Europa

Denegro Chocolates, em Lisboa

Denegro Chocolates, em Lisboa

 

Vou começar a falar de Lisboa de forma doce. Beeeeem doce e bem gostosa. Quer coisa melhor do que comer um bom chocolate? Principalmente quando estamos com nossos pezinhos na estrada? Foi o que aconteceu comigo. Fui conhecer lá em Lisboa, uma oficina de chocolates chamada Denegro. Quero compartilhar com vocês porque foi (e ainda tem sido, pois ainda tenho chocolates deles aqui) um dos melhores lugares que já comi chocolate na minha vida. E olha que eu sou chocólatra! Lisboa foi uma passagem muito mais doce por conta desses chocolates da Denegro. <3

 

Nem sei muito bem por onde começar a contar como foi conhecer a Denegro, mas vou tentar começar pela história. A chocolateria existe há 10 anos e desde sua criação, tiveram mudanças na equipe e também na parte de comando. Fui recepcionada pelo Mário e por sua adorável esposa Isabel, que cuidam da Denegro hoje. Junto com eles, estão mais dois chefs que criam sabores e fazem diariamente os bombons da loja.

O processo de produção é realmente todo artesanal. Não sei vocês, mas eu sempre acho que produtos artesanais são os melhores. Até hoje, nunca provei nada que fosse menos que “excelente”. Com os chocolates da Denegro não poderia ser diferente. O cuidado que eles têm em cada detalhe da produção, faz a diferença. E muito! Alguns bombons, demoram até 3 dias para serem finalizados. Por conta de todos esses detalhes.

A cozinha é pequena, porém é do jeito que toda cozinha de chocolate deveria ser. Então realmente pode se esperar uma produção limitada. O que é bom, pois deixa tudo ainda mais exclusivo. Por isso apenas 3 pessoas no máximo trabalham por lá. No balcão, estão expostos bombons de todos os sabores do catálogo para a gente babar e já ir escolhendo quais quer levar. Já já conto todos os sabores para vocês! São bombons, trufas, tabletes de chocolate meio amargo e geleias. Tudo isso para adoçar ainda mais a nossa viagem.

Eu posso dizer que provei quase todos os sabores (aí, meu índice glicêmico). Difícil saber qual eu gostei mais. Bom, todos vocês sabem que eu adoro as coisas diferentes, sabores diferentes e quando estou viajando, tento sempre provar os sabores de cada país. Portugal para mim, tem gosto de bacalhau (óbvio), azeitonas temperadas, azeite fresco, muito vinho branco e chocolates! A parte dos chocolates vem daqui dessa loja que estou contando a vocês.

Os sabores! Vamos ao que interessa. Os sabores dos bombons são diferentes. Claro que eles têm os clássicos, mas esses a gente come em casa. Lá em Lisboa, você deve comer algum sabor que não encontraria fácil em outros lugares. Como um de Cardamomo, talvez? Ou talvez um bombom de azeite? Ou que tal uma trufa de vinho do Porto? Impressionou, né?! Dá uma olhada nessa lista de sabores!

Das trufas, eles trabalham com 3 sabores. Vinho do Porto, Canela e Alfazema. Minha favorita? Com toda certeza a de alfazema! É deliciosa demais. E as trufas são tão macias e tão suculentas que elas derretem calmamente na nossa boca. Uma dica! Traga para casa uma caixa com 4 de cada sabor. Pelas trufas sim, mas também pela bela caixinha de abrir e fechar que eles colocam essas belezinhas.

Já nos sabores dos bombons, vou falar todos e depois eu tento (veja bem, tentar mesmo) dizer quais foram os que eu mais gostei. Na parte de chás tem de Earl Grey, Jasmin, Hortelã Pimenta, Verde e Rosa com Framboesa. Aí tem de Alfazema, Gengibre com Canela, Cardamomo, Cointreau com Limão, Fumado, Azeite, Cabernet Sauvignon, Espinheiro do Mar (que é uma frutinha laranja que existe por lá), Roquefort, Manjericão com Lima, Wasabi, Alcagoita, Castanha, Praliné de Avelã, Gianduja, Café, Framboesa com Champagne (na versão de chocolate preto e branco também), Pistache, Manga, Bergamota, Maracujá, Banana, Coco, Mirtilo, Flor de Sal e de Petazetas (esse recheio é aquele açúcar que estoura na nossa boca quando comemos, sabe?! Bem sabor de infância).

Eles sempre estão criando sabores novos, por exemplo o de Caramelo não está no catálogo, mas tem lá para vender. Eu provei e é maravilhoso. Querem saber quais foram os meus favoritos? Com certeza o que eu mais gostei foi o de Manjericão com Lima. Sem dúvidas. É fresco, delicioso, leve (como tudo que eles produzem) e inusitado. Adorei e foi sim o sabor que eu mais gostei. Depois ficaria com o de Cabernet e também com o de Azeite. Mas todos, sem exceção, são maravilhosos.

Bom, acho que já falei demais. Vou ali comer mais alguns bombons que trouxe na mala (hahahaha brincadeira, estou comendo aos poucos para não acabar logo). Para você que ama chocolates e tem uma viagem para Portugal, mais especificamente para Lisboa, anote o endereço abaixo e vá degustar os chocolates da Denegro. Vai valer muuuito, mas muuuuito a pena. Confie em mim!

Denegro Chocolates

Rua de S. Bento, 333. Lisboa. Portugal.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*