo vai dar certo se você se adaptar e resolver tudo da melhor maneira possível. Imprevistos acontecem sempre, no final dá tudo certo. É só acreditar e ter calma para resolver tudo.
– Tenha noção do que acontece ao seu redor
Prestar atenção em tudo que acontece ao seu redor é sempre importante. Alguns oportunistas se aproveitam de quando menos esperamos para aplicar um golpe, ou até mesmo nos furtar. Mas não é só para sua segurança, também precisamos prestar atenção nos costumes e no comportamento das pessoas ao seu redor. Tudo para que sua viagem seja mais proveitosa e mais segura. Fique atento, algumas pessoas possuem truques para nos distrair e acabar nos furtando. Temos que ficar sempre de olhos abertos.
– Não tenha vergonha de fazer perguntas
Pergunte para os estranhos (aqui encontramos a importância do primeiro item que citei), para o tio da banca, para a tia da loja de chocolate, para quem for preciso. Se tiver alguma dúvida, principalmente sobre os caminhos que deve encontrar, pergunte. Pergunte sobre as coisas do cardápio também, para evitar que peça algo que não goste de comer e sobre os valores. Não tenha vergonha e solte a língua para se dar bem.
– Conheça seus limites e não os desafie (pelo menos não muito)
Todo mundo sabe que os nossos limites foram feitos para serem desafiados. Mas não tem muito sentido provocar uma situação em que você pode se dar mal, estando longe de casa, em outro país, sem ninguém por perto para te ajudar caso algo dê errado. Pense bem. Não faz sentido algum, não é?! Então, esteja atento a isso também. Isso vale para tudo durante sua viagem, ok?!
– Seja organizado em todos os quesitos de sua viagem
Claro que algumas coisas podem passar, mas tenha controle disso também. É preciso ter tudo organizado, a menos que queira ter bastante adrenalina e perrengue em sua viagem. Reservar os hotéis, saber como vai chegar, como vai se locomover, as atrações que quer conhecer, quanto vai gastar por dia e tudo mais. Importante demais ter essa organização, para que sua viagem seja melhor ainda.
– Não vacile, não se distraia
É comum ficarmos tão maravilhados com algum lugar, que nos perdemos admirando isso. Quem não ficaria babando ao olhar pela primeira a Torre Eiffel em Paris ou a Sagrada Família em Barcelona? É normal, você não é o único. Mas são nesses momentos que os famosos pickpockets fazem a festa. Mais conhecidos como trombadinhas. Não fique tão distraído, e se o fizer, agarre o zíper da sua bolsa para que ninguém mexa nela (hahahaha).
– Esteja aberto para novas culturas e experiências
Viajar é basicamente isso. Conhecer e viver novas culturas. É demais pensar em comer algum prato especial do país que estiver e entender toda a história por trás disso. É lindo sentar em um café e apenas sentir a brisa da cidade, como qualquer local faria. Mas também é preciso entender (principalmente respeitar) os costumes de cada país, para que nossa mente esteja aberta.
Quer coisa melhor do que aproveitar ao máximo nossas experiências durante uma viagem? Estar em lugares pelo mundo ou por aqui no Brasil mesmo, é sempre uma experiência única e devemos abraçar essa oportunidade. Sempre bom para crescermos e evoluir como pessoas e culturalmente. É sempre maravilhoso. Sozinho ou acompanhado, com amigos, de casal ou somente com sua família. Sempre maravilhoso cair na estrada e melhor ainda, fazer isso tendo plena consciência de que tudo vai dar certo. Gostou do texto? Compartilha com seus amigos. =)